TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FERNANADA PEREIRA LOPES DA SILVA

RAILDA DE OLIVEIRA TRINDADE

ROSINEIDE ALVES DA SILVA

SUNAMITA GONÇALVES DASILVA

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO

CABACEIRAS DO PARAGUAÇU-BA

2014

FERNANADA PEREIRA LOPES DA SILVA

RAILDA DE OLIVEIRA TRINDADE

ROSINEIDE ALVES DA SILVA

SUNAMITA GONÇALVES DASILVA

RELATORIO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO

Trabalho Acadêmico apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina Práticas Pedagógicas I, ministrada pela professora Cleide Regina Santos dos Santos, no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia de Boa Esperança.

CABACEIRAS DO PARAGUAÇU-BA

2014

SUMÁRIO

1.

2.

2.1.

2.1.2.

3.

3.1.

3.2.

4.

4.1.

5.

6.

7.

8.

INTRODUÇÃO.............................................................................................

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA.........................................................

CARACTERIZAÇÃO DA SALA E DOS ALUNOS......................................

ESTRUTURA FÍSICA DA SALA..................................................................

FORMAÇÃO DO DOCENTE........................................................................

ANÁLISE DA PRÁTICA DO DOCENTE......................................................

CONTEÚDOS/TEMAS TRABALHADOS....................................................

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO NA SECRETARIA RELACÃO.....

RESPONSABILIDADE E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PED.

DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO GRUPO ....................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................

REFERÊNCIAS............................................................................................

ANEXOS.......................................................................................................

4

5

6

6

6

7

7

8

8

8

9

1. INTRODUÇÃO

          Este relatório pretende elucidar a importância que o formando em pedagogia concebe ao realizar o trabalho de observação in loco, onde poderá notar as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar quando o educador precisa preocupar-se em desenvolver um trabalho produtivo, o que fará através dos obstáculos encontrados nesta prática. O objetivo deste estágio é inserir o formando no ambiente educacional referente á sua pratica com a finalidade de adquirir os conhecimentos que lhes são proporcionados na teoria durante seus estudos em sala, assim contribuindo grandemente para a vida acadêmica e profissional de cada estagiário, assim, foi possível perceber como o professor deve agir diante de situações na sua prática para concretizar o papel que lhe é cabível, o de orientador mediador no processo da aprendizagem preparando o aluno para viver em sociedade sendo capaz de sobressair-se mediante conflitos nela encontrados.  

         Deste modo entende-se exigência pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, artigo 82, que diz: “Os Sistemas de Ensino estabelecerão as normas para realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior de sua jurisdição”. E em consonância com as orientações da legislação, (sobre estágios), exercemos o ato de consolidação do que se prega no referido artigo, da maneira que se descreve a seguir.
        No primeiro momento ocorreu a formalização entre as instituições FAFIBE e o Colégio Teresa de Lisieux, quando foi entregue o oficio de aceitação para a realização do processo de estágio.

         No momento seguinte o grupo direcionou-se à sala do terceiro ano para observação da prática de regência, para inteirar-se de informações sobre a caracterização do espaço de atuação do pedagogo conhecendo os níveis e modalidades de ensino, o espaço físico, os horários, a acessibilidade da instituição e a participação, organização e relacionamento interpessoal do pedagogo com a comunidade escolar.

         No terceiro momento, em parceria com a coordenadora pedagógica foi feita a leitura e análise dos documentos da escola: o PPP, o Regimento Escolar e o Regulamento Interno.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA

         A Instituição em que foi realizado o estágio de observação, o Colégio Teresa de Lisieux, fundado em onze de fevereiro de 2008, funciona em sede própria na Rua Loucura Divina s/n na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu- Bahia, construído em alvenaria, totalmente murado, com nove salas de aula, uma sala de secretaria, uma cantina, uma sala para direção, uma sala de professores, uma sala de informática, cantina, pátio, parque infantil, banheiros e uma boa área aberta que possibilita a prática de esporte, realização de eventos e recreação para as crianças.

         Atende alunos com faixa etária entre dois e quatorze anos, pois leciona desde o maternal ao nono ano, é uma clientela proveniente da zona rural e urbana deste município. O colégio Teresa de Lisieux oferece o Ensino infantil, Ensino Fundamental séries iniciais e finais distribuídos em dois turnos (matutino e vespertino), que são ministrados em nove salas de aulas, conta ainda com a disposição de equipamentos para auxílio pedagógico, a saber, data show, rádio escolar, caixas de som, computadores, aparelho de DVD, microfone, impressora, além de recursos humanos (professores e demais funcionários) que trabalham em equipe para que a boa aprendizagem possa acontecer.  Apresentando seu quadro de pessoal ao todo vinte e quatro funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com