TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DO ESTÁGIO

Por:   •  5/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PRICILA TARGA FORTUNA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO 

Reformulação devido à Pandemia COVID-19

[pic 5]

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

JUNHO DE 2020


PRICILA TARGA FORTUNA[pic 6]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO 

Reformulação devido à Pandemia COVID-19

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná para a disciplina de Estágio Supervisionado. 8º período.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

JUNHO DE 2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        6

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        .......................................................................................................................9

4        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        10

5        PLANOS DE AULA        11

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

7        REFERÊNCIAS        14


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de substituir o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e organizar as ideias propostas no Projeto Político Pedagógico de uma escola além de averiguar quais são os papéis propostos ao professor Pedagogo para o cotidiano em sala de aula.

Desta forma, a proposta é a de realização de algumas etapas de leituras e análise, bem como de construção de planos de aula como forma de compreender os mecanismos que se dão na organização escolar no Ensino Fundamental.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem” de Thiesen (2008) vem tratar a interdisciplinaridade em dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico, que abarcam conceitos diversos e muitas vezes complementares. O que é necessidade destacar é que a interdisciplinaridade na socialização do conhecimento no campo educativo vem sendo debatida por vários autores, principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e principalmente as epistemologias pedagógicas.

A interdisciplinaridade surge na segunda metade do século passado, quando se percebeu que os campos das ciências humanas e da educação deveriam superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, ou seja, não deveriam ficar pausados em áreas duras, e assim, sofreram tendência positivista em cujas raízes estão o empirismo, o naturalismo e o mecanicismo científico do início da modernidade.

Desta forma, a interdisciplinaridade é uma reação à abordagem disciplinar normalizadora (seja no ensino ou na pesquisa) dos diversos objetos de estudo, ou seja, a interdisciplinaridade amplia os laços entre os componentes curriculares, deixando pontos de contato entre eles. Ela está sempre situada onde se pensa a possibilidade de superar a fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos por elas e onde simultaneamente se exprime a resistência sobre um saber fragmentado.

Japiassu (apud THIESEN, 2008), afirma que a interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no projeto de pesquisa, exige-se que as disciplinas se interpenetrem, se fecundem e se reproduzam.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

Segundo a análise do material disponível é possível compreender que o PPP da escola é um documento norteador, instrumento que ajuíza a proposta educacional de toda a instituição de ensino. É um documento também conhecido como projeto pedagógico, e deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Apesar de ser conhecido pelo corpo administrativo da escola, há detalhes de como o documento deve ser elaborado e normalmente ele contém detalhes como: se e ele foi criado

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

A Base Nacional Comum Curricular apresenta 10 competências gerais que definem a base educacional, servindo como documento norteador dos caminhos pedagógicos. Segundo o MEC, as competências gerais são razões pelas quais o conhecimento pode ser motivado, seguindo princípios éticos, estéticos  e  políticos,  objetivando formar  os cidadãos em suas múltiplas  dimensões.  Apresenta, sem síntese, as seguintes competências: Competências Cognitivas; Competências Cognitivas; Competências Comunicativas Linguagem; Competências Socio-emocionais Autoconhecimento e Auto-cuidado; Competências Gerais e Áreas de Conhecimento.

3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

As  atividades  avaliativas  do(a)  educando(a)  deverão  ser  adequadas  à faixa etária e ao período em que estiver matriculado(a).Objetivando uma avaliação contínua, considerará o desempenho da criança, a capacidade em solucionar  problemas  propostos,  diagnósticos  dos  avanços  e  dificuldades, características inerentes ao processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (167.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com