TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO ESTÁGIO

Por:   •  2/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado obrigatório nos abre espaço para que possamos aplicar o que aprendemos na teoria, proporcionando assim a realidade vivenciada pelo profissional da educação, onde pude participar ativamente de alguns trabalhos, conhecendo e atuando em alguns espaços da escola onde futuramente desempenharemos profissionalmente uma função na qual será necessário.

Dentro deste contexto as regências e observações foram realizadas no 3º 4º e 5º ano do ensino fundamental no período matutino.

Através das observações e regências foi possível perceber que as regras e a rotina são mantidas frequentemente em todos os ambientes.

O período foi de muita importância e rico em aprendizado, informações e vivencias num contato frequente com os alunos, onde é perceptível o comprometimento de todos os funcionários para que o cuidado e bem-estar de todos sejam alcançados.

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio obrigatório no 3º 4º e 5º ano do ensino fundamental ocorreu na escola Emef. Prof.ª Eliana Minchin Vaughan, situada a Rua Luiz Matias da Silva nº 35 – CEP: 13179-050 no Jardim Nova Terra na cidade de Sumaré – SP, a escola funciona nos períodos matutino e vespertino.

A faixa etária dos alunos é de 4 a 10 anos de idade pois os anos que existem na instituição é do jardim I e II ao 5º ano do ensino fundamental.

A equipe administrativa e pedagógica possui, diretora, assistente de direção, coordenadora, orientadora, professores, inspetores de alunos, auxiliares de limpeza, cozinheiras e secretárias.

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola possui, um espaço amplo com lavanderia, área verde, pátio coberto, almoxarifado, despensa, refeitório, sala de secretaria, biblioteca, cozinha, banheiro dentro do prédio e banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Todas as salas são decoradas com lousa, alfabeto, recurso didático pedagógico como livros, as cadeiras e mesas em perfeitas condições e adequadas ao tamanho dos alunos e pela relação entre alunos e funcionários percebi que o que realmente importa sempre é o respeito.

Assim os desenvolvimentos de ambas as partes ficam mais fáceis, onde também é muito importante e necessário conhecer cada aluno e suas maiores necessidades, para assim os professores conseguirem construir projetos que atenda as verdadeiras necessidades de cada aluno, pois os professores são os mediadores de conhecimento, onde sempre criam desafios para que os alunos sejam capazes de construir seus próprios conhecimentos.

3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Instituição: Emef. Profª ELIANA MINCHIN VAUGHAN

Data: 26/09/2018

Local: Sala de aula

Horário de início/término da aula: 7:00 ás 11:00

Professor regente: Edilaine

Nível/ano: 3º ano B

Estagiário: Sabrina de Oliveira Teixeira

1º dia de observação: O primeiro contato com a turma do 3º ano e com a professora foi muito importante, pois fui apresentada a turma e a professora , e assim me senti mais confiante em iniciar minha observação , logo em seguida a professora começou a falar sobre a feira de ciências que iria ser realizada , falou também sobre nossos sentidos como olfato , tato e explicando como seria feito o tapete sensorial , explicou também como devemos colocar vidros , palitos de churrasco para não nos machucar e também não machucar os catadores de lixos, após o final da conversa, começou a passar o alfabeto maiúsculo e minúsculo com letra cursiva , para que todos copiassem.

Logo em seguida foi o intervalo onde os alunos correm bastante, gritam e se divertem muito, são alunos bem agitados.

Depois iniciou a aula de projetos, produção de textos e leitura onde a professora até passou um poema, mas nenhum dos alunos parou para copiar ficaram todos bagunçando na sala de aula.

Logo depois iniciou a aula de artes, a professora mostrou personagens que ela tinha feito e que era para cada aluno inventar e colorir o seu personagem.

Percebi que é bem difícil trabalhar e concentrar os alunos nas atividades.

Instituição: Emef. Profª ELIANA MINCHIN VAUGHAN

Data: 27/09/2018

Local: Sala de aula

Horário de início/término da aula: 7:00 ás 11:00

Professor regente: Terezinha

Nível/ano: 4º ano A

Estagiário: Sabrina de Oliveira Teixeira

2º dia de observação: Assim que cheguei na sala de aula me apresentei ao professor (de artes) que estava apresentando um vulcão para os alunos, ele parou a apresentação e aceitou que eu entrasse para observar toda a aula, percebi que estavam utilizando vinagre, detergente, suco de morango e bicarbonato de sódio para o vulcão entrar em erupção, as crianças estavam super. Encantadas com a aula, o professor ia chamando 3 alunos por vez para cada um ir colocando um ingrediente, terminando a aula iniciou o intervalo onde todos os alunos saem correndo, alguns saem devagar e ficam tranquilos, mas a maioria fica correndo e gritando o intervalo inteiro.

Voltando para a sala a professora regente iniciou falando também sobre a feira de ciências e mostrando algumas coisas que eles tinham feito como formar fungos no tomate, pão, e laranja dentro de um pote de vidro com algodão para estar apresentando na feira de ciências junto com o vulcão que o professor estava demonstrando no início da aula.

Depois os alunos lembraram que não tinham feito a oração para iniciar a aula, e assim fizeram, em seguida a professora pegou o livro didático para fazer atividades sobre a cadeia alimentar, iniciaram copiando um texto enquanto a professora ia lendo o texto explicativo para os alunos.

Uma sala que senti ser bem calma e que respeitam muito a professora e todos os alunos da sala.

Instituição: Emef. Profª ELIANA MINCHIN VAUGHAN

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com