TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Estágio

Por:   •  31/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.886 Palavras (16 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 16

RELATÓRIO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL

PEDAGOGIA

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RAÍSSA ALDRIN VIDAL VIEIRA / 47526789

BELO HORIZONTE

2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL

PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia do Centro Universitário FAEL - UNIFAEL.

Orientador: Prof. (a). Carolina Mateus Ramos

RAÍSSA ALDRIN VIDAL VIEIRA / 47526789

BELO HORIZONTE

2023

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        6

2.2        INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA        8

2.3        OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA        10

2.4        DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA        11

2.5  DESCRIÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE E/OU REUNIÃO PEDAGÓGICA         12

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

  1. INTRODUÇÃO

A educação em nossos dias é considerada como uma das maiores influências para o desenvolvimento da cidadania, e em consequência deste progresso, é evidente o avanço do país em todos os sentidos. O Presente relatório tem como finalidade apresentar as informações que foram obtidas pela escola durante o estágio de observação e de regência do Curso de Pedagogia do Centro Universitário FAEL – UNIFAEL.

Nas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio de observação foi observada a prática docência da professora Marilza Honório Nascimento, como também a análise crítica da situação de ensino/aprendizagem na turma do 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, com a intenção de registrar tudo que o que foi visto no que tange as experiências vividas durante o estágio de observação e regência.  O estágio foi realizado no Instituto Arcanjo Gabriel em Belo Horizonte – Minas Gerais, no turno da manhã e tarde. Desse modo, a observação é um instrumento que nos permite realizar uma análise da metodologia, que nos interessa a partir das observações, que visa conhecer as normas e regras de funcionamentos que regem a aula, adequando ao contexto da qual serão postas em prática como: a dinâmica, a comunicação, a interação entre o aluno e professor para o desenvolvimento do ensino- aprendizagem.

O objetivo desse estágio foi de observar e acompanhar a vivência da professora do 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e em seguida colocar em prática a docência assistida, de acordo com planos de aulas feitos previamente, para serem executados em sala de aula em certo período de tempo. Ainda, pôde-se acompanhar toda a rotina da escola com reuniões de professores, além de atividades diárias da educação inclusiva.

O 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais compreende alunos com faixa etária de 10 a 12 anos.

Para que este trabalho fosse realizado, foram criados 5 (cinco) planos de aula voltados a Matemática, Ciências e Geografia, onde ao final de cada aula fossem realizadas atividades de fixação, em grupo, lúdicas, de modo que incentivasse os alunos. Cada aula contava com um conteúdo da respectiva turma, e eram bastante discutidos entre os alunos, principalmente com vivências do dia-a-dia. As atividades foram adaptadas de acordo com a particularidade de cada aluno, uma vez que em uma sala apresentam-se alunos autistas, com déficit de ação, hiperatividade e dificuldade de leitura. O texto deste relatório está subdivido da seguinte forma: Introdução, que como propriamente dito, fará uma breve apresentação sobre o trabalho; Desenvolvimento que apresentará a caracterização da instituição, a situação da inclusão na escola estagiada, a observação participante da turma, a descrição da docência e a descrição do conselho de classe e/ou reunião; as considerações finais; referências; e por fim os anexos de fichas.

  1. DESENVOLVIMENTO

Neste item do relatório serão apresentados os relatos de todas as etapas cumpridas no Estágio Supervisionado, desde as observações até as ações realizadas com o referencial teórico baseado em 1 dos 5 (cinco) planos de aulas escritos para seu desenvolvimento em sala de aula.

O estágio teve início no dia 13 de Março de 2023, onde houve uma apresentação da escola por parte da Diretora Niege Celso Vidal de Oliveira e foi exposta toda a estrutura da escola como salas de aula, biblioteca, banheiros, cozinha, refeitório, pátio, área de recreação, sala de recursos audiovisuais, sala de informática, sala de professores, secretaria, coordenação e direção.

Já no dia 15 Março foi discutido e estudado todo o PPP (Projeto Político Pedagógico do IAG, suas características e perfis de funcionários e alunos, pois como já dito, a escola em questão é regular e inclusiva, com proposta de ensino individualizado, ou seja, foi discutido sobre as características desta, totalizando 6 horas. Por fim, sucedeu-se a apresentação da professora do 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Marilza Honório Nascimento, à estagiária Raíssa Aldrin Vidal Vieira. Esta atividade foi desenvolvida em um período do dia 17, 20 e 21 de Março, com um total de 15 horas. Foram feitas observações diretamente dentro de sala de aula, sendo anotados comportamentos de certos alunos que deveriam ter uma maior atenção devido às dificuldades de aprendizagem, de leitura, de escrita, além daqueles com inquietação e hiperatividade. Foi notado o modo em que era repassado os conteúdos aos alunos, de uma forma que conseguisse prender a atenção destes por um tempo razoável, além da relação deles com o docente em relação a afetividade, respeito e atenção. Também foi observado os gostos de alguns alunos, facilidades e dificuldades, e pontos que precisam ser trabalhados de uma outra forma para que se tivesse respostas mais efetivas, como exemplificação em vídeos, que poderiam tornar as aulas menos monótonas, além de mudarem o espaço para a sala de recursos audiovisuais por um momento da aula, trazendo uma maior curiosidade e interesse por parte dos discentes. Ainda no dia 22 de Março ocorreu um retorno à instituição para que fosse passado ainda algumas características do IAG, além de retirada de dúvidas, tanto pela diretora Niege, quanto pelo professora Marilza em relação aos alunos, pais, funcionários, métodos didáticos, formas de avaliação, reuniões, projetos, etc. E dando continuidade ao estágio, foi iniciado no dia 17 de Março o auxílio a docência até o dia 21 de Março para a obtenção de informações e troca de experiências com o professor, de forma que norteasse a estagiária no desenvolvimento dos planos de aulas que seriam construídos e aplicados. Foram dias bastante desafiadores, uma vez que a escola apresenta alunos com alteração de humor e comportamental, o que faz com que também seja um meio de aprender como lidar com cada aluno, já que alguns não podem ser contrariados ou devem ser chamados a atenção com cuidado especial. Ainda, neste tempo foram realizadas conversas com os coordenadores e professor diante dos temas que poderiam ser explorados na aplicação da docência supervisionada, chegando a um consenso de direcionar a aula para uma docência aplicada a Matemática, de forma lúdica e concreta, para uma boa assimilação dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (278 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com