TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  9/5/2017  •  Artigo  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES OPET

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

CURITIBA

2017


MARINES DOS SANTOS SILVEIRA

Campus Rebolças

4ºPeriodo – Turma 152A

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.

Profª. Coordenadora: Michelle Souza Julio Knaut

Profª. Orientadora: Giselle Vida

Profª. Orientadora: Janice Mendes da Silva

CURITIBA

2017

  1. INTRODUÇÃO

O estágio obrigatório é um componente que faz parte do projeto pedagógico. Entende-se o como parte do processo de ensino e aprendizagem do curso de Pedagogia, e aplicar a teoria à prática efetiva o aprendizado. O estágio obrigatório tem como objetivo oportunizar ao acadêmico um contato mais direto com a realidade profissional, visando à concretização de pressupostos teóricos, associados a determinadas práticas específicas, aplicando os conhecimentos obtidos no curso. 


  1. TEMA

Estágio de Anos Iniciais do Ensino Fundamental I e o processo de ensino/aprendizagem

  1. JUSTIFICATIVA

O Estágio Supervisionado nos anos iniciais compete ao acadêmico fazer a busca de campo de estágio entrando em contato com a escola, do aceite da mesma, da definição da turma, e principalmente da concordância da professora titular. Poder desenvolver seus planejamentos com autonomia, definindo caminhos em relação à metodologia e a forma de trabalhar com os alunos, até mesmo quando se trata de relações pessoais. Quando iniciamos o estágio é muito importante o auxílio do acompanhamento da professora da turma, a presença da professora titular passa segurança para o estagiário. Com o intuito de desenvolver um trabalho de qualidade o acadêmico realiza as observações, elabora a fundamentação teórico-metodológica, opta por uma metodologia integrada; realiza o projeto de estágio, o cronograma e o planejamento das aulas. Todas essas etapas devem ser sempre discutidas com a professora da disciplina de Estágio e ainda serem apresentados à professora titular para o seu acompanhamento. Para Gomes,

Ao observar a prática de um educador, invariavelmente diferente de um lugar para outro, por exemplo, o estagiário precisa ter condições de apreender a (s) teoria (s) que a sustenta (m) e poder realizar uma leitura pedagógica para além do senso comum, tendo como base teorias e fundamentos estudados e confrontados com as situações da prática profissional para a produção de alternativas e de novos conhecimentos. Estamos referindo-nos às práxis, à capacidade de articular dialeticamente o saber teórico e o saber prático. (GOMES, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com