TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  16/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Nova Granada - SP

2018

 Miriane Rosa Lopes

1113637-1

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL do curso de PEDAGOGIA da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professora-tutora on-line: Marisa Auxiliadora Mayrink Santos Ferreira

Nova Granada - SP

2018

Sumário

  • Introdução
  • Desenvolvimento

A escola e sua história ----------------------------------------------------------------------7

Os fundamentos e a prática do Projeto Político Pedagógico----------------------- 8

Identificação do espaço de atuação e aplicabilidade do trabalho do gestor -- 9

Os espaços das salas de aula -------------------------------------------------------------10

Planejando e exercendo a docência ----------------------------------------------------11

A avaliação da docência na escola de Ensino Fundamental – Anos iniciais---12

  • Considerações finais---------------------------------------------------------------------- 13
  • Referências -----------------------------------------------------------------------------------14
  • Anexos---------------------------------------------------------------------------------15

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foi realizado na E.M.E.B> “Prof.ª Izaltina Vicente Alves”, com a modalidade de ensino Fundamental Ciclo I, conforme solicitado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade de Uberaba.

Conheci toda a história da escola de perto, acompanhei o desempenho de todos da escola, os esforços, as lutas diárias, o entusiasmo de todos, participei das aulas e das brincadeiras junto das crianças, coloquei em prática várias coisas que aprendi, isso só contribuiu para enriquecer meu aprendizado.

DESENVOLVIMENTO

A escola E sua história

A Escola Municipal de Ensino Básico “Prof.ª Izaltina Vicente Alves”, foi fundada em 30 de maio de 2012, tendo como prefeito Fernando Luís Semedo, está localizada na rua Nove de Julho, nº583 - Bairro: Centro, Município de Palestina, SP.

Tem como modalidade o Ensino Fundamental – Ciclo I (1º ao 5º ano), com dois turnos matutino e vespertino, atendendo mais de 600 crianças ao todo, tendo como diretora a prof.ª Marisa Santos da Silva Borges e como vice-diretor Itamar Santos.

A escola conta com mais de 50 profissionais, dentre eles estão, gestores, professores, coordenadora, secretárias, auxiliares, inspetores, cozinheiras e faxineiras.

Foi criada para tender a demanda de alunos que era muito grande, e a escola anterior não estava mais com espaço. O nome da escola da escola foi homenagem a uma professora que deu aula por muitos anos em nosso município, ela era muito querida por todos os alunos e pela comunidade.

Existem vários projetos para os alunos e a comunidade como, Projeto Minha Escola Lê, Projeto Reforço Escolar, Projeto Todos Contra o Aedes Aegypti, Projeto Música na Escola, Projeto Sala de Leitura, Projeto da Água, Projeto Ambiente Sustentável.

Tem o culto cívico que é realizado mensalmente, onde são apresentadas as comemorações do mês pelos alunos por meio de recitais, teatros e afins, tudo sobre a supervisão de seus professores, a escola recebe pais de alunos e a comunidade para prestigiar o culto.

A escola recebe todo suporte da prefeitura, como reformas, pinturas, uniformes, todos os dias é servido a comida e merenda na hora dos intervalos. A cantina gera renda para pagar algumas despesas da escola.

 Os fundamentos e a Prática do Projeto Político Pedagógico  

O currículo desta unidade escolar está fundamentado na L.D.B. nº9394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e na Proposta Pedagógica, constituído das disciplinas na base nacional comum – Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física e Arte e uma parte diversificada – Língua Estrangeira Moderna (Inglês), com carga horária semanal de 05 aulas com duração de 50 minutos distribuídos em 200 dia letivos, totalizando uma carga horária anual de 1.000 aulas no Ensino Fundamental Ciclo I.

A Secretária Municipal de Educação possui uma parceria com a Editora Brasil Cultural e adotou o Sistema Apostilado Gênese, que tem em seu currículo princípios filosóficos na construção da cultura. Cultura e conhecimento devem estar conectados ao currículo, à vida e promoverem aprendizagem curriculares relevantes para os alunos.

O Projeto Político Pedagógico é formado pelos pais, pela APM, pelos alunos, professores, funcionários da escola, é um trabalho coletivo.

A cidadania cultural é a referência para ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo do tempo. Então o fato de uma informação ou um conhecimento emergir de um ou mais contextos distintos na grande rede de informação.

A atuação do professor, os conteúdos, as metodologias disciplinares e a aprendizagem requerida dos alunos são indissociáveis que compõem um sistema, que se completam para formar um todo.

O currículo se compromete em formar crianças e jovens para que se tornem adultos responsáveis e atuar na sociedade.

Os alunos tem além das avaliações bimestrais, a Provinha Brasil, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e projetos especiais da escola.

Identificação do espaço de atuação e aplicabilidade do trabalho do gestor

Participei de reuniões de pais, onde percebi que eles se dão muito bem com a professora, todos expõe seus pontos de vista, dando o melhor de si, participei do culto cívico, onde teve várias apresentações das crianças, das aulas na biblioteca, lugar onde as crianças amam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (358.9 Kb)   docx (271.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com