TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.426 Palavras (22 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia – 6º SEMESTRE

ANA HELENA PEREIRA DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATORIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 4]

Itaituba-PA

2019

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

 ANA HELENA PEREIRA DA SILVA[pic 9]

        

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATORIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio CurricuIar obrigatório II – Anos Inicias  do Ensino Fundamental – 6º semestre.

Orientador (a) Prof. Heloene Borges

                                                                        Tutor eletronico: Cinthia Gomçalves Maziero

                                                                        Tutor de sala: Prof. Heloene Borges

                                                                             

Itaituba-PA

2019

[pic 10]

SUMÁRIO[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


INTRODUÇÃO

O presente relatório está relacionado ao Estágio Supervisionado II anos iniciais do Ensino Fundamental e tem como objetivo observar e analisar, parte das experiências no período de Estágio Curricular Obrigatório do 6º Semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR. O trabalho irá apresentar a realidade de toda teoria aprendida durante o curso , orientado pela docente Heloene Borges,direcionado  nas séries 1º e 5º ano do ensino fundamental, na escola Padre José de Anchieta.

Observa-se, que é durante o estágio que a maioria dos futuros professores tem o primeiro contato com os trabalhos realizados pelos  profissionais da educação  e esse momento faz com que o academico tenha a oportunidade de colocar em prática durante as regências todas as teorias aprendidas durante o curso. Além disso, é nas fases de observação e regencia que é possivel ver a realidade  dos desafios a serem superados pelos futuros educadores.

Neste relatório será exposto todo o período do Estágio Supervisionado feito no dia: 28/03/2019 ao dia 17/04/219 na Escola Municipal Padre José de Anchieta que fica localizada na cidade de Itaituba-PA, e contém a caracterização da escola, e também é apresentado um desenvolvimento com os relatos das atividades desenvolvidas no periodo de estágio, com as observações, regências, planos de aulas e conclusão quanto á experiencia vivida.

O papel em questão vislumbra motivar enriquecendo os conhecimentos dos acadêmicos, o que contribuirá para a formação de novos pedagogos que possuirão um diferencial competitivo.

                   

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Estágio curricular obrigatório II – anos iniciais do ensino fundamental, referente ao 6º semestre do curso de Pedagogia da Unopar, foi realizado individualmente com atividades sequenciadas, com carga horária de 100 horas, as quais foram cumpridas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta no período matutino na cidade de itaituba estado do Pará.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal Padre José de Anchieta está situada na região sudeste da Cidade de Itaituba no  endereço  Rua Manoel Alexandre, nº  852, Jardim estado do Pará.

Esta instituição escolar é integrante do Sistema Municipal de Ensino, criada e denominada pela Lei nº 1380 de 29/05/1986. Ministra aulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental primeira fase, sendo que do 1º ano 3º ano formam o ciclo de alfabetização e 4º e 5º ano ciclo complementar organizado em regime anual, em consonância com a legislação pertinente. Com a capacidade de atender 330 alunos, distribuídos em 06 salas do turno matutino e 06 salas do turno vespertino. O fundador foi Moacir , foi construída pela Loja Maçonica Lealdade Justiça, em julho de 1972.

A escola possui as seguintes dependências: 7 salas de aula; 1 Biblioteca ou sala de leitura; 1 sala de professores; 1 laboratório de Informática; 1 secretaria; 1 sala de direção, 1 sala de coordenação; 1 área de lazer; 1 pátio coberto; 1 pátio descoberto; 1 cantina pequena; 3 banheiros, 1 depósito de merenda; 1 almoxarifado e 1 sala de atendimento AEE.

As crianças brincam também em uma parte do terreno que não é concretada, e nesse terreno possui 4 árvores grandes.

Conta com o laboratório de informática nesta unidade cometendo 18 computadores, 16 em bom estado de conservação e que 02 necessitam de reparos técnicos, onde os alunos abrangem seus conhecimentos uma vez por semana ou de acordo com o planejamento do professor. A manutenção destas máquinas fica a cargo da Assessoria de Educação e Tecnologia, quando solicitado pela unidade escolar. Já a reposição de peças e de responsabilidade da unidade escolar.A clientela da Escola Municipal        compreende basicamente alunos do Bairro Santo Antonio, de bairros vizinhos, como: Bom Rémedio, Piracanã e outros.

Os alunos e suas famílias compõem um panorama basicamente de trabalhadores de baixa renda, com mais de um filho por família e relação financeira direta com programas sociais. A comunidade em torno da escola é composta por residências simples e pequenos comércios. Em relação à organização de horários da rotina da escola, a escola abre pela manhã as 7:30 horas, as 9:45 é servido o lanche .A escola abre a tarde as 14:00 horas, as 16:15 é servido o lanche e estes recreios são monitorados sempre por duas funcionárias da escola, professores, direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com