TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  17/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Barbacena, Minas Gerais[pic 3]

Junho de 2015

[pic 4][pic 5]

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ALESSANDRO ASSIS MANOEL

DARCYLENE ESTEVES JULIÃO

DESIRÉE STEFANY NÉSIO SILVA

JULIANA VALE ASSUNÇÃO PERUCCI

VALÉRIA DE PAULA PIRES

Barbacena, Minas Gerais

Junho de 2015[pic 6][pic 7][pic 8]

        Sumário        

1.0 INTRODUÇÃO        4

2.0 IDENTIFICAÇÃO        5

3.0 FUNDAMENTOS        5

4.0  HISTÓRICO E DIAGNÓSTICO LOCAL        6

5.0 PLANEJAMENTO        7

6.0 ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA        8

7.0 ORGAIZAÇÃO DOS GRUPOS ETÁRIOS        9

8.0 ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO        9

9.0 EQUIPE MULTIPROFISSIONAL        10

10.0 ACOMPANHAMENTO E REGISTRO        12

11.0 CONSIDERAÇÕES        13

12.0 REFERENCIAS        14

[pic 9]

1.0 INTRODUÇÃO

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira,participar de um estágio é a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades e “macetes” da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia.

À medida que o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a assimilar tudo aquilo que tem aprendido e até mesmo aquilo que ainda vai aprender teoricamente.

Sabemos que pedagogicamente o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência. Temos muito mais retenção quando aprendemos na prática do que quando aprendemos lendo ou ouvindo. O que fazemos diariamente e com frequência é absorvido com muito mais eficiência.

Este estágio de observação foi realizado por nós, em maio/junho de dois mil e quinze, cumprindo a carga horária de vinte horas na Escola Municipal “Lia Salgado”, na cidade de Barbacena. Serão relatadas as experiências, por nós vivenciadas, descrevendo a rotina, a estrutura do espaço escolar, os conteúdos ministrados de acordo com o PPP ( Projeto Político Pedagógico).

2.0 IDENTIFICAÇÃO

Nome: Escola Municipal “Lia Salgado”

Endereço: Rua Rodolfo de Abreu, 59 – Bairro: Padre Cunha

CEP: 36 202 326

Barbacena MG

Telefone: 32 3339 2143

Níveis de ensino: Educação Infantil: Pré-Escolar (1º e 2º períodos).

Número de turmas: 14 1º turno: 07 3º turno: 07

Horário de funcionamento: 1º turno: 7h às 11h26min 3º turno: 13h às 17h26min

Entidade mantenedora: Prefeitura Municipal de Barbacena

Código do Censor Escolar / INEP: 31015156

3.0 FUNDAMENTOS

A Educação Infantil, hoje, é um segmento importante no sistema educacional brasileiro, reconhecida como a primeira etapa da educação básica. Diante desta realidade, é necessário repensar o fazer da Educação Infantil, buscando neste contexto uma aprendizagem relevante, construída dos conhecimentos prévios da criança. Ou seja, educar uma criança de 04 a 05 anos, significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens, orientadas de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relações interpessoais; desenvolvendo atitude básica de aceitação, respeito e confiança.

Como primeira etapa da Educação Básica, tem prioridade os momentos livres e de brincadeiras, os quais estabelecem elos afetivos, indispensáveis na reestruturação da personalidade sadia e feliz. Daí a adesão aos princípios do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RECNEI e ao Referencial Curricular para a Educação Infantil – Estratégias e Orientações para a Educação de Crianças com Necessidades Especiais explicitados abaixo:

  1. O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc,;
  2. O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
  3. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas a expressão, a comunicação, a interação, ao pensamento, a ética e a estética.

O intuito do trabalho pedagógico da Escola Municipal “Lia Salgado” é subsidiar a ação dos professores visando o respeito às diferenças, independentemente de classe, raça ou gênero, incluindo aquelas crianças que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais e intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter temporário ou permanente e que, no processo de interação apresentam necessidades educacionais especiais.

A Proposta Política Pedagógica como todo projeto educativo fundamenta-se na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais a atualidade ou alterações que se fizerem necessárias.

4.0HISTÓRICO E DIAGNÓSTICO LOCAL

A Escola Municipal “Lia Salgado” foi criada pelo Decreto nº 5851 de 10 de agosto de 1960, publicado no MG em 11 de agosto de 1964, folha 1, col. 4. Instalada em 18 de setembro de 1964, no prédio nº51, rua Padre Corrêa, Barbacena – onde funcionou até metade do ano de 1968.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com