TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  19/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  4.768 Visualizações

Página 1 de 13

                

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

PEDAGOGIA

SUZIANE APARECIDA DA SILVA CRUZ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Manaus – Am

2020

SUZIANE APARECIDA DA SILVA CRUZ

RELATORIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Estágio em Educação Básica, do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, sob a orientação da Professor (a): 

Valeria Furlan Sedano

Manaus – Am

2020


        

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        METODOLOGIA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        2

3.        IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA ESCOLA        3

4.        OBSERVAÇÃO PRÁTICA        4

5.        ANÁLISE DOS MATERIAIS DE SUPORTE        8

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

6.1.        DESTAQUES POSITIVOS:        9

6.2.        DIFICULDADES / DESAFIOS:        9

7.        REFERÊNCIAS        10

  1.                        INTRODUÇÃO

Neste Relatório, há informações referentes ao estágio obrigatório supervisionado em Educação Básica, que teve por objetivo a observação e a prática, vivenciando o dia-a-dia do corpo docente, em sua área de atuação. Conhecer a rotina diária da sala de aula na prática, a estrutura da escola, metodologia de ensino é responsabilidades.

Participar das aulas presenciais é aulas remotas, tendo em vista que o mundo passa por uma Pandemia, a qual a comunidade escolar teve que se adequar a novos métodos de ensino.

O novo corona vírus (covid-19), fez com que a escola buscasse novas formas de ensino, através das tecnologias, a comunidade escolar pode dar continuidade em seus trabalhos seguindo todos os protocolos de medidas preventivas. Fazendo com que as famílias dos alunos também buscassem adaptações para que isso acontecesse. Havendo assim uma união entre a escola é a comunidade, traçando métodos para que possam dar continuidade ao ano letivo.

A escola está trabalhando com os números de funcionários reduzidos, da mesma forma os quantitativos de alunos. Nesse relatório, irei mostrar um pouco a forma que às escolas buscaram para dar continuidade ao ano letivo, é não viesse prejudicar o corpo discente, é docente, sendo que ambos estão pondo em risco sua saúde. A escola busca metodologias para auxiliar no ensino, seguindo o método hibrido é online, é assim, trabalhando junto com as famílias dos alunos que estão matriculados na instituição de ensino privado.

  1. METODOLOGIA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A atividade de Estágio consistiu em oferecer um projeto que atendesse as necessidades do aluno estagiário para sua futura prática, por meio de atividades como a observação das aulas presenciais é remota, atividades diversas sob a supervisão do professor regente da turma; participação nas atividades de classe; construção e/ ou acompanhamento de materiais de suporte e de avaliações; o auxílio na produção de aulas online, sob a supervisão da unidade escolar.

Estas atividades tiveram como suporte a compreensão do indivíduo como mediador no processo de desenvolvimento e aprendizagem do outro com o meio. A Partir das teorias construtivistas  de Jean Piaget, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção, tal metodologia desenvolvida pelo psicólogo e epistemólogo suíço, entende que o aprendizado deve acontecer por meio do professor mediador e dos alunos, que não são meros aprendizes, e sim, indivíduos com informações e conhecimentos que precisam ser levados em consideração no contexto escolar. O aluno sendo o centro é protagonista do processo de aprendizagem.

A resultado de tal ação mostra que, diferentes dos métodos tradicionais, o professor não é apenas um transmissor. É sim, um facilitador, Estimulando cada aluno, para que ele seja o protagonista do seu conhecimento. Responsável por estimular o aluno a buscar novos conhecimentos, novas formas de aprender e conhecer seu mundo ao redor. Sobre todo esse conceito, pode ser observar a forma a qual as professoras trabalham seguindo o método construtivismo. Fazendo com que os alunos tenham interesses por cada assunto falado na aula, é buscando cada vez mais conhecimento. Pois há interesse da turma, em saber um pouco mais do assunto abordado em aula. A professora estimula para que ele possa levar para casa o conhecimento adquirido em sala, e que, continue assim sucessivamente, havendo interação com os coleguinhas, e discursão sobre o conteúdo.

  1. IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

CENTRO DE ENSINO NIVEA ROQUE, ESTÁ LOCALIZADO NA RUA ARRUDA,114 JORGE TEIXEIRA ETAPA IV – MANAUS – AM.

 CNPJ :12.470.147/001-24

RESPONSÁVEL LEGAL: CLAUDEMILSON DE SOUZA

CONTATO: (92) 98408-9437

COORDENADORA PEDAGÓGICA: LIGIA MARIA COSTA VALE

NÚMERO DE FÚNCIONARIOS: 38

NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS: 630

SEGUIMENTO: MATERNAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EMAIL: cenir.nivearoque@gmail.com

O Centro de Ensino Nívea Roque, está localizado na Rua Arruda, 114, Bairro Jorge Teixeira etapa 4, na Cidade de Manaus, estado do Amazonas. É uma escola da rede particular de ensino, situada na zona leste de Manaus. A escola, localizada em local de grande movimento comercial, com uma infraestrutura ampla a qual auxilia seus alunos com e sem deficiência física. Contendo em sua infraestrutura água filtrada, coleta de lixo periódica, serviço de banda larga / acesso à internet (para alunos e funcionários), poço artesiano, energia da rede pública. Sua instalação de ensino contendo, 18 salas de aulas, laboratório de informática, sala de leitura, sala de secretaria, despensa, pátio amplo é coberto, piscina, sala da diretoria, área verde, cozinha, banheiros adequados a educação infantil, banheiros com chuveiros, biblioteca, almoxarifado, banheiros adaptados para alunos portadores de deficiência física, refeitório é auditório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com