TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  25/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.954 Palavras (20 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ALANA LIMA, 1823536, 2017/05

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TELÊMACO BORBA

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ALANA LIMA, 1823536, 2017/05

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado Docência na Educação Básica – Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER[a].

TELÊMACO BORBA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        5

3 AS ATIVIDADES REALIZADAS        5

3.1 INSTITUIÇÃO ESTAGIADA: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        5

3.1.1 Concepção de alfabetização e letramento (anos iniciais)        9

4 CONCIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

ANEXOS        18

1 INTRODUÇÃO[b]

        Entende-se que a disciplina de Estágio Curricular supervisionado visa fazer a mediação entre a teoria, desenvolvida na academia, e a prática (realidade) vivenciada nas escolas públicas.

        A realização do estágio é fundamental para que o acadêmico (futuro professor) possa ter a experiência da docência. Nessa fase do curso o estagiário aprenderá em sala de aula como se portar na frente dos alunos, qual a conduta a usar diante de alguns problemas. Além disso, colocará em prática tudo o que aprendeu ao longo do curso.

Na escola escolhida pelo estagiário, será observado o comportamento dos alunos, a dominação do professor titular com os estudantes, se a instituição possui algum aluno com necessidades especiais ou déficit de atenção, se a escola tem professores qualificados para atender esses alunos, e se a mesma possui estrutura adaptada para recebê-los.

O estágio proporcionará uma rica experiência antes da vida profissional do acadêmico, ajudando-o a entender melhor o que é ser um professor e como sua atitude em sala de aula ajudará a ser um profissional competente.

Depois da escola escolhida o acadêmico precisará conhecer o Projeto Político Pedagógico, conhecer o real objetivo do documento, observar e analisar se a aula ministrada pelo professor consta nos documentos orientadores, se está realmente sendo passado para os alunos.

O estagiário irá acompanhar os professores da etapa 1: Educação Infantil e da etapa 2: anos iniciais do Ensino Fundamental, estará em diferentes salas, com isso terá experiências diferenciadas. Poderá observar como os alunos se comportam e se a compreensão dos conteúdos é satisfatória. Estando em outras salas o campo observatório será mais intenso, podendo assim analisar melhor os alunos e seus diferentes aspectos.

Com o curso superior temos todas as teorias da docência, cada conteúdo, cada disciplina nos prepara fragmentadamente para a vida profissional. Entretanto, somente o estágio possibilitará a verdadeira realidade do que é ser um professor.

Com o estágio aprendemos a conhecer os alunos individualmente e também saber sua realidade de vida, estrutura familiar, seus sonhos, para que com base nessas informações possamos nos empenhar e realizar um trabalho bom e assim cumprir os deveres de um bom profissional.

2 OBJETIVOS

O estágio supervisionado tem como objetivo oportunizar ao aluno a análise da realidade dos campos de atuação, reconhecendo os métodos utilizados e aos recursos disponíveis para favorecer o processo profissional.

O estágio terá como finalidade a análise reflexiva do conteúdo escolar, por meio de observação, investigação, planejamento e docência (regência) de aulas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades desse momento do Estágio focalizarão os seguintes aspectos:

  1. Análise de princípios e critérios para organização de atividades de ensino adotada pelos professores.
  2. Análise dos processos de ensino e aprendizagem.
  3. Planejamento e Docência – Elaboração de plano de ação na Educação Infantil.
  4. Elaboração e aplicação de plano de aula no Ensino Fundamental.
  5. Elaboração, análise e discussão de relatório diagnósticos realizados no estágio.

        Nesse relatório serão abordados itens como identificação da escola, concepção pedagógica, concepção de educação, condições físicas das salas de aulas, conteúdos, interação entre alunos/professor, plano de aula, a caracterização do professor e das aulas assistidas e a conclusão que trará para este relatório uma finalização bem sucedida e completa de um estágio realizado.

3 AS ATIVIDADES REALIZADAS

3.1 INSTITUIÇÃO ESTAGIADA: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

        O Estágio Supervisionado etapa 1 e 2 foi realizado na Escola Municipal Rui Barbosa – Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, situado na Rua Estanislau Janasievicz, s/n°, no Distrito de Lageado Bonito, CEP: 84350-000, localizado na cidade de Ortigueira, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (42) 3269-1012.

De acordo com a LDB Lei n°: 9.394/96, em seu Art. 23: A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

Sendo assim, a escola poderá organizar-se de turmas multisseriadas de acordo com a demanda de matrículas, quando houver número reduzido de alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (323.9 Kb)   docx (180 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com