TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  27/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RELATÓRIO FINAL

Estágio III – Relatório sobre a observação realizada em sala de aula

  1. Nome do Aluno: Valquíria Melo de Almeida
  2. Dados da Escola em que realizou a observação:

Nome: Escola Estadual Doutor Max Machado

Endereço: Rua da Matriz

Bairro: Centro

Cidade: Tuparecê

Estado: Minas Gerais

Telefone: (33)3753-5017

Instituição Pública ( x ) Instituição Privada (  )

1º item:  As salas são amplas, claras e proporcionam conforto no decorrer das aulas. As carteiras são posicionadas em cinco fileiras, contendo 6 ou 7 cada uma. Há 19 alunos no 6º ano, 24 alunos no 7º ano, 27 alunos no 8º ano, 20 alunos no 9º ano e 17 alunos no 3º ano do ensino médio. Na minha regência eu tive ao meu dispor sala de informática, Data Show, televisão e aparelho de DVD. O professor orientador, Diogo Braga Amaral, utilizava livros fornecidos pelo Estado de Minas Gerais, sempre tirava um tempo em sua casa para se aperfeiçoar e fazia pesquisas na Internet para dar auxilio às suas aulas. Tinha também livre acesso aos materiais da biblioteca da escola, passando tudo para o quadro negro (lousa). Sendo assim, as suas aulas eram mais dinâmicas e práticas a que teóricas. Sempre se mantinha preocupado em trazer novidades para seus alunos.      Por ser um distrito pequeno, a maioria dos alunos já me conheciam, o que facilitou bastante o desenvolver das aulas. Eu trabalhei bastante com o método de teoria e questões, explicando o conteúdo de uma forma clara e descontraída e para fixar a matéria eu trouxe uma bateria de questões, que primeiro foram resolvidas pelos alunos e depois corrigidas por mim em sala de aula.

     Durante esse período de estágio eu pude compreender o verdadeiro papel de um professor onde eu tive que exercer o papel de professora, um pouco mãe e um pouco psicóloga lidando com alunos rebeldes que na verdade se tratava de carência onde um pouco de amor, carinho e atenção, facilitou o desenvolvimento das aulas.



2º item: Nesse estágio tive uma experiência muito rica. Apesar de atuar na profissão há anos, pude aprender melhor como ministrar uma aula e como fazer os alunos terem interesse pela matemática. Também presenciei a metodologia do professor, que muito atencioso me ajudou e me deu inúmeras dicas para melhorar meu trabalho. O mesmo sempre disposto a trazer novidades para seus alunos em busca de aulas práticas, os alunos colaboram trazendo o que lhes é pedido, tornando assim as aulas mais agradáveis, esse estágio com certeza ajudou muito na minha carreira.

3º item: Os desafios estão presentes no cotidiano dos professores, o aluno que se recusa a participar, por exemplo, foi um desafio que presenciei, mas nós, como mediadores devemos fazer esse aluno ter interesse em tudo que lhe é passado, incentiva-lo, mas acima de tudo não deixando isso afetar o desenvolvimento da classe.

Venho através deste, subscrever minhas experiências vivenciadas no estágio realizado nas salas de aula da Escola Estadual Doutor Max Machado, supervisionado pelo professor de matemática Diogo Braga Amaral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com