TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  16/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  9.229 Palavras (37 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 37

Patrícia keles de Paula Ribeiro Braz

[pic 1]

RELATÓRIO DA PRÁTICA DE ESTÁGIO

ESTÁGIO EM GESTÃO

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Cosme Luiz Chinazzo

TUTOR(A) VIRTUAL: Clarice Antunes do Nascimento

S D do Prata- MG

2022/1

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 03

 2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO E DA PROPOSTAS PEDAGÓGICA ................................................................................................. 04

3 CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO ................................................... 00

4 RELATO DA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DO ESTÁGIO EM GESTÃO COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ....................................................................... 00

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 00

REFERÊNCIAS ................................................................................................ 00

 

        

1 INTRODUÇÃO                [pic 2]

      O presente trabalho tem por objetivo geral realizar conquistas impasses e experimentação pelos professores e alunos para incluir alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares dos anos iniciais do ensino fundamental, da rede pública.

     Como objetivos específicos temos os seguintes: observar o dia a dia de crianças com TEA nas escolas ditas inclusivas, levantar e identificar quais os conhecimentos que os professores detêm sobre a inclusão desses alunos e analisar como vem se desenvolvendo a prática docente junto ao aluno com TEA.

      A escolha pelo tema se deve ao fato da conscientização do autismo e da luta contra o preconceito e a falta de informação sobre o mesmo. As reflexões levantaram as seguintes perguntas: Que possibilidades têm de favorecer a inclusão? Que saberes detêm sobre o TEA e sobre a Inclusão e como estes saberes podem ajudar na sua prática?

     A partir da hipótese de que o professor enfrenta muitas dificuldades para incluir um aluno com TEA na escola e que estas dificuldades em muito estão relacionadas com a formação inicial que não promove ao professor um conhecimento adequado sobre o tema. Do mesmo modo, suspeita que quando o professor, de fato, tem informação adequada sobre o assunto, consequentemente, encontra mais possibilidades de realizar a inclusão do aluno com TEA na escola, pois, utiliza meios adequados para promover sua socialização, aprendizagem e interação.

     A estrutura do relatório se dividi em: Caracterização da instituição de estágio e das propostas pedagógicas; Caracterização do público alvo; Relato da vivência da prática do estágio em gestão com fundamentação teórica; Considerações finais e Referências. 

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO E DA       PROPOSTA PEDAGÓGICA[pic 3]

        Dados da instituição Unidade Escolar Municipal Lucio Monteiro de Oliveira está situada Rua: Avenida São Domingos, 580, Bairro: Cerâmica, Cidade: São Domingos do Prata – Minas Gerais, CEP:35995-000.O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (31)3856-1324 e pelo email: efigenialopesvieira98@gmail.com. A escola dá início as aulas ás 07h00min da

manhã e finaliza as atividades às 17h15min da tarde. A escola oferta atendimento nos anos iniciais do ensino fundamental e tempo integral, nos períodos matutino e vespertino. A instituição atende um número total de 207 alunos, desse número, 2 são alunos em processo de inclusão.

        A escola é de grande porte, são 10 salas aos anos iniciais do ensino fundamental, as salas são amplas, possui boa iluminação e a boa ventilação. Possuem decoração bem-feita, sempre remetendo à imaginação infantil. Nas salas identificamos alguns murais de exposição, com trabalhos feitos pelos alunos, com datas de aniversário das crianças, com a chamada e outros com variáveis temas. Os móveis estão de acordo com a idade, as carteiras são confortáveis e a sala é organizada em fila. Os banheiros são adaptados para uso de todas as crianças e tem fácil acesso, as salas ficam no térreo. Todas as instalações da escola se encontram em boas condições de funcionamento.

        A escola tem um bom gerenciamento da rede física pela direção da escola e demais servidores, as salas são bem limpas e organizadas, os recursos tecnológicos no momento estão disponíveis na escola apenas para os professores, mas a direção já está providenciando recursos, para que as crianças também possam ter acesso aos recursos tecnológicos. Possui uma biblioteca bem espaçosa com uma quantidade significativa de livros. A escola possui duas áreas externas: uma quadra para realização de atividades de educação física, porém não é coberta e possui um refeitório para alimentação bem espaçoso e confortável.

           A partir da Observação realizada segue alguns elementos relacionados à organização escolar. São eles:

           A formação continuada na escola acontece através de cursos, pesquisas e debates para atualização dos professores. A escola participa dos programas de capacitação dos profissionais da educação realizada pela SEE, também participam de convites feitos pela secretaria municipal de educação. Além de participarem de cursos e capacitações pela SME. E sempre que algum professor[pic 4]

procura a direção para falar sobre o assunto, é bem recebido.

           O conselho de classe tem como função reunir todos da equipe pedagógica e tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem, entre vários aspectos como análise do currículo, avaliar as metodologias adotadas e rever o sistema de avaliação da instituição. É um momento de avaliar o comportamento dos professores e alunos e se é necessário intervir em alguns casos.

             Todos os professores participam de forma clara, sempre colocando o seu ponto de vista. O conselho de classe tem que ser sempre bem organizado pelos gestores, porque se mal planejado pode se torna apenas um desabafo coletivo, onde toda a culpa é atribuída somente ao aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (232.9 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com