TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  5/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.119 Palavras (9 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]Relatório Crítico- reflexivo de Estágio

Novembro 2022

CARACTERIZAÇÃO

Curso: Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados - Química

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Karita Santos Lemos

RGM: 32104863

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Química No Ensino Médio

Ano/semestre de realização do estágio:   2022/2º

Quantidade de horas realizadas: 75 horas

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: Centro de Ensino Médio Bom Jesus

Endereço/ região da cidade em que se situa:

Dependência administrativa (pública ou privada): Pública

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: SEDUC Tocantins

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s):  1º ano do Ensino Médio, 2º ano do Ensino Médio e 3º ano do Ensino Médio.

Escola de tempo integral, cujo estudantes permanecem na unidade das 7h da manhã as 16h40min da tarde. Uma escola do modelo Jovem em Ação, onde cada estudante é instigado a ser protagonista de sua história. No tempo em que estão na escola são eles que trabalham a serviço do seu colega na distribuição de lanche e almoço por exemplo. Escola muito limpa com salas organizadas, cada sala possui climatizadores e ar-condicionado. As lousas utilizadas são brancas e para pincel. Os equipamentos eletrônicos precisam ser atualizados. Nos intervalos os estudantes ficam no pátio mais o refeitório estão em fase final da construção. A unidade possui além das salas de aula um laboratório para desenvolvimento de aulas práticas experimentais da área de Ciências da Natureza, um laboratório de informática, uma sala para os alunos inclusos, quadra de esportes coberta, uma biblioteca bem equipada e muito organizada.

INTRODUÇÃO

O  Estágio Curricular Supervisionado está presente nos cursos de licenciatura como parte da formação profissional de educadores, o que propcia que o estudante conheça o espaçõ do seu futuro trabalho, reflita sobre as prãticas pedagógicas e desenvolva suas habilidades.

De acordo com  Silva e Schnetzler, o “estágio supervisionado se constitui em espaço privilegiado de interface da formação teórica com a vivência profissional” (SILVA; SCHNETZLER, 2008 apud GARCEZ et al., 2012, p.150). Neste estágio foram elaborados recursos didáticos com o intuito de melhorar o ensino de Química em turmas do Ensino Médio. A partir da utilização destes materiais, foram analisados os usos e as implicações dos recursos didáticos na prática pedagógica, observando vários aspectos que pudessem qualificar a licencianda profissionalmente e o desenvolvimento da docência a partir desta experiência.

REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÃGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Neste relatório exponho minhas reflexões sobre as observações feitas nas primeiras, segundas e terceiras séries do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio Bom Jesus.

O Estágio Supervisionado, que consiste num período de aprendizagem in loco uma vez que requer a elaboração e o uso de diferentes abordagens para ensinar. Onde é possível verificar diversas possibilidades no âmbito de uma futura atuação. Nesse sentido, partimos do pressuposto que a aprendizagem é significada por meio de práticas que fazem necessário a inserção neste universo para a aquisição de boas práticas educativas.

Onde existe a produção e o aperfeiçoamento dos conhecimentos são de suma importância para a formação. É desejado, portanto, que as formações em Licenciatura possuam diferentes lugares de aprendizagem, e que as dificuldades desse meio sejam conhecidas pelo estudante para empreender as reformas educativas (ZANON, HAMES, WIRZBICKI, 2007, p.57). Para tanto, o ensinar está ligada às experiências do trabalhador e suas diversas peculiaridades (TARDIF, LESSARD, 2008, p.51), além das práticas de linguagem envolvidas no   exercício da profissão.

        A proposta pedagógica desta escola é baseada em Célestin Freinet (1896-1966) e em Lev Vigotsky (1896- 1934), onde os interesses dos estudantes são observados para que a organização curricular seja desenvolvida conforme tal, para que a liberdades de expressão seja respeitada e o trabalho em equipe seja fundamentado na formação do estudante e seu projeto de vida usando de atividades extraclasses que aprimorem os conhecimentos adquiridos durante o período letivo.

Nesta instituição, são disponibilizados alguns recursos aos professores, licenciandos e estudantes são amplos, laboratórios de informática para a realização de pesquisas e laboratórios de química equipados com reagentes e vidrarias para a execução de experimentos.

A escola aceita os licenciados e durante seu estágio pode ser desenvolvidas atividades diferentes com os estudantes, podendo abordar os conhecimentos escolares químicos de modo interativo e dinâmico. O estagiário é acompanhado pelo CPA (Coordenador Pedagógico de Área) além do professor responsável pelas turmas que são acompanhadas

Em linhas gerais, foi observado pela estagiária que os estudantes desta unidade consideram que o Ensino Médio tem como principal objetivo apenas a memorização de conteúdos e a preparação de vestibulares e exames nacionais. É um problema recorrente entre os estudantes, uma vez que “para alguns o grau de satisfação com a formação que tiveram na escola está relacionado – entre outros aspectos – com o quanto o Ensino Médio assumiu um caráter propedêutico” (MACENO, 2012, p.186). Sendo assim, esta é uma oportunidade para que o estagiário que atue neste meio possa trabalhar os conhecimentos escolares químicos destacando os como parte da vida diária e do papel da Ciência na sociedade.

Diante do pressuposto, o estágio requer como iniciação à atuação do futuro docente a observação das metodologias de ensino, dos recursos didáticos e das técnicas utilizadas pelo professor responsável pela disciplina de Química.

Em cada um dos estágios, a estagiária tem uma inserção crescente no ambiente escolar, de modo que o grau de exigências e de responsabilidades aumenta. Além disso, o nível de desenvolvimento do licenciando nas escolas dependerá da abertura do professor de Química da unidade concedente, da equipe pedagógica da instituição, da capacidade do estudante em assumir mais tarefas, do seu empenho, entre outros fatores. Desse modo, esta inserção primária do estudante provoca dificuldades, inseguranças e dúvidas de como agir e proceder em sala de aula. Emergem, portanto, problemáticas diversas para este profissional iniciante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (141.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com