TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  16/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR

LUANA KETLYN LOPES DE LIMA ALVES DOS SANTOS

Brasília

2023

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR

Relatório Final de Estágio Supervisionado, apresentado ao curso de Pedagogia como parte dos requisitos necessários para conclusão da disciplina Estágio em Gestão Escolar sob a orientação da professora(o) Wilna Campos.

Brasília

2023

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

04

1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

05

1.1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA  

05

1.2. ASPECTOS FÍSICO, HUMANO E MATERIAL DA ESCOLA

05

2. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

06

2.1. A ESCOLA COMO GRUPO SOCIAL

06

2.2. A INTERAÇÃO ENTRE O CORPO DOCENTE, DISCENTE E ADMINISTRATIVO

06

3. GESTÃO E PROCESSOS PARTICIPATIVOS

07

3.1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E ESTRATÉGIAS

07

3.2. ANÁLISE DESSA ETAPA

08

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

09

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

10

ANEXOS

N. DA PÁGINA

INTRODUÇÃO

O presente relatório é referente ao curso de pedagogia na Universidade Estácio de Sá. Este irá descrever uma experiência de estágio na Gestão Escolar, onde foi analisado o papel e a importância da equipe de gestão no ambiente escolar.
        O Estágio supervisionado participativo tem a importância de unir a teoria e prática para melhor aprimoramento e formação do aluno. Ao realiza-lo o aluno adquire um novo conhecimento prático, sobre a cultura e realidade escolar.

        É de grande importância para o pedagogo presenciar a prática durante o processo de estágio, e o Estágio em Gestão Escolar permite a observação do trabalho do pedagogo em um ambiente que não seja a sala de aula, para que todos possam encontrar pontos construtivos e pontos que precisam ser melhorados. O estágio é uma grande experiência e definitivamente inesquecível, esta é a maior e mais rica decisão que se toma para a profissão docente.

        A observação foi realizada na escola Vila do Ensino, que conta com turmas desde o berçário até o terceiro ano. Nas observações na coordenação e em sala de aula foi registrado a prática docente e o relacionamento entre diretores, coordenadores, professores, alunos e comunidades; e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola.

        A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação.

        A carga horária de estágio na disciplina é de 160 horas totais, sendo 20 horas teóricas e 140 horas práticas que foram cumpridas no local de estágio no período de 01 de agosto de 2023 à 28 de agosto de 2023, de 08:00 às 14:00. As referentes observações, atividades e descrições foram registrados neste relatório.

1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

  1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA  

A escola Vila do Ensino, localizada na rua 6, Chácara 277, L 23 - Vicente Pires, Brasília – DF, conta com uma estrutura ampla, o local conta com 2 parques, tanto para crianças menores, a partir do berçário, quanto para as crianças maiores até 10 anos. A escola possuí laboratório de informática, quadra esportiva coberta e descoberta, laboratório de ciências, refeitório separado de acordo com a faixa etária, entre outros.

O horário de funcionamento da instituição é de 7h da manhã às 19h da noite. Disponibilizando o período parcial e integral para a matrícula dos alunos. Todos as atividades são divididas por horários e por dias da semana.

  1. ASPECTOS FÍSICO, HUMANO E MATERIAL DA ESCOLA

                Os aspectos físicos são muito bem desenvolvidos e as crianças têm espaços direcionados para auxiliar no seu desenvolvimento físico, motor e psicológico. Todas as turmas contam com a presença de um professor e pelo menos dois monitores para ajudar nas questões do dia a dia.

                Os aspectos humanos são essenciais para o dia a dia da escola, no período de observação nessa instituição foi possível observar a forma como eles interagem entre si. A integração entre a escola e a comunidade é vista diariamente, onde existe uma agenda em que os professores e auxiliares compartilham todos os acontecimentos diários das turmas, e sempre quando o pai vai buscar, algum funcionário também relata como foi o dia. Possui uma equipe bem integrada entre si, onde todos se ajudam em busca de um desenvolvimento educacional melhor. O compartilhamento de responsabilidades acontece tanto com a equipe pedagógica, quanto com a direção e a recepção.

                A escola possuí uma grande disponibilização de materiais para a realização de atividades no dia a dia, onde todas as atividades possuem uma organização prévia e a separação devida dos materiais necessários.  

2. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

2.1. A ESCOLA COMO GRUPO SOCIAL

                A escola implementa uma abordagem educacional humanística que se concentra no estudo da singularidade e complexidade humana. A maior característica dessa metodologia é que ela destrói a autonomia do aluno. Portanto, a pedagogia humanística exige que os alunos sejam livres para realizar atividades que atendam às suas necessidades e interesses individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (323.9 Kb)   docx (202 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com