TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Expandido

Por:   •  4/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 5

III JOPED- UFAL CAMPUS DO SERTÃO

LEITURA E ESCRITA: O MUNDO DAS LETRAS NO FANTÁSTICO UNIVERSO DAS PALAVRAS.

RESUMO

Este trabalho tem como proposito relatar experiências vivenciada no Estágio Supervisionado III realizado pelas discentes do curso de Pedagogia, onde ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica Eudócia Vanderlei Sandes, localizada em Delmiro Gouveia – AL. O projeto foi desenvolvido através das dificuldades observadas durante a observação e coparticipação, com intuito de realizar novas propostas para as atividades em sala, levando em conta a preparação para as metodologias aplicadas na regência. Portanto o projeto traz enfoque voltado amplamente à leitura e escrita, embasados relativamente trabalhando silabas na formação de palavras, com intuito de abordar para alfabetização e letramento de forma clara e sucinta, sem excluir a ludicidade. De modo que a leitura e a escrita são fundamentais para o desenvolvimento do aluno em todas as áreas de conhecimento. Contribuindo para o desenvolvimento do aluno no processo de alfabetização, despertando o prazer da leitura e escrita dentro da formação de palavras utilizando as silabas simples e apresentando as silabas complexa através de atividades lúdicas, para que os alunos sejam capazes de produzir à escrita e leitura dentro do contexto que estão inseridas.

Palavras-chave: Alfabetização. Leitura. Escrita.

INTRODUÇÃO

A presente intervenção se deu na Escola Municipal de Educação Básica Eudócia Vanderlei Sandes, no município de Delmiro Gouveia – AL, localizada na Rua Barão de Água Branca no bairro Eldorado, onde iniciamos no dia 17 de julho de 2023 e com término no dia 12 de setembro de 2023, sob supervisão da professora Maria do José Rocha dos Santos, regente na turma do primeiro ano dos anos iniciais do fundamental. Desenvolvemos o plano de intervenção intitulado “Leitura e escrita: O mundo das letras no fantástico universo das palavras”, A turma do primeiro do ensino fundamental I está em processo de alfabetização. Desta forma é necessária articulação para proporcionar a leitura e escrita dentro da formação de palavras, onde os alunos possam vivenciar essas experiências.    

O tema foi escolhido com base nas observações e coparticipação do estágio, onde notamos com clareza a dificuldade que os alunos têm em relação ao conhecimento do sistema alfabético, das letras e consequentemente na leitura e escrita. O projeto está voltado amplamente à leitura e escrita, trabalhando silabas com formação de palavras, com intuito de trazer o hábito para o cotidiano e abordar a alfabetização junto com o letramento de forma clara e prazerosa para os alunos.

Conforme os PCN (1997), “ao longo dos oito anos do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos adquiram progressivamente uma competência em relação á linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado” (Brasil,1997, p.41)   v

METODOLOGIA

Tivemos como objetivo contribuir para o desenvolvimento do aluno no processo de alfabetização, despertando o prazer da leitura e escrita dentro da formação de palavras utilizando as silabas simples e apresentando as silabas complexa através de atividades lúdicas. Para que os alunos sejam capazes de produzir à escrita e leitura dentro do contexto que estão inseridas.  A turma aplicada este projeto será a turma de primeiro ano do fundamental I, composta por 30 alunos cada um com sua particularidade e desenvolvimento nas atividades, sendo participativos e curiosos. Com o intuito de trabalhar a leitura e escrita por meio da formação de silabas e palavras, assimilação das letras, com a utilização de meios práticos para atender a necessidade dos alunos, utilizando livros, atividades xerocopiadas e lúdicas, trazendo jogos, vivências em grupos e roda de conversa.

A avaliação foi feita com base no desenvolvimento da aprendizagem, de acordo com a participação e curiosidade dos alunos com relação às atividades propostas tanto no individual quanto no coletivo. Analisando o aprendizado dos alunos a fim de identificar as dificuldades a serem superadas, para que juntos possamos trabalhar e investir em ferramentas capazes de facilitar a experiência com base na aprendizagem desenvolvida. Sendo assim realizamos uma avaliação diagnóstica onde analisamos o aprendizado dos alunos a fim de identificar as dificuldades a serem superadas, para que juntos pudéssemos trabalhar e facilitar a experiência com base na aprendizagem desenvolvida no decorrer desse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com