TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  17/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

sebastião alves de freitas

A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

[pic 4]

Anajás-Pará

2.022

SEBASTIÃO ALVES DE FREITAS

A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Avaliação na Educação, Letramento e Alfabetização, Organização do trabalho pedagógico anos iniciais do ensino fundamental, Estratégias e procedimentos Para Alfabetização, Natureza e Sociedade,  Currículo e Inovações, Ed. Empreendedorismo, Estágio Curricular obrigatório I e Atividades Interdisciplinares.

Professores:  

Mariana Passos Dias.

Natalia da Silva Buganca

Tatiane Mota Santos Jardim

Camila Aparecida Pio

Tirza Cosmos dos Santos Hirata

Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor à Distância: Angela Maria Medeiros Ramos e Silva.

Anajás-Pará

2.022

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO .....................................................................................................3

2     DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................4

2.1  A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ...........................................................4

2.2  PLANO DE AULA ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL ..............................6

3.    CONSIDERAÇÕES FINAIS ...........................................................................7       REFERÊNCIAS ...........................................................................................................7

  1. INTRODUÇÃO

As práxes educativas no decorer do tempo tem buscado se reinventar como forma de chegar aos mais diversificados lugares e esse estreitamento de espaços sociais se faz inprescidivel para atingir  todos os atores que compõem  o processo educativo.

A iniciação pedagógica de uma criança requer certas precauções, mas acima de tudo requer comprometimento com o processo de ensino e suas inovações, para que tal processo aconteça de forma natural e prazerosa. A base nacional comum curricular, trás tal espectativas de desenvolvimento tecnologico como algo que pode fazer a diferença nos espaços educativos.

Neste foco as instituições educacionais buscam de todas as formas melhorar o processo de implementação de tecnologias e que tal tecnologia seja acessivel a todos os alunos e demais pessoas que fazem parte do processo educativo destes alunos. Destaca-se que o uso responsável do processo tecnologico deve ser observado. Sabemos que precisamos avançar bastante de forma consciente e responsável para chegar no desejavel.

Com base no exposto busca-se como elementos facilitadores do processo educativo as evoluções tecnologicas que faça uso de jogos digitais com proposição de atingir o processo de alfabetização e letramento dos alunos. Tais games podem ser utilizados no ensino fundamental anos iniciais como forma de despertar no aluno o gosto por atividades educativas que facilite sua aprendizagem diária.

Como elemento norteador da pesquisa buscou-se focalizar as literaturas indicadas para facilitar o entendimento sobre o uso de ferramentas adequadas ao processo educativo.

  1. . DESENVOLVIMENTO

2.1  A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A evolução comunicativa acontece ao longo do tempo e as diferentes formas de comunicação tem feito estreitamento de localização, culturas e espaços sociais diferentes. O uso das tecnologias tem facilitado o processo de aquisição do saber por se apresentar de forma ludica e prazerosa ao alunado. Mesmo que o acesso a tecnologias tais como: tablets, computadores, celulares, lousas digitais e outros, com conectividade a internet  sejam insuficientes  em alguns espaços educativos. Mesmo assim não pode ser deixado de lado, ou seja, o aluno deve ser apresentado a esses tipos tecnologicos.

As adversidades territoriais brasileiras é imensa e tais discrepancias tecnológicas são enormes nas diferentes regiões. A falta de acessibilidade digital dificulta muito os espaços escolares a aplicar as inovações tão pretendida por todos.

Moreira,Batista, Rangel  (2.020, p.300) enfatizam que: A escola não pode ficar alheia às transformações relacionadas ao uso das tecnologias digitais, tendo o professor um papel fundamental nesse contexto pelo fato de poder auxiliar a mudança de atitude dos alunos.

Os alunos assim como os professores não podem entender o meio digital tecnologico como apenas algo usado a diversão, ou só a socialização. Este precisa ser compreendido como um instrumento de expansão do saber.

As autoras Moreira, Batista, Rangel (2.020, p.303) destacam que:

“...o aprendizado de práticas sociais de leitura e escrita por meio de diversificados meios faz-se necessário. Em particular, o uso de tecnologias digitais pode colaborar para que o processo de construção do conhecimento seja mais atraente e interessante, contribuindo para a inclusão da criança no mundo digital e viabilizando que ela se aproprie da linguagem escrita de uma maneira diferente.”

Enfatizando o exposto o processo de alfabetização e letramento pode ser mais interessante quando utilizado adequadamente. Fato que a BNCC sinaliza que o uso de tecnologias apropriadas pode ser vista como algo essencial para atingir os objetivos pretendidos, e a metodologia a ser ulitizada nos contextos educacionais deve ser algo que coloque o aluno como protagonista no pocesso de aquisição do saber. A utilização de aplicativos facilitadores da aprendizagem se transformam em fortes aliados no dia a dia do aluno, desde que esse seja utilizado de forma consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (308.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com