TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.776 Palavras (16 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

                         SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        ANALISE PLANEJAMENTO ANUAL        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        11

4        CONHECER O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        13

5        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        15

6        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        17

7        PLANOS DE AULA        19

8        CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS        25

INTRODUÇÃO

Conquistar a profissão de professor deve ir muito além dos ensinos atribuídos para esta formação acadêmica, onde os conhecimentos teóricos devem ser inseridos na atividade prática criando novas experiências conforme os outros conhecimentos relacionados tornando apto para o exercício da profissão.

A aprendizagem para o processo de formação e um professor deve ser constantemente, pois na busca pelo conhecimento em sua área haverá uma iteração com outras pessoas que lhe ajudarão na carreira profissional, propiciando novas formas de pensar diante da realidade sociocultural.

O Estágio Supervisionado proporciona uma maior experiência na profissão, qualificando na área profissional, mas requer um olhar onde possa entender a realidade dos alunos nos diversos fatores sociais, para intervir positivamente.

Um professor deve ensinar com diligência e controle, na perspectiva de transmitir conhecimentos da área específica tendo o apoio dos documentos com as novas tendências de ensino fornecido pelo MEC e pela Política Pública da educação nacional, elaborando plano de aulas com objetivos pré-determinados.

Neste relatório terá um foco específico na importância do planejamento anual, abordando a importância dos temas contemporâneos transversais da BNCC, como também na elaboração do plano de aula para o ensino médio e um dos fatores mais importantes é quanto à gestão escolar de sua atuação no contexto escolar e da sua equipe pedagógica no acompanhamento das atividades disciplinar e interdisciplinar.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE

DESENVOLVIMENTO DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96) ressalta a exigência do estágio na formação acadêmica na graduação em Licenciaturas, objetivando na formação prática do docente sob orientação e supervisão de profissionais de forma direta para intervir permitindo a participação direta compartilhando o espaço educativo.

Para Pimenta e Lima (2012, p. 29) ressalta que o estágio se tornou o eixo central sendo um caminho indispensável para a formação do profissional docente, onde no contexto educacional o professor docente aprenda a enfrenar a realidade estando preparados as inúmeras situações que devem passar durante o exercício da profissão.

O estágio deve propiciar ao professor maior saberes na sua área de atuação no campo profissional, sendo preparado para o ensino de acordo com o domínio da matéria pelo qual está se formando.

Assim, o estágio aproxima o aluno com a realidade proporcionando ao estudante uma vivência que será presenciada em seu cotidiano tendo que aprender com as diferenças que surgir enquanto atuante ativo em sala de aula.

Durante o cotidiano escolar o professor deverá lidar com algumas ferramentas necessárias que ajudarão ao professor na condução das aulas que são o planejamento anual, o plano de aula, as reuniões pedagógicas, os encontros com os conselhos de classe e associação de pais e mestres.

No âmbito educacional deve envolver este conjunto de ações pois a escola é democrática e depende da profissão docente para continuar suas atividades escolares de ensinar os conhecimentos aos alunos oriundos do contexto sociocultural e transformador para uma melhor qualidade de vida formando bons cidadãos críticos podendo assim fazer uma tomada de decisões.

De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE/CP28/2001, 2012) diz que o conteúdo é atravessado pela teoria quando se coloca em prática os conhecimentos adquiridos, sendo nisto capaz de entender o movimento quando se está produzindo alguma coisa, extraindo de seus conhecimentos em que a experiência única para exercer a atividade docente após sua formação acadêmica.

Reunindo o conhecimento prático acadêmico pode assim obter durante o estágio novas oportunidades de aprendizagem ganhando novos espaços quando realiza a exposição da linguagem aberta conquistando um universo de reflexões por meio dos discursos e trabalhos junto à comunidade, na melhoria na qualidade de vida.

A importância da formação inicial é um primeiro passo para a atividade docente, tendo momentos enriquecedor para atuar na área profissional disseminando assim a prática de ensino que é o objetivo principal nesta formação.

Toda a sociedade é formada por pessoas que possuem culturalmente alguma formação específica, sendo que todos eles precisam ter um professor formado em uma determinada disciplina, diante disso entende-se que o professor é a mola mestra para todas as outras áreas de conhecimento.

  1. ANALISE PLANEJAMENTO ANUAL

1. Qual a proposta do professor quanto ao conteúdo a serem trabalhados pela disciplina para a respectiva série do Ensino Médio.

Na proposta do professor os conteúdos da disciplina para a respectiva série do Ensino Médio serão trabalhados em três trimestres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com