TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

        pedagogia

          KARINE BASTOS VIANA

atividade interdisciplinar

“Relação teoria e prática no cotidiano da sala de aula”

[pic 3]

Santa Luzia

2021

KARINA BASTOS VIANA

atividade interdisciplinar

“Relação teoria e prática no cotidiano da sala de aula”

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais E.F.; reflexão e pesquisa, ensino da Lingua Portuguesa, ensino de Educação Física Escolar, Semináio VI, Estágio Curricular Obrigatório IIEducação Infantil ].

Santa Luzia

2021

SUMÁRIO

1 .INTRODUÇÃO...................................................................................................        3

2.DESENVOLVIMENTO............................................................................................10

3.CONCLUSÃO.........................................................................................................11

4REFERÊNCIAS......................................................................................................12

INTRODUÇÃO:

O ato de aprender é a melhor forma de construir um cidadão com opinião bem formada e ciente do mundo que o cerca. Mas sabemos que ainda tem muitos alunos que tem dificuldade quanto ao hábito de aprendizagem, sendo necessário que o professor ache maneiras e formas desta prática em sala de aula tornem freqüentes e prazerosas para os alunos.

O presente trabalho tem como base possibilitar ao aluno reflexões sobre situações reais do contexto escolar; Cabe então usar o espaço da sala de aula para garantir os alunos à diversidade, a intensidade e a sistematicidade de todo o conjunto e o acesso que busque diminuir as diferenças de saberes e competências, desigualdades econômicas e sociais que limitam o acesso da população a certos bens culturais como a escrita, por exemplo. O aluno deverá contar com o ponto de partida para realizar suas próprias descobertas.

Quando estas não acontecem surgem os “rótulos” de dificuldades de aprendizagem, que não pode ser toda questão da própria criança, mas que é possível perceber de uma maneira ampla, os fatores culturais, comunitários, familiares e escolares que contribuem para influencia, a interação professor aluno na busca de possíveis intervenções que auxiliem e facilitem uma aprendizagem afetiva e de qualidade. A teoria e a prática são elementos constantemente presentes na vida escolar, pois as duas auxilia os pais a entenderem a importância das atividades feitas na escola. O mundo infantil difere de uma maneira qualitativamente do mundo adulto, nele há fantasia, faz de conta, sonha e descobrir, por meio das brincadeiras, ação mais comum da infância que a criança terá oportunidade de se conhecer e constituir socialmente.

        A produção textual é um procedimento metodológico de ensino e de aprendizagem que tem por objetivos: • Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos textos indicados; • Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; • Identificar o estágio curricular como o momento em que o futuro professor conhece o cotidiano da escola e as ações que competem ao professor. E ao final uma conclusão sobre a realização do mesmo para o grupo.

DESENVOLVIMENTO:

        

Educar significa, então, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural, motivo pelo qual o educador é considerado a peça fundamental nesse processo ensino/aprendizagem. Educar não se limita em repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas ajudar a criança a tomar consciência de si mesmo, e da sociedade.

É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Para mim o professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano.

Nos dias de hoje, mais do que em qualquer outra época, o professor enfrenta desafios na sala de aula que dificultam a realização do seu trabalho.

Vivemos em um mundo em mudanças, em que há grande quantidade de informações, a tecnologia evolui em um ritmo estonteante, a sociedade se transforma e os valores parecem ser cada dia menos importantes.

O professor hoje precisa ter em sua bagagem uma quantidade enorme de informação e conhecimento, e ainda procurar transformar tudo isso em práticas diárias.

Seu tempo é curto: ele precisa preparar aulas, provas, corrigir testes e exercícios, participar de reuniões, atender a pais e alunos, manter-se informado, fazer cursos de atualização... Ufa! Isso tudo sem contar o tempo que passa dentro da sala de aula cuidando da indisciplina de alguns alunos.

O professor na verdade pode ser chamado de guerreiro, pois não está fácil nos dias atuais lidar com determinadas situações.

Aconteceram muitas mudanças ao passar dos anos, apesar do sistema de educação ainda estar muito defasado, e ainda é preciso que melhore em vários aspectos, é preciso entender a partir do passado a educação da atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com