TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Ensino Presencial Conectado

Por:   •  16/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

PEDAGOGIA - licenciatura  6° PERÍODO

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS...............................................................................5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)......................................................7

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC..................................................................................................................9

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA................................................................10

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS...........................................................................................................12 

6        PLANOS DE AULA............................................................................................14 

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................18

REFERÊNCIAS.......................................................................................................19 

INTRODUÇÃO

O presente relatório de Estagio Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com objetivos demonstrar a importância do papel do professor no desenvolvimento psicossocial e na alfabetização e letramento da criança já nos anos iniciais do ensino fundamental,  apontar o que é um Projeto Político Pedagógico de escola, retratando a importância de boa elaborado do PPP pode beneficiar o bom andamento de todos contextos escolar. Mostrar como os Temas Transversais  Contemporâneos contidos na BNCC, vem sendo trabalhados no cotidiano das escolas. Apresentando que uma boa relação entre a direção e equipe pedagógica pode trazer grandes benefícios ensino-aprendizado dos alunos e as Metodologias ativa e com uso das tecnologias digitais tem trazidos uma nova visão de como ensinar e aprender no âmbito escolar, propondo o desenvolvimento de plano de aula com uso de tecnologias. Trazendo assim, vários conhecimentos que nos auxiliaram no bom desempenho como futuros professores.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

              A Interdisciplinaridade, vem da palavra interdisciplinar, que tem como conceito o que é comum entre duas ou mais disciplinas, onde o professor passa ser o mediador do aprendizado de forma mais ampla sem fragmentar as disciplinas, promovendo a aproximação e a articulação das atividades pedagógicas numa ação coordenada e orientada com os objetivos bem definidos.

No campo da educação, a interdisciplinaridade tem sido cada vez uma grande necessidade, de trabalhar uma inter-ligação ente as disciplinas e também outros setores da vida social como a economia, a política e a tecnologia. Em suma formar cidadão consciente e capaz de exercer seu papel perante a sociedade que está inserido.  Para Frigotto (1995, p. 26), a interdisciplinaridade impõe-se pela própria forma de o "homem produzir-se enquanto ser social e enquanto sujeito e objeto do conhecimento social". 

A interdisciplinaridade  tem suas raízes na história da ciência contemporânea, sobretudo aquela produzida a partir do século XX, surgiu com a finalidade de superar a fragmentação, e fazer a inter-ligação entre ciências e conhecimento. Para Goldman (1979, p. 3-25), um olhar interdisciplinar sobre a realidade permite que entendamos melhor a relação entre seu todo e as partes que a constituem.

A escola precisa cada vez mais acompanha as transformações da ciência contemporânea, adaptar-se ao mundo cada vez mais interconectado, interdisciplinarizado e complexo. Mas ainda não é fácil ter essa educação, pois termos professores sendo formados no modelo disciplinar e desconectado nas universidades.

Como ressalta Luck (2001), o estabelecimento de um trabalho de sentido interdisciplinar provoca, como toda ação a que não se está habituado, sobrecarga de trabalho, certo medo de errar, de perder privilégios e direitos estabelecidos. A orientação para o enfoque interdisciplinar na prática pedagógica implica romper hábitos e acomodações, implica buscar algo novo e desconhecido. É certamente um grande desafio (p. 68).

Nesse novo processo a pedagogia enredar um novo tipo de formação dos professores, nova maneira de ensinar os futuros docentes, para  Ivani Fazenda (1979, p. 48-49):

Passa-se de uma relação pedagógica baseada na transmissão do saber de uma disciplina ou matéria, que se estabelece segundo um modelo hierárquico linear, a uma relação pedagógica dialógica na qual a posição de um é a posição de todos. Nesses termos, o professor passa a ser o atuante, o crítico, o animador por excelência.

 Essa nova concepção do professor seja um mediador do ensino e o aluno seja o protagonista do seu próprio aprendizado. Com uso de tecnologias para lecionar de forma interativa, buscando métodos e processos que tragam  resultados excelentes, reconhecendo a escola como espaço vivo,que lida com sentimentos e emoções de cidadão em formação, ao mesmo tempo instrui esse para cidadania autônima.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

    O PPP - Projeto Político Pedagógico é documento com o planejamento escolar, neste contém orientação de funcionamento e organização da escola para alcançar uma educação almejada de acordo com realidade da comunidade qual esta escola está inserida. A importância da elaboração do PPP para o ambiente escolar, pois nele deve conter as informações gerais que identificam a escola, descreva a sua  missão, caracterização da comunidade escolar, informações sobre a aprendizagem, recursos, composição do corpo administrativo e docente, composição do conselho de pais e mestres, planos de ação estratégicos,  a forma de avaliação dos alunos, os projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano, temas geradores de debates e as aulas ou redes temáticas para serem desenvolvidas nas aulas ministradas pelos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (236.7 Kb)   docx (321.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com