TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Com A Música Na Educação Infantil

Por:   •  9/9/2023  •  Artigo  •  4.819 Palavras (20 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 20

O TRABALHO COM A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(a)[1]:Gerlane Gomes Noronha

Instituição: Centro Universitario UNINASSAU 

e-mail: noronhagerlane365@gmail.com

Orientador(a)[2]: (nome do(a) Orientador(a))

Instituição: (colocar a mesma instituição na qual você está cursando Pedagogia)

e-mail:

Resumo

Desde muito cedo a musica adquire uma importância enorme na vida de qualquer  criança. E durante a sua infância, serão desenvolvidas varias sensações, através da experiência musical vivenciada durante sua vida no dia a dia. Sendo imprescindível na formação da criança para que ela ao se tornar adulta atinja sua maioridade intelectual e exerça sua criatividade de maneira critica e livre. Neste estudo buscou-se pesquisar sobre O trabalho com a música na educação infantil, com o objetivo de investigar que concepções as docentes possuem sobre o papel da música e que práticas são realizadas na educação infantil. Para realiza-lo, a autora desenvolveu uma pesquisa de campo do tipo exploratória, de abordagem qualitativa na escola municipal Inacio Jorge da Silva, localizada na comunidade de cachoeira do puiu que se encontra no distrito de Oiticica no município de Parambu-CE, CEP— 6368000. Através da aplicação de um questionário aberto, foi coletato dados que proporcionaram reflexões sobre a prática da  musicalidade em sala de aula nesta instituição de ensino. Os resultados alcançados mostraram que as professoras participantes da pesquisa têm conhecimento sobre a importância da música inserida nas atividades escolares e tentam fazer o trabalho da forma que é possível. No entanto, não se percebeu a existência de uma ação pedagógica que expresse diretamente o trabalho interdisciplinar ou multidisciplinar envolvendo a música. Isto reflete a realidade do ensino e a predominância do trabalho com conteúdos isolados. Assim, por mais que as professoras tenham conhecimento sobre a importância do trabalho com a música, deduz-se que ela ainda não é utilizada como prática curricular. Conclui-se, que é necessário estruturar melhor a formação inicial docente, para que haja um preparo mais elaborado com relação ao trabalho com a música nas escola, em especial, na educação infantil; como também que haja maior investimento por parte das políticas públicas na educação básica, estruturando-a conforme determina a lei. Assim, os educadores, obterão melhores condições de desenvolver seu trabalho com a música na educação infantil com excelência.

Palavras-chave. Musica. Educação infantil. Criança. Pedagógica. Curricular.

TÍTULO EM INGLÊS: SEGUE A MESMA FORMATAÇÃO DO TÍTULO EM PORTUGUÊS (NÃO PRECISA COLOCAR OS NOMES NOVAMENTE DO(a) AUTOR(a) E CO-AUTOR(a))

Abstract

Seguem a mesma formatação do Resumo.

Keywords: Keyword 1. Keyword 2. Keyword 3. Keyword 4. Keyword 5.

Observação: Solicita-se que os autores sigam fielmente este template. Lembrem-se de retirar as orientações destacadas em amarelo, vocês só devem enviar o que é solicitado em cada momento. 

Normas para o rodapé: (Times New Roman, tamanho 10, alinhado à esquerda).

1 INTRODUÇÃO

A música está sempre associada à cultura e às tradições de um povo e de sua época. (SOUSA E VIVALDO, 2010). Segundo Martins (2004) ela está presente em todas as culturas e pode ser usada como fator determinante nos desenvolvimentos motor, lingüístico e afetivo de todos os indivíduos. Quando bem trabalhada desde cedo no contexto escolar das crianças pode ajudar de maneira lúdica e prazerosa o aprendizado e o trabalho em equipe, pois as crianças aprendem a ser mais sociáveis.

A música na educação infantil, ao longo de sua história, vem  atendendo a imensos objetivos, alguns dos quais alheios às questões próprias dessa linguagem. Em muitos casos, tem sido um grande suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos. A música está presente em muitas situações da vida humana. Nesses contextos, as crianças se encontram em contato com a cultura musical desde muito cedo e dessa forma começam a aprender suas tradições musicais.

Ao longo da história as pessoas do mundo todo têm cantado e se encantado com os elementos musicais, criando e tocando antigos e novos instrumentos, usando a música como uma forma de expressão que apresenta ideias, costumes, sentimentos e condutas sociais. Para a criança a música representa mais que uma forma de expressão e integração com o meio; é um elemento que possibilita desenvolver habilidades, conceitos e hipóteses, contribuindo para a sua formação integral.

Quando a música é percebida pelos educadores como fonte de ensino-aprendizagem, as ações mais comuns realizadas no dia a dia transformam-se em vivências capazes de estimular o desenvolvimento da criança, persistindo uma forma de preservação social e histórica. Garantir a presença da música nos currículos dos cursos que formam professores e, por conseguinte, assegurar a formação musical para o docente, não é suficiente para introduzir a prática da musicalização no contexto escolar, mas é o começo para a reconstrução da sua identidade dentro das instituições de ensino. Uma linguagem tão importante quanto às demais áreas do conhecimento e, portanto, fundamental para o processo de ensino-aprendizagem.

Com base nesse pressuposto, aqui se buscou pesquisar sobre O trabalho com a música na educação infantil, partindo-se de dois grandes motivos. O primeiro está relacionado ao desenvolvimento do um sobrinho com aspectro autista que se deu graças a introducão de musicas no seu cotidiano, aonde antes se mostrava menos receptivo a pessoas e coisas novas, agora é adepto a todas as pessoas que lhe é apresentado e está alfabetizado. Tudo isso se deu a musica. O segundo  refere-se à lei nº 11.769, declamando que ―a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular‖ (LDB, 1996, p27). Diante deste decreto surgiu o interesse acadêmico e pessoal de observar como a música está sendo inserida nas salas de aulas da educação infantil e como seus respectivos educadores estão trabalhando em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com