TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso das Novas Tecnologias na Educação

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.743 Palavras (15 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

CURSO: PEDAGOGIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PARA USO EM SALA DE AULA (TICE)

                                                                ALUNA: ANA PAULA PEREIRA TEIXEIRA

           RA: C729CI1

                                                      ALUNA: FELICIA AGUIAR M OLIVEIRA

            RA: C5749D4

                                                         ALUNA: YESLANY DA SILVA BARBOSA

            RA: T606969

                                                                 

                               PROFESSOR: EDILSON

ALPHAVILLE

2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................1

2.HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.............................................................................2

3. CONCEITO DE TECNOLOGIA.......................................................................4

4.A IMPORTANCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO...........................................5

5. VISITA A ESCOLA JOGOS TECNOLÓGICOS..............................................6

5.1 COMO UTILIZAR EM SALA DE AULA........................................................8

5.2. TIPOS DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA…....................................9

6. A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA........10

7. ENTREVISTA NA ESCOLA...........................................................................12

CONCLUSÃO....................................................................................................14

BIBLIOGRAFIA.................................................................................................15

        

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo expor as novas tecnologias em sala de aula, mostrando assim os seus objetivos e suas praticidades, interação aluno-professor e professor-aluno juntamente com a sociedade.

Com o avanço da tecnologia surgindo na sociedade há uma necessidade de aperfeiçoamento das habilidades dos professores para a utilização de equipamentos tecnológicos.

Defende-se neste trabalho, a importância do uso consciente das novas tecnologias para que o professor e aluno se desenvolvam com auxílio dos artefatos tecnológicos existentes nas escolas.

2. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Segundo NELSON DE LUCA O termo pedagogia é de origem grega e deriva da palavra paidagogos, nome dado aos escravos que conduziam as crianças à escola.  Ao passar do tempo, esse termo passa a ser utilizado para designar as práticas feitas em torno da educação. Assim, a Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, até porque é justamente na Grécia que tem início as primeiras reflexões acerca da ação pedagógica, reflexões que vão influenciar por séculos a educação e a cultura ocidental.

Os povos orientais acreditavam que a origem da educação era divina e O conhecimento que circulava na comunidade resumia aos seus próprios costumes e crenças, essa realidade impedia uma reflexão sobre a educação, uma vez que esta era rígida e estática, fruto de uma organização social teocrática a divindade, portanto, era autoridade máxima, logo, sua vontade não poderia ser contestada. (NELSON DE LUCA 1999)

             Na Grécia Clássica, pelo contrário, a razão autônoma se sobrepõe às explicações puramente religiosas e místicas a inteligência crítica, o homem livre para pensar e formar os juízos acerca da sua realidade, preparado não para submeter-se ao destino, mas para influenciar e ser agente de transformação como cidadão, isso se resume a revolucionária concepção grega da educação e seus fins.

 Como podemos ver foi na Grécia antiga que nasceram as primeiras ideias pedagógicas que influenciaram por muitos anos a educação e a imagem do pedagogo na formação das crianças, ao longo dos tempos a educação e seus métodos passam por várias mudanças e também na transmissão de seus conhecimentos, a educação antigamente era transmitida de pai para filho. (NELSON DE LUCA 1999)

A partir da década de 90, começou a ser discutida a importância das diferentes tecnologias no ambiente educacional e qual a formação necessária dos educadores para lidar com essas novas tecnologias, que cada vez mais vem exigindo novas habilidades para poder lidar e atuar como mediador na nova era da tecnologia. (NELSON DE LUCA 1999)

3. CONCEITO DE TECNOLOGIA

 

Ao estudar um artigo vimos que a tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa

A palavra tecnologia tem origem no grego tekhne que significa técnica, arte, ofício juntamente com o sufixo logia que significa estudo, as primeiras tecnologias que surgiram foram há muito tempo atrás com a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. Segundo o artigo as tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial no século XVIII provocaram profundas transformações no processo produtivo.

 A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, entre outras. Atualmente, a tecnologia mais avançada é conhecida como tecnologia de ponta essas tecnologias nem sempre é de fácil acesso a toda população. As novas tecnologias foram desenvolvidas pelo ser humano e têm um papel fundamental nas inovações para a sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (387 Kb)   docx (529.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com