TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso do Software TUXMath nas Turmas da EJA

Por:   •  16/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  10.466 Palavras (42 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA

LUCINETE MESQUITA NEVES

VALDEÍRES MENDES DA SILVA

SOFTWARES EDUCACIONAIS:

O uso do TUXMATH no ensino de matemática da EJA

Marabá-PA

2014

[pic 2][pic 3]

LUCINETE MESQUITA NEVES

VALDEÍRES MENDES DA SILVA

SOFTWARES EDUCACIONAIS:

O uso do TUXMATH no ensino de matemática da EJA

TCC apresentado ao Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), orientado pelo (a) nome do orientador Rangel Filho.

Marabá-PA

2014

Lucinete Mesquita Neves

Valdeíres Mendes Da Silva

SOFTWARES EDUCACIONAIS:

O uso do TUXMATH no ensino de matemática da EJA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Computação do PARFOR, como exigência para obtenção do título de Licenciado em Computação

Orientador (a): Rangel Filho Teixeira

Comissão Examinadora

_____________________________

     Prof. Título e nome completo

 ______________________________

     Prof. Título e nome completo

_____________________________

     Prof. Título e nome completo

Marabá-PA

2014

Lucinete Mesquita Neves

Dedico esse trabalho as minhas filhas Thallya, Isa e Mel, meu alicerce e toda a razão da minha luta diária, ao meu esposo Izaias pelo apoio e por entender toda a minha ausência, a minha mãe e a minha sogra sempre fieis nas orações, ao meu pai que mesmo de longe está sempre na torcida, aos meus irmãos, Eliece, Eliete, Anny e Max, ao meu  cunhado Anderson e cunhadas Jennifer e zene com eles sei que posso contar sempre, aos meus sobrinhos, e ao meu genro e amigo Robson que sempre está pronto para me ajudar.

Valdeíres Mendes da Silva

Dedico esse trabalho as minhas filhas Yasmim e Jasminy, que durante toda essa jornada me acompanharam e compreenderam a minha ausência, e também ao meu esposo Francinaldo, pelo apoio e incentivo dispensado a mim durante toda essa caminhada.

AGRADECIMENTOS

Lucinete Mesquita Neves

A Deus por ter m dado saúde е força para superar as dificuldades.

As minhas filhas por entender ou aceitar a minha ausência, minhas companheiras e amigas com quem posso contar sempre. Ao meu esposo por todo apoio e incentivo, por estar do meu lado em todas as dificuldades, quem sempre esteve presente mesmo na minha ausência.

Aos professores, sem exceção, poderia citar e listar cada um, trazendo sempre um novo aprendizado, enriquecendo nosso conhecimento. Ao orientador Rangel Filho, pela a força, incentivo e empenho dedicado à elaboração deste trabalho.

Agradeço а minha mãe Maria Mesquita e minha sogra Maria Heringer, heroínas qυе mе dеυ apoio, incentivo nas horas difíceis, de desânimo е cansaço. Ao mеυ pai qυе apesar dе todas as dificuldades mе fortaleceu е qυе para mіm foi muito importante.

 Obrigada meus irmãos е sobrinhos e cunhados, que sempre estiveram presentes em cada momento.

Meus agradecimentos аоs amigos de curso, segunda família em especial Valdeíres Mendes minha parceira para todas as horas, е irmãos na amizade qυе fizeram parte da minha formação е qυе vão continuar presentes еm minha vida cоm certeza.

Valdeíres Mendes da Silva

Primeiramente a Deus pelo dom da Vida e a graça de me conceder a oportunidade de mais essa conquista, a minha mãe pelas as orações e a todos qυе direta оυ indiretamente fizeram parte dа minha formação, о mеυ muito obrigado.

 O tempo é sempre pequeno no curso de uma experiência. Ou a gente tem na mão os pássaros e os segura na hora certa, ou eles passam voando. E, às vezes, quando não se aproveita uma oportunidade ela se transforma em dificuldade.”

Antônio Leal

SOFTWARES EDUCACIONAIS:

O uso do TUXMATH no ensino de matemática da EJA

Lucinete Mesquita Neves[1]

Valdeíres Mendes da Silva[2]

RESUMO

O presente artigo tem como principal objetivo investigar a eficácia do uso de softwares educacionais na construção do conhecimento matemático dos alunos da EJA, (Educação de Jovens e Adultos) como recurso capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, de forma prática e dinâmica, tornando as aulas de matemática mais atraentes e significativas. O estudo resulta de um processo de investigação realizados através de pesquisa de campo, com questionários investigativos aplicados antes e depois do uso do software educativo escolhido pelos alunos. Os recursos utilizados durante as pesquisas foram, computador, Data Show e vários softwares educacionais como: GeoGegra, Winplot e Tuxmath que foram apresentados aos alunos para identificar o mais aceito pela turma. Tendo como destaque o software educativo TuxMath por abordar de maneira divertida os conteudos ministrados em sala de aula. Com a pesquisa foi constatado que com o uso do Software educativo Tux Math  é capaz de  melhorar o ensino aprendizagem dos alunos da EJA, amenizando as suas dificuldades na aquisição dos conhecimentos matemáticos. Assim, foi possível perceber a importância e a necessidade de inovar as práticas pedagógicas com o uso da tecnologia, principalmente para ensinar matemática para alunos que não foram alfabetizados na idade certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53 Kb)   pdf (821 Kb)   docx (560.1 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com