TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo das metodologias no ensino de Matemática

Por:   •  1/12/2016  •  Artigo  •  3.911 Palavras (16 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 16

ANÁLISE DAS METODOLOGIAS E DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM MATEMÁTICA

Tatyanne Maria Trajano Duarte

Prof.ª Maria Aparecida da Silva Rufino

RESUMO

Atualmente tem se buscado novas metodologias e estratégias de ensino para a motivação da aprendizagem, que sejam acessíveis, modernas e de baixo custo. Nesse sentido, é indispensável a utilização das mesmas, para transposição de práticas que geram desinteresse e falta de motivação por parte dos alunos em relação a disciplina de Matemática. A atitude de olhar para o processo de modificação e construção da matemática, aparece sempre como uma oportunidade de confrontar as diferentes posturas pedagógicas, possibilitando a capacidade de refletir sobre o caminho futuro a ser seguido para proporcionar sempre mais o crescimento e a produtividade na área. No entanto, Para que se aconteçam mudanças, é preciso analisar as condições necessárias de elas ocorrerem, e perceber que existem posturas pedagógicas já muito exploradas e de pouca proficuidade na transmissão dos conhecimentos matemáticos. A presente pesquisa tem a finalidade de analisar algumas referencias bibliográficas sobre as diversas posturas que compõem o heterogêneo universo da metodologia de ensino em matemática, e vem ressaltar a necessidade de abandonar velhas posturas e atualizar práticas pedagógicas, visando uma maior evolução da qualidade no ensino da matemática.

Palavras-chave: Aprendizagem. Matemática. Metodologias. Mudanças. Posturas Pedagógicas. Ensino.

ABSTRACT

Currently have sought out new methodologies and strategies of teaching to learning motivation, that are affordable, modern and low-cost. In this sense, it is indispensable to the use of the same, for the transposition of practices that generate disinterest and lack of motivation on the part of the students regarding the discipline of Mathematics. The attitude of looking for the process of modification and the construction of mathematics, it always appears as an opportunity to confront the different postures teaching, enabling the ability to reflect on the future path to be followed to provide more growth and productivity in the area. However, For that to happen changes, it is necessary to analyze the necessary conditions they occur, and realize that there are postures teaching is already heavily exploited and little meaningful, in the transmission of mathematical knowledge. The present research has the purpose to analyze some references about the various postures that make up the heterogeneous universe of the methodology of teaching of mathematics, and comes to highlight the need to abandon old positions and update pedagogical practices, aiming at a further evolution of quality in the teaching of mathematics.

Keywords: Learning. Mathematics. Methodologies. Changes.  Postures Teaching.  Education.

  1. INTRODUÇÃO

A preocupação para com o ensino da matemática sempre fora algo de grande importância ao longo da história da humanidade. Na Grécia antiga, a matemática era ensinada na escola pitagórica como um conhecimento indispensável para a formação dos filósofos e governantes da pólis. Era caracterizada pela exclusão de todo o “vestígio da experiência sensível e teria o papel de definir os “espíritos mais talentosos”(MIORIM, 1998, p.19).

A matemática sempre se serviu de várias técnicas didáticas para a transmissão de seus postulados, o que sem dúvida alguma contribuiu significativamente para alcançar seus objetivos nos diferentes contextos sociais e históricos. Todavia, o ensino de Ciências vem se transformando ao longo do tempo. O modelo tradicional de Ensino, conteudista e bancário, não consegue mais dar conta das atuais demandas do processo de ensino. Há, assim, necessidade de superar o atual ensino praticado, proporcionando o acesso a conhecimentos matemáticos que permitam a "construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, contribuindo para que o indivíduo se veja como participante de um mundo em constante transformação" (BRASIL, 1999, p. 241). 

Nessa perspectiva, o estudo epistemológico da matemática pode trazer uma grande contribuição, uma vez que perpassa necessariamente pelo seu processo histórico de desenvolvimento e evolução e se faz necessário para um sério processo investigativo dos argumentos necessários ao propósito de uma tomada de consciência crítica dos profissionais de ensino da área, na busca dos caminhos futuros a serem seguidos no ensino da disciplina de matemática. É por isso que cada vez mais o ensino de matemática tem se voltado para o conjunto de fatores que impulsionam a busca de melhorias na transmissão dos conteúdos, com a finalidade de condicionar o comportamento crítico-reflexivo no processo didático formativo dos profissionais da área, que necessitam de uma constante atualização em suas posturas metodológicas, passar a refletir o seu próprio fazer pedagógico, e ter a coragem de levar em consideração a multiplicidade de perfis que fazem parte do corpo discente hodierno, afim de refletir em sala de aula um pensamento matemático critico-reflexivo de maior proveito para todos os alunos, que irão aprender, dentre outras coisas importantes, que as fórmulas e técnicas em matemática não são simples convenções abstratas que servem para solucionar problemas abstratos, mas que possuem um longo e belo caminho que as precederam até suas aplicabilidades, e podem ser utilizadas de formas dinâmicas e atrativas para situações do cotidiano.

2.    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

       2.1 Analisando o atual contexto do ensino em matemática

  O ensino sempre se manifesta intrinsecamente ligado a um contexto sócio-político-cultural que tem a capacidade de determina-lo. Ensinar matemática, nos dias de hoje, é tarefa de profissionais que além de mestres, precisam ser entusiastas, pois, devido à má fama que a disciplina historicamente recebeu por parte de um numeroso grupo discente, a matemática tem necessitado de uma atenção especial no que diz respeito a metodologia de ensino. Apesar do grande afinco de vários profissionais da área em realizar estudos afim de melhorar a qualidade do ensino da matemática, no Brasil, o resultado das avaliações de larga escala tem mostrado que os brasileiros possuem resultados insatisfatórios de proficiência em matemática, ficando aquém do esperado (MÜLLER, 2012).

 Contudo, o baixo desempenho em matemática não é uma realidade apenas brasileira, mas de muitos países. Segundo uma recente pesquisa da especialista Patrícia Sadovsky, o cerne da má fama da disciplina se deve à abordagem superficial e mecânica realizada pela escola. Alguns conteúdos em matemática, são abordados na escola através de métodos de ensino pouco estimulantes que utilizam, por exemplo, a memorização. É possível encontrar profissionais que ainda recorram a métodos de ensino mais antigos, como por exemplo quantificar objetos com pedrinhas, ou professores que se fazem meros palestrantes repetindo, de maneira enfadonha, suas mesmas aulas, ou até mesmo aulas que foram herdadas de seus antigos professores. Nesse cenário, os alunos não participam ativamente da aula, não se sentem motivados a buscar novos conhecimentos, porque suas funções em sala de aula são reduzidas às funções de meros espectadores e de decoradores de fórmulas e métodos, que devem ser reproduzidos em suas avaliações afim de obter aprovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com