TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O gestor da escola basica

Por:   •  29/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

O gestor da escola básica

Dentro de uma escola a motivação dos professores e o interesse dos alunos são fundamentais para um ensino mais agradável e eficiente. Para obtermos um clima organizacional, produtividade afável e educação qualificada no ambiente escolar, todos os envolvidos nesse contexto deverão estar dispostos a se empenharem ao máximo para alcançarem êxito.

Mas no contexto das escolas públicas brasileiras, o que podemos observar que nem sempre existe clareza sobre das atribuições de cada profissional na escola. Às vezes, o coordenador pedagógico faz as tarefas que seriam da secretária ou até assume o papel do diretor em sua ausência. A confusão também aparece quando o comando não é atento as questões diárias, e a rotina são desrespeitadas. Outro exemplo são as reuniões pedagógicas, ou seja, o tempo que deveria ser usado para discutir novas pratica de ensinar se transforma em verdadeiros momentos de lamentações perdendo todo sentido pedagógico. Infelizmente isso demonstra a falta de alinhamento e o despreparo pelo qual a educação passa.

Para obtermos uma boa equipe gestora é necessário que haja envolvimento de diretores, secretários, professores, coordenação pedagógica, funcionários e alunos. Uma boa gestão parte do principio que todas as decisões que envolvam o grupo sejam tomadas pela escola através do diálogo. Em uma escola que dialoga, pressupõe-se que quanto mais as pessoas participam do planejamento, melhor elas executam suas tarefas. Pois ao promover essas ações os lideres ganham aliados conscientes em busca dos melhores resultados a serem atingidos. Mas infelizmente, essas atitudes que deveriam contribuir para um clima organizacional positivo, não são reconhecidas por parte dos diretores que ao invés de agregarem conhecimentos se tornam verdadeiros ditadores da educação.

Portanto, quanto mais o gestor investir na formação continuada de sua equipe, melhor será o desenvolvimento do trabalho e o clima agradável dentro da instituição de ensino. Tudo isso fortalece as relações de confiança e permite que o gestor consiga delegar o serviço sem maiores problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (745.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com