TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da escola na formação do sujeito

Por:   •  12/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  3.043 Visualizações

Página 1 de 4

O papel da escola na formação do sujeito

Diante de tantas mudanças que vem acontecendo na sociedade, à escola também vem sofrendo grandes modificações. E com isso o trabalho do professor, torna-se um desafio. Quando se houve falar que é na escola que se descobre e aprende as coisas, é que vemos que a escola é o reflexo da sociedade, e a prática educativa é um fenômeno na qual o sujeito, é preparado para a vida social.

Dentro dessa concepção pode-se interpretar. Que a formação deve ser permanente, e busca sempre superar obstáculos. Para que a preparação do sujeito se concretize, é necessária a presença de um professor comprometido com o incentivo.

 A escola por si só, não forma cidadãos, mas proporciona condições para que os alunos possam se firmar, e construir a sua cidadania, o que não pode é acontecer no meio educacional, perder a esperança, e se deixar levar pelo cansaço, e pensar que tudo já foi feito.

 Através de um trabalho critico, e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar ás novas gerações, a importância de cada indivíduo, e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É preciso, que a escola compreenda que também, é seu papel dá ao aluno condições pare se inserir no meio social. Os professores devem se preocupar, também, com a arte do ensinar, não basta ser um bom pesquisador, é necessário que seja também, um bom transmissor de conhecimentos, e formador de opiniões.

O papel da escola, é socializar o conhecimento, seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o aluno desenvolvimento do sujeito como cidadão. A escola, é o lugar onde a criança, deverá encontrar os meios de se preparar para realizar seus projetos de vida, a qualidade de ensino e, portanto, condições necessárias tanto na sua formação intelectual, quanto moral, sem formação de qualidade, a criança poderá ver seus projetos frustrados no futuro.

 Está na LDB- Lei Diretrizes e Base Da Educação Nacional- que é dever da escola, o compromisso de educar os alunos dentro dos princípios democráticos.

 Fazer com que o aluno perceba que há coerência, entre esses valores é o que ele espera da vida, não há dúvida, ele se tornará um sujeito de autorrespeito, pelo simples fato de respeitar esses valores. O papel da escola, é justamente esse, fazer compreensivo o significado dos conceitos, desta forma a escola deve, preocupar-se, possibilitando condições que a sociedade que a abriga ingresse em seu meio, assumindo assim seu compromisso, como local de transmissão, de saber, e construção de conhecimento, o papel da escola nesse mundo se transforma, deve esta equilibrado entre a função de preparar cidadãos, tanto para desenvolver suas qualidades, como para a vida em sociedade.

A escola não é um espaço neutro, pois sua diversidade de informações são variadas ,vai desde os valores éticos, morais.

A origem da escola tem várias renovação em milhares de anos e sua configuração do espaço físico se adequou a sua sociedade.

          Algumas das possíveis dificuldades que o espaço escolar e os educadores se deparam é a falta de comprometimento dos pais na educação dos filhos, delegando essa tarefa à escola e da comunidade com as ações pedagógicas administradas no ambiente escolar.

Os alunos por sua vez também são afetados na aprendizagem de ler, e escrever que podem ser originadas por diversas razões, como, por exemplo, na relação entre os pais dos estudantes e a escola ,relação entre pais e filhos (falta de dialogo) ,pais que se ausentam durante o dia a dia da criança ,entre outros assuntos que interferem na relação aluno e escola.

Porem tem duas divergências de ideias: os pais que acham que os educandos estão sendo rígidos demais e tomando a frente sobre alguns assuntos. E os professores que hoje em dia são cobrados pois os filhos muitas das vezes ficam quase o dia todo no âmbito escolar e que não são mais respeitados como antigamente pois os pais se interferem quando o educando chama a atenção ou sobre a nota do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com