TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Étnico Cultura

Por:   •  6/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria da Cultura AP II:

A Antropologia só foi reconhecida como disciplina científica no final do século XIX, no qual tem com o objetivo estudar o homem e sua evolução física, biológica, social e cultural.

Nesta época surgi às teorias antropológicas como ferramentas para aplicação de estudos, sendo o Evolucionismo uma das primeiras escolas de pensamento social sobre a cultura a partir das contribuições da pesquisa do cientista Darwin sobre a teoria da evolução e com a teoria do filósofo Herbert Spencer que ficou conhecida como “darwinismo social”.

Os etnólogos evolucionistas defendiam que a cultura do homem passa por etapas evolutivas e os povos Europeus eram considerados seres mais evoluídos.

Esta escola carregada de preconceitos etnocêntricos, uma idéia de uma superioridade da raça branca em relação aos índios e negros. Arthur de Gabineau foi considerado o pai do racismo e condenava a mistura de raça.

Ainda neste século surge o pensamento difusionismo para contrapor ao evolucionismo, no qual acreditavam que a cultura é difundida de uma região para outra e que as diferenças e semelhanças culturais eram conseqüências da tendência humana, sendo que a cultura de um povo era influenciada pela cultura dos povos que viviam ao seu redor, através do contato que mantinham com as civilizações vizinhas.

Dentro do difusionismo existia a corrente britânica e a alemã. Para corrente britânica existia apenas um centro cultural (heliocentrismo) e tinha entre os adeptos G. Elliat Smith e William J. Perri e na corrente alemã que era conduzida por Wilhelm Schmidt e Fritz Graebner afirmavam que os traços culturais difundiam-se em círculos (Kulturkruses) para outras regiões e pessoas.

Esta escola se baseava em arqueológicos achados e por pesquisas etnográficas, ou seja, um respaldo científico.

Na escola de pensamento Funcionalista destaca-se a importância de interpretar as estruturas sociais, considerando a cultura uma dimensão articuladora dos papeis sociais entre cada indivíduo.

Desta forma seus mentores se preocupavam em conhecer a realidade cultural em um dado momento destacando que as necessidades biológicas do Homem influenciavam diretamente em sua cultura.

Leomira Carrilho

Esta escola inovou, seus seguidores deixaram de se preocupar com a origem. Franz Boas preferiu aderir esta concepção, pois para ele a cultura deve ser estudada em sua totalidade mesmo sendo um conjunto unitário.

O Estruturalismo, entre as demais teorias é a mais revolucionária, contradizendo todas as outras teorias, tiveram como objeto de estudo as tribos indígenas estudando a linguagem e a religião.

Seus principais representantes foram Arnold R. Radcliff e Claude Lévi- Strauss eles diziam que por de trás de todas as ações do Homem há estruturas universais que seriam as manifestações deles, a linguagem, religiões, mitos e folclores.

Portanto apesar de cada teoria ter diferentes focos de observação e pontos de vista, não se pode afirmar que uma é melhor que a outra e nem pior, pois todas são ferramentas, que contribuíram para compreender o conceito de cultura e para que pudesse explicar e entender o comportamento humano.

Apesar de Homem possuir culturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com