TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTO JUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

Por:   •  20/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTO JUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

Desafio Profissional

Curso: Pedagogia Licenciatura

3º Semestre

                                                                                                                                             

Deise Damasceno de Holanda

RA: 1015429043

Tutora:  Sandra Rosa Cerezini Leite

 

Mogi das Cruzes

 2016.

Universidade Anhanguera – Uniderp

Deise Damasceno de Holanda

Desafio Profissional

Curso: Pedagogia Licenciatura

3º Semestre

Mogi das Cruzes, 18 de Novembro de 2016.


                                                                                                     

Introdução

          O desenvolvimento infantil ocorre geralmente entre zero a seis anos de idade, englobando aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Para um bom desenvolvimento nesta fase, a criança precisa de um ambiente acolhedor, harmonioso e rico em experiências desde o período pré-natal, por meio dos cuidados com a mãe, seu ambiente, e se estendendo até a escola.

Pensando nisso Denise a professora de um Centro Municipal de Educação Infantil, elaborou plano de ação contendo informações sobre a relevância da brincadeira para desenvolvimento infantil, pois brincando, a criança passa a se relacionar com os brinquedos, interage com as outras crianças, começa a socializar-se, aprende sobre regras, a vencer alguns desafios, e também apontando os materiais necessários para a construção desse tipo de ambiente, para assim explicar  sobre o impacto que as  doações causariam naquela comunidade, para o senhor Renato, e a vasta necessidade de  implantar  uma brinquedoteca na instituição, mostrando a importância da interação no desenvolvimento infantil, pois quanto mais oportunidades são dadas às crianças , maiores serão as chances de desenvolver plenamente e isso se refletirá na pessoa adulta que elas se tornarão.

                                                                                                                                     

Passo 1

 A criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo,

Para Piaget os estágios se caracterizam pelas diferentes maneiras que o indivíduo tem de interagir com a realidade.

Os quatro períodos são: sensório motor de 0 a 2 anos/ pré operacional de 2 a 7 anos/ operatório concreto de 7 a 11 anos / operatório formal de 11 e 12 anos em diante.

As características de cada fase de desenvolvimento são:

1º Sensório Motor: A criança usa as percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver seus problemas. As crianças nessa fase não possuem pensamento.

2º Pré Operacional: é marcado pelo aparecimento da linguagem oral por volta dos 2 anos, a qual tem possibilidade da criança construir esquemas de ação interiorizados..

3° Operatório Concreto: é por volta dos 7 anos onde o pensamento logico e objetivo adquiri preponderância ao longo das ações interiorizadas,  vão se tornando cada vez mais reversíveis por tanto móveis e flexíveis..

4º Operatório Formal: A principal característica por sua vez reside no fato em que os pensamentos se tornam livre das limitações da realidade concreta, nessa etapa a criança é capaz de raciocinar logicamente.

                                                                                                                                   

Passo 2

 É através das brincadeiras que ocorre o desenvolvimento infantil, e a brincadeira também auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados.

A criança aprende a brincar, depende de cada cultura. O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempo. Através deles, a criança desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios.                                                                                                                                

                                                                                                                                     

Passo 3

A diferença entre os conceitos Brincar e Brincadeira, e bem como suas funções da brincadeira para desenvolvimento humano.

Brincar é divertir-se, é um comportamento com uma relação estabelecida com um contexto social. Já a brincadeira é uma atividade resultada do comportamento de brincar.

A brincadeira é fundamental, para o desenvolvimento humano.

Passo 4

O objetivo da brinquedoteca é possibilitar o desenvolvimento mental, psicológico, social, físico da criança por meio do lúdico. Uma boa brinquedoteca deve ser um espaço diferente, colorido e alegre, no qual crianças e jovens podem soltar a imaginação à vontade e contar com brinquedos variados, novos ou usados, feitos de diferentes tipos de material. Além de brinquedos, nelas devem estar dispostos livros, gibis e jogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com