TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENI

Por:   •  9/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE BAURU/SP

CURSO: PEDAGOGIA – 4ª SÉRIE

TUTORA EAD: SANDRA ROSA CEREZINI LEITE

        

DIOMARA DIAS - RA 1568196942

IVETE SILVIA LOPES PEREIRA – RA 286989909

VANESSA BASTOS PEREIRA RIGHETTI -  RA 1220428999

THAIS BOTINI SAMPAIO – RA 0166569416

VILMA JOSÉ DA SILVA -  RA 2840287298

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM:

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL;

MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

Bauru, 11 de novembro, 2016.

[pic 2]

Passo 1  =  IVETE

Passo 2 =

  • Por que a brincadeira é importante?

O brincar tem grande importância na vida da criança. Estimula a socialização, a linguagem e desenvolve as habilidades físicas básicas da criança, principalmente a coordenação motora fina e grossa, essencial na alfabetização. É através do brincar, bem direcionado na primeira infância, que favorecerá bons frutos na vida adulta.

        O ambiente onde a criança passa a maior parte do tempo, deve estar adequado para com cada faixa etária, com brinquedo ou objetos que possa desenvolver na criança as habilidades de pensar, de se relacionar e de agir, como num “Faz de contas”.  Esse “Faz de contas” tem uma profunda importância da primeira infância, como um alimento para sua alma. É onde elas trabalham a fantasia, a imaginação e se integram com outras crianças. Podem sim brincar sozinhas, mas em grupos se torna mais viva a brincadeira imitando, de maneira lúdica, o dia a dia do mundo dos adultos. Portanto, é de extrema importância que a criança esteja rodeada de adultos íntegros e dignos de dar bons exemplos a serem imitados.          

[pic 3]

É nesse tempo de brincar que criança aprende a dividir, a ser amigo, ser paciente, ser compreensivo e aprende a olhar para outro. Também é o tempo onde irá formar sua personalidade. A criança bem trabalhada na infância será um adulto bem direcionado no futuro.

  • A criança sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?

Quanto a isso, depende muito de cada etapa. Por exemplo, um bebê aprende naturalmente a brincar sozinho quando descobre seus pés, mãos, dedos... e ele se diverte com isto! Mas nos primeiros anos de vida as crianças aprendem com os pais, ou adultos que com ela convivem. Aprendem quando lhes são oferecidos brinquedos ou objetos que despertem a capacidade física e cognitiva. Através do lúdico a criança se desenvolve explorando todas as suas habilidades motoras, sua capacidade emocional e potencialidade para o pensar. É través do brincar livre e sadio, respeitando cada fase de desenvolvimento, que ele irá ganhar qualidade e será base para as outras fases que a criança chegará.

[pic 4]

  • O que a criança aprende através da brincadeira?

A criança aprende a interagir uma com as outras ,dependendo da brincadeira  a criança cria um mundo de fantasia onde ,no qual não tem no seu dia a dia.

 A brincadeira entre amigos são valiosas e ricas ,por que através da brincadeira as crianças se descobrem a sua personalidade ,uns querem liderar ,outros serem liderados ,na primeira infância no brincar que são desenvolvidas a capacidade de cada um ,sendo um individualista e outros acolhedores .A criança vivencia no brinquedo como se ela fosse maior do que é na realidade .

Como Maluf (2003,p.21)afirma que “Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimentos e estresse ou medo ,desenvolvemos a socialidade  , cultivamos a sensibilidade ,nos desenvolvemos intelectualmente ,socialmente e emocionalmente.

[pic 5]

Passo 3 –

Após a leitura, escreva sobre a diferença entre os conceitos “Brincar” e “Brincadeira”, bem como as funções da brincadeira para o desenvolvimento humano.

As diferenças entre os conceitos “Brincar” e “Brincadeira”, bem como as funções da brincadeira para o desenvolvimento humano, segundo a análise do texto “Brinquedoteca: a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola”, de Fabiane Rosa, Helena Kravhychyb e Mauro Vieira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (272 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com