TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1] [pic 2]

ALINE BERNARDO DOS SANTOS

ANA CARLA RIBEIRO CORTEZ

MARIA SOBERANA PEREIRA  L.  ANJOS

MÁRCIA GONÇALVES CORRÊA 

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPAL:

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

ALINE BERNARDO DOS SANTOS

ANA CARLA RIBEIRO CORTEZ

MARIA SOBERANA PEREIRA  L.  ANJOS

MÁRCIA GONÇALVES CORRÊA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPAL:

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Produção textual interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina; Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente;  Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos (ONLINE); Educação de Jovens e Adultos;Seminário Interdisciplinar VI;

Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil.

Orientador: Tutor;  Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro; Mari Clair Moro Nascimento; Mirela Ramos Moimaz Helbel; Juliana Bicalho de Carvalho Barrios; Vilze Vidotte Costa; Natalia Germano Gejão Dias; Natália Gomes dos Santos/Vilze Vidotte Costa.

                                                                 Tutor eletrônico: Silvana de Cassia Bozolan

                                                                 Tutor de sala: Maria Áurea  de Souza Tomaz

São José dos Campos

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO:        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9


INTRODUÇÃO

         O objetivo deste trabalho consiste em refletir sobre um dos movimentos mais marcantes da educação brasileira que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trata-se de um documento norteador, extenso e complexo, que tem despertado diversas dúvidas entre os educadores. Nesse contexto é de suma importância assuntar sobre este documento, qual a sua finalidade, os fundamentos legais e pedagógicos que o embasam e o que ele retrata acerca dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 Essas reflexões são necessárias para que o professor exerça o papel de mediador no processo de ensino aprendizagem do aluno e adote  práticas pedagógicas mais interdiciplinares, ativas e participativas embasadas nas competências estabelecidas pela BNCC e  que ofereçam condições para os alunos desenvolverem  seus conhecimentos acadêmicos e suas potências para estarem  preparados para o mundo que os desafiam e  se tornem um ser protagonista e ativo na sociedade e tenham uma educação igualitária garantida de acordo com as leis que regem a educação.


DESENVOLVIMENTO:

O QUÉ A BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter nacional, colaborativo e normativo de grande importância para a educação brasileira, que define quais são as aprendizagens essências que todos os alunos têm o direito de adquirir durante a educação básica. Ela está orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos, traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. (LDB). Esses princípios visam a formação humana integral em suas múltiplas dimensões e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

FINALIDADES DA BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a finalidade de orientar a elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas, políticas para formação de professores, produção de material didático, avaliação e definir o conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns para todos os alunos da Educação Básica nas escolas públicas e privadas de todo o país.

 Ela representa um instrumento para a promoção da equidade, na medida em que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos das escolas do Brasil têm o direito de aprender, desde da educação infantil até o ensino médio e orienta as políticas educacionais, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas, promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino.

FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

A BNCC explicita que as decisões pedagógicas devem ser baseadas no desenvolvimento de competências, que é um conjunto de aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, que os estudantes devem desenvolver durante toda a Educação Básica.

As aprendizagens essências da base estão expressas em dez competências gerais e se refere ao conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e a responsabilidade e cidadania.

Elas definem o cidadão que se pretende formar , norteiam uma  educação igualitária  para todos e afirma o compromisso com a educação integral, isso não significa  que o tempo de permanência dos estudantes na escola irá aumentar , mas a promoção de uma educação que comtempla   o desenvolvimento dos estudantes em todas as dimensões, intelectual, física, emocional, social, cultural  integrando os conteúdos  de forma intencional, que visa o pleno desenvolvimento do estudante, seu crescimento como cidadão e sua qualificação para o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (86.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com