TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        a importância do estudo da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR        4

2.1        as diretrizes no ensino-aprendizagem das disciplinas        5

3        interdisciplinariedade e contextualização        6

3.1        Como deve ser construído um Plano de Trabalho Docente interdisciplinar?        6

4        plano de trabalho docente        8

5        CONCLUSÃO        11

6        REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter obrigatório, que determina os conhecimentos e habilidades que deverão ser desenvolvidas pelos alunos ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. O documento tem como principal norteador as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e contribui de maneira significativa, com a formação integral dos alunos.

No período do Ensino Fundamental, as crianças estão enfrentando mudanças importantes em relação ao seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. As escolas realizarão a revisão e reformulação do currículo das disciplinas no Projeto Político Pedagógico, estes serão compostos por conhecimentos contemplados na parte comum da BNCC e conhecimentos que serão inseridos pela comunidade escolar na parte diversificada.

 As metodologias de ensino utilizadas pelo professor podem influenciar de forma relevante esse processo. Portanto, o professor deve trabalhar de forma a estimular o pensamento criativo, lógico e crítico dos alunos, considerando a importância da valorização dos conhecimentos já construídos pelo próprio individuo.

Os objetivos do presente portfólio é refletir sobre a Base Nacional Curricular, a importância da interdisciplinaridade e a apresentação de um plano de aula interdisciplinar, voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com abordagens relacionadas às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.


  1. a importância do estudo da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental foi aprovada e homologada em dezembro de 2017, e será implantada nas escolas a partir de 2019, porém as instituições de ensino já estão se adequando para sua chegada. A Base é compatível com o que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE), e seu principal objetivo é orientar as escolas do Brasil em relação ao que será ensinado para os alunos, definindo metas de aprendizagem que devem ser alcançadas ao longo da escolaridade básica.

A BNCC está gerando grandes expectativas e tensões por parte dos educadores do Brasil. Ela visa mudar e melhorar a forma de ensino e suas metodologias. De maneira geral, quando se define o que é importante para os alunos e o que eles têm de aprender em cada etapa da vida escolar, são assegurados direitos igualitários de aprendizado, garantindo a qualidade da educação, e uma vida em sociedade justa e inclusiva.

Para o professor se tornar mediador da educação, primeiramente, é fundamental identificar quem são os seus alunos, compreendendo as reais condições de aprendizagem. É preciso identificar a realidade desses alunos, bem como a trajetória escolar, utilizando essas informações a favor da sua aprendizagem. Quanto à elaboração de currículos, os professores terão de vencer as dificuldades que encontram na transição entre as etapas da Educação Básica, e também entre as duas fases do Ensino Fundamental.

O Ensino Fundamental está organizado em quatro áreas do conhecimento, definidas pela LDB: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Essas áreas estimulam a formação integral do aluno e apresentam competências específicas, promovendo o conhecimento e habilidades. Nessa fase de ensino, fica evidente o que se espera que o aluno aprenda, devido à progressão das aprendizagens em cada ano, desenvolvendo as competências específicas de cada área do conhecimento competências gerais. Os conhecimentos e habilidades que os alunos do Ensino Fundamental devem desenvolver estão organizados por componentes, e são relacionados com as competências gerais.

  1. as diretrizes no ensino-aprendizagem das disciplinas

O Currículo relativo às etapas da Educação deve ter como documentos orientadores obrigatórios a LDB e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica do país. Definem-se como um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos capazes de orientar as escolas brasileiras na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas, definindo competências e diretrizes para a educação.

As Diretrizes Curriculares Nacionais visam preservar a questão da autonomia da escola e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, Desse modo, as escolas devem trabalhar os conteúdos básicos nos contextos mais adequado, considerando o perfil dos alunos que atendem, a região em que estão inseridas e outros aspectos locais relevantes.

 De acordo com o Conselho Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais compreendem elementos considerados essenciais para cada área básica do conhecimento, tem como o seu objetivo central é promover no estudante a capacidade de aprendizagem para dessa forma, seja garantido que os conteúdos básicos sejam ensinados para todos os alunos no contexto em que estão inseridos.

 Conteúdos, competências e habilidades, e sim de um conjunto de orientações que tem a função de auxiliar e nortear o planejamento dos professores, como materiais adequados, tempo de trabalho e condições necessárias para colocá-lo em prática, os conhecimentos que devem ser abordados em cada disciplina dentro das instituições de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com