TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.224 Palavras (17 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MALHADOR/SE

Maria Cristina Vieira[1]

      Maria Rosimeire dos Reis[2]

RESUMO

Este artigo tem como finalidade analisar a importância da capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Malhador/SE; verificar o nível de formação dos professores; investigar como os docentes procuram se atualizar, aperfeiçoar e aplicar os seus conhecimentos no exercício de sua profissão e verificar se estes profissionais acham importante e necessário uma capacitação contínua. Metodologicamente, procurou-se fazer uma pesquisa exploratória e bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, com técnicas de coleta de dados através de questionários. O artigo retrata o nível de formação dos professores o qual revela que ainda existem professores com uma formação apenas no ensino médio, no qual se observa a necessidade de investimentos do município para a capacitação dos professores. Por conseguinte, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB promove a valorização dos professores, no entanto é necessário que os gestores assumam o compromisso com uma educação de qualidade com cursos para aperfeiçoar a capacitação dos professores uma vez que o município não dispõe destes recursos e está cada vez mais difícil o diálogo entre alunos e professores em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE

Professores, Formação continuada, Escola.

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Malhador/SE, uma vez que a capacitação de professores é uma necessidade urgente e cada vez mais relevante. Nesse sentido, ele foi desenvolvido a partir do tema “Formação inicial e continuada de professores”.

Esta pesquisa questiona esta necessidade através das seguintes indagações: os professores da rede municipal de ensino de Malhador preocupam-se em melhorar a sua formação? De que maneira os professores procuram se atualizar, aperfeiçoar e aplicar os seus conhecimentos no exercício de sua profissão? E de


que maneira os professores da rede municipal de ensino de Malhador dão continuidade a sua formação?

A partir destas problemáticas, buscou-se verificar o nível de formação dos professores; investigar como os docentes procuram se atualizar, aperfeiçoar e aplicar os seus conhecimentos no exercício de sua profissão e verificar se estes profissionais acham importante e necessário uma capacitação contínua. Para isso, foram utilizadas teorias de alguns autores, no intuito de dar legitimidade ao estudo, assim como também, utilizou-se de princípios legais que legitimam a educação brasileira no cenário nacional.

Este tema surgiu a partir de debates em sala de aula entre alunos e tutor no decorrer do curso, assim como também, através de um projeto e de um relatório de pesquisa elaborados nas Disciplinas de Práticas Interdisciplinares II e III, pois percebe-se que o professor por ser um transmissor de conhecimento, necessita estar sempre informado de acontecimentos e conteúdos atuais. Diante disso, foi escolhido este tema na lista que foi enviada aos alunos.

Por conseguinte, a capacitação de professores da rede municipal de ensino de Malhador/SE se mostra importante, uma vez que ainda existem muitos professores com apenas a formação do ensino médio e que não há interesse por parte destes em aperfeiçoar seus conhecimentos, muito embora a LDB/96, garanta a valorização dos professores, alguns ainda parecem não ter este conhecimento, pois este pensamento contempla apenas alguns professores que tem graduação.

Neste sentido, esta pesquisa poderá revelar aos professores e gestores a necessidade e a importância de estar atualizado com novos assuntos e mudanças que surgem no decorrer dos anos e que muitas vezes necessita de novas técnicas de ensino para poder envolver todos os alunos, inclusive os mais dispersos.

Esta pesquisa foi realizada no município de Malhador/SE, com professores da rede municipal de ensino. Já que a rede municipal de ensino de Malhador é composta por quatorze escolas foram escolhidos dois professores por cada escola, totalizando vinte oito professores na amostragem.

Metodologicamente, procurou-se fazer uma pesquisa exploratória e bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, com técnicas de coleta de dados através de questionários, a partir dos quais foi possível alcançar os objetivos propostos. Não obstante, é válido mencionar que foram utilizados como fonte de pesquisa livros de acervos impressos e digitais, sites de internet, artigos científicos, além de utilizações de palavras-chaves como professores, formação continuada e o nível de formação dos professores.

2 A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

Para ter a educação como uma política social de garantia de direitos, é necessário implementar políticas públicas que possam dar acesso e permanência aos estudantes dentro da escola, bem como proporcionar melhorias na qualidade da educação através do incentivo, da valorização e da capacitação dos professores.

A escola contemporânea vem sendo atingida por vários conflitos sociais, econômicos e culturais, que determinam inúmeras demandas, as quais necessitam de profissionais capacitados. Mediante esta realidade, faz-se necessário uma formação continuada e aperfeiçoada, através de cursos de capacitação, seminários, mesas-redondas, dentre várias outras formas de capacitação, que retrate temas atuais, para que se tornem meios de debate em sala de aula, assim como também de aperfeiçoamento de conteúdo e estímulo para pesquisa.

Em consonância, Pedro Demo afirma que,

Cabe oferecer ao professor também propostas de duração inferior, a título de socialização do conhecimento, como seminários, congressos, mesas-redondas, conferências etc., em que se trata de transmitir conhecimento. O professor precisa estar informado, atualizado, embora necessite sobretudo estar à frente do processo construtivo de conhecimento, pelas vias de pesquisa, da elaboração própria, da teorização das práticas[3]. (DEMO, 1994, p. 85)

Desta forma, o papel do professor é decisivo no sentido de orientar o aluno, através de conteúdos claros, pois na escola perpetua ações de intermédio e formação do indivíduo, o que falta é a reflexão por parte destes, frente aos problemas sociais que emergem na sociedade. Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (260.9 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com