TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.429 Palavras (18 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE AVANTIS

PÁTILA CRISTINA DOS SANTOS FERREIRA

TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

        

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

2017

PÁTILA CRISTINA DOS SANTOS FERREIRA

TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de prática como componente curricular do curso de licenciatura em pedagogia com o objetivo de analisar e compreender o trabalho do professor na educação básica.

Tutora: Prof.ª Juliana Pinheiro Mafra

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

2017

1 INTRODUÇÃO

Trabalho referente a prática como componente curricular sendo, entrevista com dois professores dos anos iniciais e elaboração de relatório.

A temática abordada é a profissionalização docente, através de entrevista de professores com diferente tempo de carreira, identificando e investigando situação-problema na prática docente.

O PCC vem com o papel de articular as disciplinas do semestre em uma proposta que contemple a relação ensino, pesquisa e extensão a fim de que favoreça e garanta as vivências dos acadêmicos na docência.

O objetivo principal é analisar e compreender o trabalho do professor da educação básica em sala de aula, com isso identificar diferentes formas de trabalho.

2 REGISTRO DE ENTREVISTA

No dia 27 de Maio de 2017 entrevistei a Professora Claudia Gallert, que atua no IFPR-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, formada em pedagogia com Especializações em Métodos e Técnicas de Ensino e em Didática do Ensino Superior e que também traz em seu currículo Mestrado em Educação.

No dia 30 de Maio de 2017 entrevistei a Professora Jéssica Paixão M. Severino que atua na Escola Municipal Terezinha Picoli Cezarotto Ensino Fundamental e Educação Infantil, cursou o magistério e Licenciatura plena em Pedagogia, atualmente faz pós graduação em Letramento e alfabetização.

2.1 ESCOLHA DOS PROFISSIONAIS

As duas professoras foram escolhidas por que além de representarem com excelência e se dedicarem muito a profissão fazem parte da minha família, quando escolhemos uma carreira que queremos seguir é sempre bom nos espelharmos em pessoas que admiramos.

2.2 DESCRIÇÃO DA ENTREVISTA

Com a elaboração do PCC um dos meus principais objetivos era compreender um pouco mais sobre o que é estar em sala de aula, assim as perguntas foram voltadas para conhecer um pouco mais do trabalho de cada professora, tentando identificar as possíveis diferenças entre um professor veterano e um em início de carreira, também as fragilidades e dificuldades encontradas.

Para desenvolver o PCC utilizei as matérias de Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Cientifica, Psicologia da Educação: Fundamentos, História da Educação Brasileira e Tecnologia em Educação: linguagem e outros códigos, destacando Tecnologia pois foi utilizada para a realização das entrevistas, assim mostrando que o bom uso deste recurso pode acrescentar sim e muito. Por estar estudando em um curso EAD achei coerente realizar a entrevista desta forma, mostrando que sim é possível um bom estudo desta forma quando se dedica ao que faz.

Ao entrevistar dois professores com uma diferença tão grande em tempo de carreira pude perceber a diferença de experiência é quão diferentes são as opiniões. A profissional com mais tempo de experiência traz respostas mais consistentes e com mais fundamentos enquanto a profissional em início de carreira é mais objetiva e simples em suas respostas.

Ambas relataram que um bom planejamento é essencial pra que se consiga realizar atividades em sala de aula, este planejamento deve ser pensado desde a escolha do conteúdo, forma de explicar e como avaliar a compreensão dos alunos.

Ao questiona-las sobre a participação dos pais nas atividades pedagógicas me espantei por perceber que esta participação é tão pequena, mesmo sabendo o quanto isso é importante não só para o aprendizado do aluno mas também para a socialização, a presença dos pais até mesmo no auxílio dos deveres de casa tem deixado cada vez mais a desejar.

Quanto as principais dificuldades enfrentadas uma relatou que o número excessivo de alunos por sala de aula e o descaso do governo com a educação acaba dificultando o trabalho do professor, outra já traz uma dificuldade em lidar com a indisciplina dos alunos e os níveis de aprendizado diferenciado entre eles.

A metodologia utilizada pela professora veterana é a sequência didática, já a profissional em início de carreira trabalha com o sócio construtivismo, que é estabelecido pelo município onde trabalha.

Em relação ao uso das tecnologias ambas utilizam na elaboração de atividades, provas e pesquisar de conteúdo, e afirmam que o uso deste recurso facilita em muitos momentos, mas é uma ferramenta que precisa ser utilizada com sabedoria, pois ela sozinha não funciona.

Quando questionadas sobre musicalização ambas disseram não terem conhecimento especifico quanto ao assunto, a professora veterana disse já ter trabalhado, mas sem muito conhecimento, já a em início de carreira diz não ter trabalhado com este método mas acha valido e interessante.

Em relação a qualidade da educação infantil pude ver que é muito relativo ao local e a escola, mesmo esta área da educação sendo a menos valorizada e só tendo sido reconhecida como educação a pouco, ainda se vê muito apenas como um trabalho de cuidar das crianças e não de educar, com a criação dos CEI´s (centro de educação infantil) houve um grande avanço mas ainda estamos longe do ideal. A professora em início de carreira relata que onde trabalha tem um ótima estrutura e equipe, o que facilita muito o trabalho, ambas ressaltam que infelizmente ainda não se tem consistência pois cada município é responsável pela sua educação infantil sendo assim uns muito mais precários que outros conforme a gestão.

2.3 PRINCIPAIS REGISTROS

Por ainda não ter trabalhado e sala de aula pedi as duas entrevistas conselho e dicas para ser um bom educador, com certeza o principal que me passaram foi a dedicação ao que faz, estar sempre em buscar de melhorar e se atualizar, lembrando sempre que trabalhamos com crianças que são seres únicos, sendo que cada indivíduo recebe o conteúdo e aprende de uma forma diferente, jamais devemos deixar de respeitar estas individualidades de cada um, um bom planejamento e conhecer bem os alunos também é muito importante para a realização de um bom trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (714.9 Kb)   docx (584.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com