TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CINCOS SENTIDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 9

OS CINCOS SENTIDOS NA EDUCAÇÃO INFALTIL

Cibele Colombo da Silva

 Kerolyn Moraes Alexandre

Profª Tutor Externo: Reginaldo Laurindo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

 Pedagogia PED (...) – Paper estágio I

20/10/2018

RESUMO

 Toda criança por si só nasce curiosa, não é mesmo? Afinal, ele não conhece nada nesse mundo, nem seu próprio corpo. A criança começa a si identificar só a partir dos seis meses e nessa fase que ela começa a distinguir sua imagem no espelho descobrindo que ela existe num corpo com perninhas, bracinhos, orelhinhas etc. analisando desta forma a estimulação dos cinco sentidos é uma necessidade na educação infantil. Os educadores não apenas podem como devem passar atividades para as crianças explorarem a visão, paladar, tato, olfato e audição.  A presente pesquisa buscou sobre os cincos sentidos na educação infantil, sendo eles muito importantes, pois é através dele que percebemos o mundo ao nosso redor, proporcionando os alunos a desenvolver e conhecer essas habilidades com os sentidos, iremos destacar a relevância de o professor usufruir este momento de seus educandos, disponibilizando a eles métodos e recursos para aperfeiçoar  seus conhecimentos sobre os cincos sentidos.

Palavra chave: Educação infantil. Cinco sentidos. Desenvolvimento

1 INTRODUÇÃO

A melhor maneira de uma criança aprender é brincando, e a brincadeira perceptual auxilia as crianças a ficarem mais acomodadas com o mundo que elas vivem, encorajando-as a serem mais participativas e sociais. Elas tendem a aprender mais quando as informações são passadas por mais de um sentido. Por isso é de suma importância estimular os cincos sentidos na criança.

Sendo assim se faz necessário trabalhar de uma forma mais lúdica e natural para o desenvolvimento delas, e é por meio das brincadeiras a forma mais eficaz. A várias brincadeiras para estimular os cincos sentidos nas crianças, quanto mais sentidos envolver, mais ela estará estimulando o desenvolvimento.

A pesquisa que se pretende apresenta os cinco sentidos. Os objetos utilizados para esse fim, foram à realização da atuação em sala de aula. Com a elaboração do planejamento, dos alunos envolvidos e como se dará sua participação, ou como se procederão da proposta a serem alcançados.  

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: METODOLOGIA DE ENSINO

 Dentro da Metodologia de Ensino, abordamos questões quanto a pratica de ensinar, como quando e o que ensinar. São os métodos que o professor utiliza pra que seus alunos possam compreender os assuntos que serão trabalhados. Para isso o professor busca no seu dia a dia os métodos de ensino que mais se aproximam da realidade de seus alunos. Numa prática dialógica e criativa e dinâmica contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem.

3 OS CINCOS SENTIDOS

O desenvolvimento emocional, psíquico e social de uma criança se dá nos seus primeiros anos de vida, e quando ela começa a se inserir com o meio social descobrindo e experimentando novas sensações. Os cincos sentidos “tato, audição, olfato, paladar e visão” são os principais artefatos para construir as percepções e o desenvolvimento sensório-motor, melhorando a capacidade e a harmonia com o primeiro contato com o ambiente ao qual a criança esta inserida.

O contato com o mundo permite à criança construir conhecimentos práticos sobre o seu entornos, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objeto, seres, formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular objetos. (RCNEI,1998).

Todo ser humano aprende para se desenvolver e é na escola que ele tem uma aprendizagem mais profunda, na escola tudo deve ser de forma organizada, pensada, planejada, discutidas e refletida. Tudo bem formal para que o educando venha crescer com uma estrutura adequada.

O processo na educação infantil não pode ser diferenciado, pois e no período de zero a cinco anos que a criança mais absorve, fazendo a diferença no futuro, servindo de base para o desenvolvimento posterior. É dessa forma que enfatizamos a relevância da escola como local para os cuidados na educação infantil, sendo ali que a criança se envolve, interage e age com o meio, com o próximo e consigo mesma, desvendando o mundo que a cerca para ir além.

Dessa forma a escola de educação infantil não pode deixar de educar, pensando apenas em cuidar, deve haver equilíbrio em cuidar e educar para que a criança venha ter um desenvolvimento completo.

A base para as aprendizagens humanas está na primeira infância. Entre o primeiro e o terceiro ano de idade a qualidade de vida de uma criança tem muita influencia em seu desenvolvimento futuro e ainda pode ser determinante em relação às contribuições que, quando adulta, oferecerá a sociedade. Caso essa fase ainda inclua suporte para os demais desenvolvimentos, como habilidade motora, adaptativas, crescimento cognitivo, aspectos sócios emocionais e desenvolvimento da linguagem, as relações sociais e avida escolar da criança serão bem sucedidas e fortalecidas. (PICCININ, 2012).

Ao longo de seu desenvolvimento as crianças vão se descobrindo através dos sentidos, sendo seres ativos, dinâmicos, curiosos e ávidos por conhecer o mundo ao seu redor sendo elas observadoras.

O papel do educador é de grande importância para o desenvolvimento dos alunos, tornando necessário apoiar e observar a criança no seu processo de ensino e aprendizagem diversificando sua ação educativa, desafiando e encorajando elas a explorarem e desfrutarem do espaço envolvente através dos seus sentidos.

Sabendo que é através da ação que a criança constrói sua aprendizagem cabe ao educando fornecer atividades diversificadas que remetem para os cincos sentidos usando os materiais que lhes oferecem ao longo do dia.

O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo. (CURY, 2007)

É interessante que o educador venha trabalhar na criança de forma cooperativa estimulando e desenvolvendo seus sentidos, o tato a visão, audição, paladar e o olfato fazem com que a criança descubra a si mesma e o mundo, pois e nessa fase que ela não tem medo de ver, sentir e ouvir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (576.2 Kb)   docx (405.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com