TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do Espaço Educativo Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO online CONECTADO de

 Pedagogia

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE GRUPO

“Organização do espaço educativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.”

[pic 5]

Vitória-ES

2019

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE GRUPO

“Organização do espaço educativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.”

Trabalho de Licenciatura e, Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Ensino de Matemática, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de História e Geografia, Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade Seminário, Interdisciplinar: Tópicos Especiais I, Estágio Curricular Obrigatório II – anos iniciais do Ensino Fundamental

[pic 6]

Vitória-ES

2019


SUMÁRIO

1        . INTRODUÇÃO        3

2        . DESENVOLVIMENTO        3

2.1.PROJETO INTERDICIPLINAR        4

3        . CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

4        . CONCLUSÃO        9

5        . APÊNDICE        11


  1. . INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo vivenciar uma situação, na prática, e auxiliar no trabalho pedagógico vivido pela escola. Como recursos usaremos a leitura e compressão no que diz a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), consequentemente será desenvolvido um aprendizado significativo para o trabalho docente. Diante de tantas transformações que vêm ocorrendo nas leis e currículo que regem o ensino, é necessário se apropriar dos conhecimentos que irão direcionar, orientar e auxiliar no trabalho pedagógico e no processo ensino x aprendizagem, desenvolvidos em sala de aula.  

Enquanto docentes há a necessidade do pleno desenvolvimento de conhecimentos necessários para o ensino, de acordo com as mudanças ocorridas ao longo dos anos, uma vez que essas trazem uma ideia de valorização do conhecimento trazido pelo aluno, sua vivencia na sociedade e através desse conhecimento constroem-se o saber cientifico e assim sobrepondo à compreensão de mundo, sociedade e experiências vividas por ele.

Não se pode desenvolver o ensino sem a sensibilidade necessário para entender que a educação parte de algo muito mais complexo do que é imaginado, a pesquisa e o planejamento devem estar lado a lado com o professor. Planejar, pesquisar e continuar o processo de aprendizagem e desenvolvimento devem ser uma rotina na vida do docente, não há fórmula única para desenvolver os conhecimentos científicos necessários para o progresso e desenvolvimento social do ser humano, pois cada uma tem sua especificidade e maneira de aprender.  


  1. . DESENVOLVIMENTO

O trabalho tem o intuito de trazer uma reflexão sobre a organização do espaço escolar e o que possa ajudar no desenvolvimento do trabalho em escolas de nível fundamental. A base para todo o desenvolvimento encontra-se no trabalho realizado, de forma a proporcionar a criança condições e situações que estimulem o raciocínio necessário para a resolução de problemas e curiosidades na descoberta de novos conhecimentos que ela irá desenvolver no ensino fundamental.

Serão abordadas as matérias que são primordiais para o aprendizado da criança (português, matemática, ciências, geografia, história e educação física). São elas essenciais para que a criança possa compreender melhor o meio em que vive não se pode desmerecer todo o conhecimento que ela traz consigo que foi desenvolvido em seu meio social, pois, o mesmo foi de grande importância e contribuiu de forma significativa para seu conhecimento na sociedade.

De acordo com o PNE (Programa nacional de educação) 2000\2010, é importante que o primeiro contato da criança com a educação básica seja a partir da idade de 06 anos, para essa afirmação há duas justificativas:

[...] oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade (BRASIL, 2000 apud BRASIL, 2004, p. 15)

A escola precisa reconhecer o aluno como ser pensante capaz de se desenvolver de forma independente, sendo orientado pelo docente na função de mediador e o aluno o protagonista de seus conhecimentos adquiridos. O espaço físico da escola precisa ser receptivo para que a criança se sinta à vontade para desenvolver suas habilidades e receba o estimulo necessário para que seu desenvolvimento seja pleno e o resultado seja satisfatório á todos.

Sendo assim, Rinaldi (2002) afirma que:

 

[...] O ambiente escolar deve ser um lugar que acolha o indivíduo e o grupo, que propicie a ação e a reflexão. Uma escola ou uma creche é antes de tudo, um sistema de relações em que as crianças e os adultos não são apenas formalmente apresentados a organizações, que são uma forma da nossa cultura, mas também a possibilidade de criar uma cultura. [...] É essencial criar uma escola ou creche em que todos os integrantes sintam-se acolhidos, um lugar que abra espaço às relações (p. 77).

É importante que o professor se atente para a avaliação de projetos trabalhados, pois, o desenvolvimento do aluno deve ser observado de forma criteriosa, levando em consideração que o objetivo não é concluir o projeto em curto espaço de tempo e sim garantir que os alunos tenham alcançado o nível de aprendizagem esperada.  No processo de ensino e aprendizagem existem muitos desafios a serem vencidos, o trabalho pedagógico realizado pela escola deve proporcionar ao aluno a capacidade de identificar e resolver questões que forem surgindo no decorrer da sua vida escolar, impulsionar o aluno a reconhecer os desafios que surgem tanto no ambiente escolar quanto em sociedade, para que isso aconteça o espaço escolar deve ser receptivo e proporcionar ao aluno o querer estar nela e participar das atividades propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (211.1 Kb)   docx (75.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com