TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do Espaço Educativo na Educação Infantil I

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 11

  1. INTRODUÇÃO

O presente texto objetiva ao leitor a clareza na compreensão da importância de saber como a criança reconhece o mundo ao seu redor, a importância de vivências relacionadas aos sentidos do corpo humano, trazendo atividades interdisciplinares que abordam os cinco sentidos e o meio em que se relacionam.  

A criança com 4 e 5 anos de idade tem a capacidade de aprender através de jogos, músicas, brincadeiras, enfim, toda atividade lúdica e dinâmica de ensinar. O professor tem como função adequar seu plano de aula conforme essa faixa etária, que tem suas diretrizes estipuladas pelo MEC no documento “Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Educação Infantil”.

O texto conta com um projeto interdisciplinar que, por sua vez possui quatro atividades, contemplando as disciplinas de Alfabetização e Letramento; Literatura Infantojuvenil; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infantil, que por sua vez vai explorar os sentidos dos alunos durante as aulas.


  1. DESENVOLVIMENTO

  2.1 Referencial Teórico

A capacidade das crianças de terem confiança em si próprias e o fato de sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social (MEC/SEF, 1998.)

Sabemos que os indivíduos estabelecem relações com os lugares e que estes de alguma forma significam algo para eles. Com base nestas relações entre indivíduos e lugares, cabe à percepção pesquisar e interpretar simultaneamente como estes dão sentido a estes lugares. (Helbel, Vestena, 2017)

De acordo com (TUAN,1983, p 4), percepção é tanto a resposta dos sentidos aos estímulos externos, como a atividade proposital, na qual certos fenômenos são claramente registrados, enquanto outros retrocedem para a sombra ou são bloqueados. Muito do que percebemos tem valor para nós, para a sobrevivência biológica, e para propiciar algumas satisfações que estão enraizadas na cultura.

Ora, a percepção do ambiente, as imagens, seus significados, as impressões absorvidas e os laços afetivos são individuais de ser humano. Portanto, as diferentes percepções do mundo são interpretadas de diferentes maneiras, pois os processos cognitivos envolvidos neste processo são particulares de cada sujeito (MELAZO, 2005).

        Segundo Dias, (2004)

“a Educação Ambiental: [...] é considerada um processo permanente pelo qual o indivíduo e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os torna aptos a agir – individual e coletivamente - e resolver problemas ambientais presentes e futuros (DIAS, 2004, p.148 apud HELBEL e VESTENA, 2017, p. 74).”

 

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) vem orientar o profissional da Educação Infantil na construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, divididos em Eixos: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

2.2 PROJETO INTERDISCIPLINAR

Apresentação:Tema: Os cinco sentidos na Educação Infantil. O tema deste projeto abordará os cinco sentidos como ferramenta de aprendizagem na educação infantil.

Justificativa: É de suma importância que as crianças com faixa etária de 4 a 5 anos aprendam que eles dispõem de sentidos que eles mesmos têm que desenvolver. Sabendo disso, o projeto tende a favorecer esse desenvolvimento, com atividades elaboradas pelos professores. Atividades essas que levarão o aluno a ter contato direto com o meio ambiente, entenendo assim que o meio em que ele vive tem muito a ensiná-lo. Nesse projeto o aluno terá a chance de aguçar a audição, o paladar, o tato, o olfato e a visão. O toque que eles ouvem, o cheiro que sentem, o som que escutam, a textura que sentem dos objetos e até mesmo comidas e o gosto dos alimentos podem ensiná-los. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), as práticas utilizadas em sala de aula deve abranger todos esses sentidos, usando o espaço escolar. As crianças têm direito ao aprndizado constante. Para tanto, às vezes e quase sempre nessa idade, é preciso abordagens pedagógicas que transmitam o auto conhecimento e o conhecimento do mundo a seu redor, através do meio em que vivem.

Objetivos: Geral: Ampliar o conhecimento dos alunos nas disciplinas de Alfabetização e Letramento; Literatura Infanto-juvenil; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infantil através dos cinco sentidos.

Específicos: Ensinar a ler e escrever;

Ensinar a contar;

Ensinar o nome dos alimentos.

Metodologia e estratégias: 

Disciplina: Como o projeto abrange as disciplinas de Alfabetização e Letramento, Literatura Infanto-juvenil, Ensino de Matemática na Educação Infantil e Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infantil, o docente responsável por cada disciplina irá elaborar aulas que alcancem os objetivos acima citados.

Recursos: Recursos humanos (professores e alunos).

Recursos didáticos e tecnológicos (papel sulfite, tesoura sem ponta, livros de estórias, televisores, aparelho de DVD’s, DVD’s.

Recursos Naturais: frutas.

Desenvolvimento:

ATIVIDADE 01- DISCIPLINA: Alfabetização e Letramento

Primeiro dia: No primeiro dia, a disciplina que aplicou o projeto em sala foi a de alfabetização e letramento. A professora chegou na sala de aula, trazendo uma música chamada Os Sentidos, da Eliana.

Segue parte da letra:

Meus olhinhos são pra ver

Meu nariz é pra cheirar

Minha boca é pra comer

Meu ouvido é pra escutar

Completando os sentidos

Tenho as mãos para pegar

E os bracinhos bem compridos

Pra mamãe eu abraçar (repete)

Após ouvirem a música repetidas vezes, foram aprendendo a cantar, depois foram fazendo os gestos, tocando nos olhos, nos narizes, nas bocas e nos ouvidos. Quando chegou a parte das mãozinhas, foram abraçar os coleguinhas. Cada vez que repetia a musiquinha, abraçava um coleguinha diferente. Como tarefinha para casa, a professora colou no caderno de cada um, uma folha de sulfite com o desenho dos cinco sentidos para pintarem. Terminaram a aula cantando e dançando a musiquinha.

ATIVIDADE 02- DISCIPLINA: Literatura InfantoJuvenil

No segundo dia, a disciplina a aplicar o projeto foi a de literatura Infanto Juvenil.

 

O professor contou a história de “O BICHINHO DA MAÇÔ. Segue abaixo a história.

Era uma vez uma maçã muito vermelha. E um bichinho que morava dentro dela. Ele era o bichinho mais alegre do mundo e adorava contar anedotas. E adorava inventar as histórias mais incríveis do mundo. E toda vez que contava seus casos alegres ficava assim de gente ou melhor, de bichos debaixo da macieira ouvindo ele falar e dando gargalhadas. A vida era um paraíso em volta da sua árvore. Um dia, apareceu um “bicho” que ele não tinha convidado para a sua sessão de histórias. E ficou olhando esquisito pro bichinho, prestando atenção. O bichinho de maçã viu logo a cara do intruso e pensou: “Ai tem coisa!” Não deu outra! Poucos dias depois ele sentiu sua casa tremer. Logo em seguida ouviu um estalinho e percebeu tudo: sua maçã e ele acabavam de ser colhidos do pé. Logo depois, ele percebeu que estava sendo levado dali (fazendo uma viagem que não queria fazer). Tamos aqui. Tamos no papo! – ele pensou. E de fato, minutos depois, olha ele quase entrando pela boca, adentro de um “bicho” que ele nunca tinha visto antes. Aí ele pensou: “Será que este sujeito não viu o aviso pregado no tronco da macieira?” Por certo não havia visto e, se havia, não estava muito a fim de obedecer. Então ele percebeu que estava quase perdido e tomou suas providências: botou sua carinha para fora da janela e gritou com força: “Tem gente!!!” Em resposta, ele ouviu uma voz gritar: “Chiii... Tem bicho!”. E a maçã foi jogada para o alto. E por causa do bichinho, o menino não comeu a maçã. E todos viveram felizes para sempre. Ziraldo. O bichinho da maçã. São Paulo.

Logo após contar a história, o professor faz a ligação da história com os cinco sentidos. Questiona os alunos sobre quais dos cinco sentidos eles observaram na história; sobre como seria o gosto que o menino teria sentido se tivesse comido a maçã com bicho; Após as respostas o professor entrega para eles uma folha de sulfite com a ilustração da história, e pede para que pintem no desenho somente as figuras que representam os sentidos…

ATIVIDADE 03- DISCIPLINA: Ensino de Matemática na Educação Infantil

No terceiro dia, foi a vez da disciplina Ensino de Matemática na Educação Infantil.

O professor chegou na sala e pediu para que cada aluno expusesse sobre suas mesas as frutas que ele já havia pedido para trazerem na aula anterior. Os alunos as colocaram em suas mesas. Em seguida o professor analisou cada tipo de fruta trazida pelos pequenos e as desenhou no quadro. Não eram muitas diversidades de frutas, mas eram muitas unidades. Cada aluno trouxe cerca de cinco frutas. Logo o professor começou a indagar os nomes das mesmas, e eles foram correspondendo. O professor pediu que reunissem as frutas num tablado de E.V.A. no centro da sala de aula e as separassem por ordem de igualdade, ou seja, banana com banana, laranja com laranja e assim por diante.

Depois o professor os pediu para olhar as suas próprias mãos. Cada um olhou atentamente. Em seguida foram levados a contar em voz alta os dedinhos das mãos. Logo, o professor ia pegando cada fruta e eles contando nos dedos a quantidade de cada fruta. Assim que terminavam de contar as frutas de cada espécie, o professor pedia pra um deles irem até o quadro e marcarem quantas frutas tinham na sala de acordo com as figuras desenhadas. Pra marcarem no quadro, o professor pegou na mão deles com o giz e os ajudou a escrever. Assim, naquela aula aprenderam a contar utilizando os dedos e as formas das frutas. A aula ocorreu até a hora do intervalo, o que foi combinado com a professora da disciplina de Ensino de natureza e Sociedade na Educação.

 ATIVIDADE 04- DISCIPLINA: Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infantil

Continuando o terceiro dia, os alunos foram conduzidos para fora da sala de aula, na área arborizada da escola. A professora levou os alunos até as torneiras, e os ensinou a lavar de maneira correta as frutas que tinham vindo com eles pra aula de matemática. Feito isso, foram para a sombra de um grande pé de manga, situado aos fundos da escola, e a professora perguntou: o que querem fazer com essas frutas? Eles responderam que queriam comê-las. Aí a professora os incentivou a dividir as frutas entre si, assim, o colega que não tinha uva em casa, comeu da uva que o colega trouxe, e assim sucessivamente. Depois foram conhecer as árvores que tinham na escola, e identificar aquelas que davam os frutos dos quais tinham trazido. A professora ainda falou aos alunos, incentivando a terem suas árvores frutíferas em casa, para que aprendessem a cultivar desde pequenos.

Avaliação: As aulas foram bem dinâmicas.Os alunos mostraram-se muito empolgados, se divertiram bastante, ficavam atentos em cada atividade. Todas participaram das aulas, alguns aprenderam mais rápido, outros tiveram um pouco mais de dificuldade, mas a esses foi dado uma atenção especial.

Resultados esperados: É possivel notar que alguns alunos aguçaram seus sentidos, fazendo perguntas como: “meu nariz serve pra cheirar professora?”, observações como: “hum, limão é muito azedo!” Além disso, aprenderam contar as frutas que trouxeram, contar seus materias escolares, aprenderam a ler frases curtas e textos pequenos, aprenderam a relacionar objetos que estavam na sala de aula como parte do ensinamento proposto.

Referências bibliográficas: Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em março de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 2: Formação pessoal e social; Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf. Acesso em março de 2018.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 3: Conhecimento de mundo; Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em março de 2018.

HELBEL, Mirela Ramos Moimaz; VESTENA, Carla Luciane Blum; Fenomenologia: a percepção ambiental como objeto de construção à educação ambiental; Revbea, São Paulo, V. 12, No 2: 67-78, 2017; Disponível em http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/4877/3261. Acesso em abril de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com