TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do espaço educativo nos anos iniciais do ensino fundamental I

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

  Curso de Graduação em Pedagogia

ANA CAROLINA DIAS DE OLIVEIRA

JULIETE ALVES DA SILVA SOUZA

LARA BARBOSA DE ARAÚJO

MÁRCIA FERRAZ BERNARDES

STELA MARES DE MORAIS PESSOA

TARCILA INÊS SILVEIRA FRANCO DE SOUZA

Organização do espaço educativo nos anos iniciais do ensino fundamental I

[pic 3]

ITUIUTABA - MG

2016

ANA CAROLINA DIAS DE OLIVEIRA

JULIETE ALVES DA SILVA SOUZA

LARA BARBOSA DE ARAÚJO

MÁRCIA FERRAZ BERNARDES

STELA MARES DE MORAIS PESSOA

TARCILA INÊS SILVEIRA FRANCO DE SOUZA

        

Organização do espaço educativo nos anos iniciais do ensino fundamental I

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente; Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil; Educação de Jovens e Adultos; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e aprender na educação de jovens; Estágio Curricular obrigatório I: Educação Infantil; Seminário Interdisciplinar VI.

Tutores Orientadores:

Tatiane Mota Santos Jardim; Patrícia Alzira Proscêncio; Bruna Donato Reche; Andrea Zompero; Maurílio Bergamo; Taísa Grasiela G.L. Gonçalves; Vilze Vidote Costa; Okçana Battini; Marcia Bastos; Jackeline R. G. Guerreiro.

[pic 4]

ITUIUTABA - MG

2016

SUMÁRIO

1 Introdução........................................................................................        04

2 Desenvolvimento.............................................................................        05

3 Considerações Finais......................................................................        07

4 Referências Bibliográficas..............................................................        08

1 Introdução

A relação do professor ao aluno tem sido uma das preocupações do contexto escolar. O que se observa é que se não se dar a devida atenção nas ações desenvolvidas no ambiente escolar, por esse motivo a escola acabam por fracassar.

 A importância de estabelecer uma reflexão aprofundada sobre esse assunto, considerando a relevância de todos os aspectos que caracterizam a escola. Ao levar em considerações a escola foi de grande importância a criação de umas possibilidades e condições favoráveis, nas quais alunos e professores tiveram a oportunidade de refletir sobre sua prática e passaram a atuar num clima, mas favorável com a realidade de uma escola.

Assim pôde-se perceber que é sempre imprescindível rever alguns aspectos da realidade atual da escola, no sentido de propiciar condições favoráveis, que possibilitem o interesse de professores e alunos, para que constantemente pensem sobre essa realidade. Só dessa forma poderão conquistar o reconhecimento e a valorização de suas ações por parte de toda a comunidade escolar.

Portanto o objetivo do referido trabalho é a organização do espaço educativo nos anos iniciais do ensino fundamental I.


2 Desenvolvimento

Muitos professores não se dão conta do importante papel na vida dos alunos. Um dos aspectos que se ressalta é a importância da formação do professor. E bem verdade que, na sala de aula, o professor ás vezes inconscientemente, depara-se com situações nas quais não executa o seu trabalho com êxito, sendo que na presença de situações-problema nesse nível exige muito mais que o querer fazer, mas fazer o melhor, com vistas ao cumprimento dos objetivos educacionais, visando que a função social da escola se cumpra.

Para desempenhar bem o seu papel o professor equipara-se a uma espécie de ator, cuja trajetória de atuação decorrerá segundo um texto escrito, a própria realidade escolar, por exemplo, a ser acrescentado de liberdade e criatividade em sua ação.

Segundo Vasconcelos, aí vigora o ponto de vista no qual o planejamento passa a ser entendido como um ato que permite ao professor antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo. Em suma, o planejamento, dentro do campo dos objetivos educacionais, confere oposto de uma prática que permite tanto a elaborações de estratégias para uma execução que defina o ensino propriamente dito, quanto um diálogo do profissional do ensino consigo mesmo, a fim de perceba, enquanto propósito de oportunidades de ensino a análise sobre o que faz, por que faz para quem faz e como o faz. A escola de maneira especial do professor, um tratamento afetivo e de respeito á sua condição de vulnerabilidade, procurando oferecer-lhes, no tempo de atendimento escolar, que é sempre inferior ao tempo de convívio com a família as informações, os conhecimentos e os valores essenciais que possam auxiliá-las na transformação de suas realidades.

Os laços de afetividade que marcaram as relações entre professora e alunos, professora e pais, ajudam a consolidar o sentimento de confiança que é observável nas relações de amizade, os professores usam métodos de ensino culturalmente relevantes e, por isso possibilitam aos alunos serem bem-sucedidos, normalmente conseguem estabelecer relações mais afetivas, flexíveis humanamente justas, que se estendem também ás interações fora da sala de aula e dentro da comunidade.

PLANO DE AULA


CONTEUDO: Alimentação Saudável


OBJETIVO GERAL: Conhecer os Hábitos de Alimentação Saudável.


OBJETIVVO ESPECÍFICO

Aumentar a conscientização quanto á importância de uma boa alimentação;

Incentivar reflexão sobre a importância do cuidar-se;

Apresentar pirâmide alimentar.


PROCENDIMENTOS METODOLOGICOS:

Iniciar um debate, uma reflexão crítica a respeito do assunto para os alunos se conscientizarem da importância da alimentação saudável. Perguntar aos alunos o que eles gostam de comer e se tudo que comem são alimentos saudáveis 


RECURSOS: Pincel, lousa, revistas, lápis, borracha, cartaz tesoura e cola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (368.6 Kb)   docx (976.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com