TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização escolar

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  1.398 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Braz Cubas

Gislaine Cristina de Freitas Martins RGM- 328392

Projeto Integrador Pesquisa e Prática Pedagógica Organização  Gestão Escolar

Após a leitura do capítulo do livro indicado, você deverá assistir ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, que reproduz um contexto sociocultural e escolar. Ao assistir o filme, relacione-o com os princípios de gestão autoritária e democrática pesquisados na etapa A, e responda aas questões:

  1. Que tipo de gestão escolar predomina na Academia Welton, colégio em que a trama se passa? Em que momentos este tipo de gestão fica mais evidente?(destaque no mínimo dois trechos e comente-os)

No filme pude perceber que a gestão escolar que predomina na academia Welton é a gestão autoritária. Desde o inicio do filme é evidente essa gestão autoritária porque o filme inicia com o diretor da instituição dando uma palestra para os alunos e já falando dos quatro pilares da escola tradição, honra disciplina e mérito, deixando bem claro que os alunos que entra naquela instituição têm que uma classe social bem sucedida, outra parte do filme que mostra esse momento de gestão autoritária é na parte em que o professor é demitido da escola, porque não conseguiu dar aulas do jeito que foi imposto pela instituição.

  1. Notamos que Keating, o professor principal do filme, tem uma postura que difere a gestão e rotina da escola. Em que aspectos sua posturas incomoda os preceitos da escola? Cite, no mínimo, dois aspectos em que seus princípios pessoais e/ou educacionais entram em choque com os da instituição escolar em que atua e comente-os.

Com a atitude do professor Keating percebi que o método usado não é o tradicional, ele usa métodos diferentes de aprendizagem onde ele faz com que os alunos acredite em sua própria capacidade de pensar, de aprender usando uma gestão democrática e  com isso indo contra o método de ensino da instituição que é tradicional.

  1. Como você analisa os desejos, vontades e necessidades dos alunos e os meios de controlar e impedir que os estudantes os alcance. Lembre-se do suicídio de Neil entre outros.

Eu como uma futura professora acho que temos que avaliar o aluno individualmente por se tratar de vários alunos cada um tem seu jeito de ser e de aprender e nós professores temos que ter a sensibilidade de perceber isso e trabalhar individualmente com cada um para suprir suas necessidades e ensiná-los, de uma forma diferente dos outros e ter que tratá-lo sem discriminar, independente de sua cultura, religião, raça porque todos somos iguais independente de qualquer coisa, todos temos dificuldades.

  1. Quais as principais diferenças da metodologia utilizada por Keating com as desenvolvidas e defendida pela escola? Cite dois trechos em que estas diferenças ficam evidentes e comente-os.

Na primeira percebi que o professor Keating o método de ensino dele é o ensino-aprendizagem onde Le usa esse método por experiência própria não seguindo o método da escola tradicional utilizando de vários meios e lugares para ensinar seus alunos de modo diferente da escola tradicional e com isso fez com que o diretor o demitisse.

No segundo devemos lembrar-nos do aluno Neil que sempre gostou de atuar, mas que nunca fez por falta de apoio da família fazendo com que ele abandona-se a tradição da escola tradicional cometendo assim o suicídio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com