TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação, Supervisão, Inspeção e Administração Escolar

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO: Orientação, Supervisão, Inspeção e Administração Escolar

ALUNA: Juiara da Silva Borges

DÍSCIPLINA: Inspeção Escolar

01-Faça uma entrevista com um inspetor escolar, abordando sua pratica no cotidiano escolar. Na falta do profissional desenvolva um texto fundamentado sobre o assunto.

Elabore um texto final expondo sua opinião e a do profissional entrevistado por você!

O papel do Inspetor Escolar

O Inspetor Escolar trabalha democraticamente, ligando instituições escolares e órgãos de sistemas educacionais como Secretárias de Ensino, tem uma grande concentração nas áreas administrativas, financeiras e pedagógicas das unidades escolares. Está preocupado com a veracidade e atualização da escrituração escolar, como fichas individuais, históricos escolares entre outros.

Algumas atribuições do Inspetor Escolar constantes na Lei n° 7.109/77 art. 13, inciso IV da Resolução CEE n° 305/83 e da Resolução SEE n° 7.149/93 compete ao Inspetor Escolar: homologar o Regimento e Calendário escolar, Assinalar junto ao Secretário e Diretor da Escola a relação nominal dos concluintes dos curso de ensino médio, candidatos à obtenção de diplomas ou certificados de habilitações profissionais, verificar permanente, no que se refere a legislação do ensino, a situação legal e funcional do pessoal administrativo, técnico e docente e outras atividades conforme a legislação vigente.

O inspetor a serviço da SRE- Superintendência Regional de Ensino, o setor que e responsável pelas instituições de ensino. Onde as funções dessa instituição e supervisão técnica, orientações normativas, integralização de estados e municípios em consonância com a política educacional.

Nas visitas as unidades escolares o Inspetor Escolar utilizará comunicação escrita ou melhor dizendo. ` `O termo de visita´´ onde deve ser claro, objetivo, informativo, conter sugestões, onde também não pode se colocar opinião pessoal e ter atenção quanto a elogios. O termo deve ser lido pelo Diretor Escolar antes de ser assinado por ele.

 Há outros tipos de registros como Ata Técnica, que também e um termo de visita, só que desempenhado por técnicos da SER, em atendimento à ordem de serviço, quando não conta com a presença do Inspetor e outro e Relatório Circunstanciado, que descrição minuciosa de fatos e ocorrências. É utilizado nos processos de verificação de sindicância, validação e convalidação de atos escolares, verificação in loco e documentos supostamente falsos.

O profissional da Inspeção Escolar deve estar sempre atualizado quanto a legislação educacional, com objetivo de ajudar as intuições escolares, discentes e equipe escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com