TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Sociologia.

Por:   •  30/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

Bourdieu e seus conceitos

Gramsci e seus conceitos

Mannheim e seus conceitos

Bourdieu para formular seus conceitos inicialmente precisou entender o que acontece dentro da escola e quais são os mecanismos utilizados nas práticas educacionais, os fundamentos dos conhecimentos que formam os currículos escolares, investigar porque nem todas as crianças conseguem se apropriar desses conhecimentos para compreender porque no Brasil poucas pessoas chegar a cursar nível superior.

A partir de suas observações ele considera então que o capital, sendo o conjunto de recursos e poderes que o indivíduo é formado por capital econômico, social e cultural que é o que concede a diferenciação entre os indivíduos, os grupos e as classes sociais.

Concluindo então que algumas crianças não avançam na vida escolar porque o capital cultural é defasado, ou seja, há uma crítica no que tange aos conhecimentos que a família passa para seus filhos também chamado de conhecimento empírico. Contudo é percebido que o capital cultural dos grupos e classes dominantes é imposta a toda a sociedade através do sistema de ensino, na qual algumas crianças ficam prejudicadas. E que o papel da escola é auxiliar na redução dessas desigualdades ligadas à herança cultural que influenciam no desempenho escolar da criança e que ocorre devido a esse capital cultural.

Gramsci é um pensador com ideias associadas entre valores e o processo de conhecimento científico. Para Gramsci é necessário não apenas eliminar a exploração de uma classe econômica sobre outra é preciso lutar contra a apropriação privada, ou elitista, do saber e da cultura, ou seja, acabar com a divisão entre “intelectuais”

A partir disso ele afirma que nenhuma diferença justifica qualquer tipo de desigualdade, onde observa que todos os homens são filósofos no sentido de todas as ações humanas terem uma significação reflexiva.

Gramsci também compartilhava do conceito de “práxis” que defendia uma pratica humana que é pensada, refletiva e não mecânica, é um agir que ocorre com um sentido um significado. Desse modo a “práxis” abrange o trabalho, educação e as atividades sociais, institucionais, artísticas e cientificas.

Com isso a educação deve elevar as pessoas do senso comum ao bom senso – a consciência filosófica- o desenvolvimento intelectual. O agir do homem precisa ser esclarecido pela consciência filosófica, que é a elevação da consciência humana.

Segundo Gramsci há uma série de valores que une os seres humanos, conceitos, representações, tradições e a própria cultura, nesse aspecto a escola atua como mediadora para que esta ideologia seja disseminada, ideologia que inicia no âmbito familiar, e é sistematiza na escola. Em contrapartida faz uma crítica a essa ideologia com a finalidade de melhorar a práxis de cada um.

Os pensamentos de Mannheim são formulados a partir de observações sobre o histórico da sociologia. Com isso observa os a participação dos indivíduos na sociedade de acordo com o tempo.

Inicialmente a sociedade recebe as novas gerações que serão os novos protagonistas na sociedade, consequentemente os antigos participantes vão desaparecendo e que deixaram um legado, ou seja, todos os membros da sociedade participam do processo histórico e tem uma limitação na contribuição devido o tempo e com o passar do tempo os legados deixados vão se modificando, visto que a transição de uma geração para outra é um processo contínuo com diversas novidades ao passar das gerações.

Mannheim também enfatiza que se deve respeitar a cultura e a localidade, compreender que é um processo contínuo, se hoje tem uma herança é porque a geração passada deixou um legado, todas as gerações passadas fizeram história.

Mannheim se posiciona de maneira muito equilibrada e bem fundamentada, fendendo que ocorra o respeito à história e que as gerações passadas sejam identificadas de acordo com as heranças deixadas.

Contudo em relação a educação Mannheim afirma que será concebida como uma nova forma de controle social, visto que a sociologia serve de base para o aprimoramento da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com