TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos e Metodologia da Alfabetização

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Individual

Disciplina:

Fundamentos e Metodologia da Alfabetização

Professora

Francely Aparecida Dos Santos

Polo

Nova Serrana

Docente

Elisa Borges de Jesus

 

           As avaliações de desempenho escolar, perante o  decreto 9.765I2019.

        

        A educação no Brasil, desde a primeira tentativa de alfabetização, vem passando por mudanças, as quais auxiliaram ou atrapalharam aludido processo.

        Não basta apenas legislar de acordo, mas é preciso o desenvolvimento de políticas publicas para a aplicabilidade e, por conseguinte, resultados na questão do amadurecimento da alfabetização, educação social, letramento dos alunos, etc.    

            Hodiernamente, existem mecanismos existentes para aferir a situação da alfabetização dos alunos pertencentes em cada escola. A exemplo, temos o Programa de avaliação da alfabetização (PROALFA), o qual “visa identificar níveis de aprendizagem dos alunos em alfabetização, em situações que contemplam tanto aspectos relacionados à apropriação do sistema de escrita quanto usos sociais da leitura e da escrita, o letramento”.Pag. (pag. 7).

Ressalte-se que o foco do PROALFA não está na particularidade de cada aluno, mas de todo processo educacional, observando com a prova, prós e contras, e em quais aspectos é preciso melhorar.

        Este tipo de trabalho pelo governo é importante, não apenas para avaliar os alunos e as escolas, mas também para nortear o que precisa ser feito para melhorar a situação educacional do país, que em muitos casos, percebe-se que não é nada agradável.

        Muitos alunos, apesar de já ter seus diplomas de ensino fundamental e médio nas mãos, têm dificuldade para ler, escrever corretamente, interpretar pequenos anúncios, que dirá grandes textos, ou usar comunicação adequada para socializar0-se dentro e fora de casa e da escola .  Alguns têm dificuldade de escrever o próprio nome.

        Mais recente, e com intuito de bons resultados é a provinha Brasil, que consiste em avaliação para diagnóstico, têm por objetivo a avaliação da  qualidade do ensino recebido pelos alunos a nível federal , desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Aludida avaliação é respondida pelos alunos, professores e diretoras das instituições de ensino. A partir das conclusões tiradas. O Ministério da educação pode trabalhar no aprimoramento do ensino oferecido aos alunos do ensino fundamental.

        Outrossim, o SIMAVE também se preocupa, não somente em dar dados de como está a educação no Estado de Minas Gerais, mas também de elevar os índices do estado no Ideb, bem como fomentar mudanças em busca de uma educação de qualidade para o Estado Mineiro.

As avaliações são importantes ferramentas para direcionamento em busca de melhoria na educação, de modo geral.  Mas, não basta apenas submeter os alunos a avaliações sem um objetivo. È importante que os resultados levem a melhorias, que são urgentes, considerando que a alfabetização no país tem pouca valorização, se comparada à sua importância.

        Muito se fala na questão da educação, apesar de boas praticas pedagógica e de muitos bons exemplos, ainda é preciso mudanças concretas vindas de todos os lados. Mas o governo, as famílias e os profissionais da educação, reconhecem a necessidade da aplicação de políticas publicas para que tais melhorias, saiam do plano utópico e se tornem realidade.

        No que tange às políticas publicas, os governos tem obrigação entre si. Não podemos esquecer, tampouco ter medo de ser repetitivos ao lembrar que a educação é direito constitucional, devendo ser gratuita e de qualidade para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com