TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Obstáculos na Inclusão de Pessoas com Autismo

Por:   •  28/11/2022  •  Artigo  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

FAVENI

[pic 1]

DANIELA CRISTINA MARTINS SOARES

 OS OBSTÁCULOS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO

UBERABA/MG

2018

DANIELA CRISTINA MARTINS SOARES

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

FAVENI

[pic 2]

OS OBSTÁCULOS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Educação Inclusiva e Especial.

Orientadora: Ana Paula Rodrigues.

UBERABA/MG

2018

OS OBSTÁCULOS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO

 

DANIELA CRISTINA MARTINS SOARES[1]

RESUMO- Este trabalho de pesquisa tem por objetivo identificar, assim como analisar meios utilizados pelos profissionais da educação para ajudar no ensino-aprendizagem, crianças portadoras do autismo a ter uma aula de Educação Inclusiva de qualidade, como também, analisar as maiores dificuldades encontradas por esses profissionais, no dia a dia com essas crianças. Por meio de estudos de caráter qualitativo, esse trabalho foi baseado em autores como Kanner (1966), Klin (2006) entre outros. As perguntas que nortearam esse projeto de pesquisa foram: quais obstáculos alunos autistas enfrentam no processo de inclusão e aprendizagem na escola?; os professores são capacitados para atender esses alunos? A partir destas perguntas, foram feitos estudos focados na realidade vivida por alunos autistas e professores em salas de aula, considerando apenas o contexto educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Desafios. Capacitação.

ABSTRACT- This research aims to identify, as well as to analyze the means used by education professionals to help in teaching-learning, children with autism to have a quality Inclusive Education class, as well as to analyze the difficulties encountered by these professionals , in the day to day with these children. Through qualitative studies, this work was based on authors such as Kanner (1966), Klin (2006) and others. The questions that guided this research project were: what obstacles do autistic students face in the process of inclusion and learning in school ?; Are teachers trained to serve these students? From these questions, studies focused on the reality lived by autistic students and teachers in classrooms, considering only the educational context.

KEY WORDS: Inclusion. Challenges. Training.

  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho de pesquisa ressalta sobre algumas estratégias utilizadas pelos professores para possibilitar as crianças portadoras do autismo, o direito a uma inclusão com qualidade, como também, os principais desafios enfrentados pelos profissionais da educação na busca por um aprendizado de inclusão com qualidade.

         O objetivo deste trabalho de pesquisa é analisar o motivo, pelo qual um profissional da educação estar quase sempre inseguro quando é dado a ele, a tarefa de transmitir conhecimentos a alunos portadores do autismo; como também a importância de ressaltar a necessidade dos profissionais da educação em se aprofundarem mais nos estudos sobre o autismo e sua inclusão escolar.

Estudos mostram como se comportam as crianças portadoras do autismo, mas, ainda buscamos respostas sobre quais os melhores métodos para um ensino-aprendizagem adequado que possibilite a esses alunos, o direito a uma educação de qualidade.

Um dos desafios encontrados é a questão da alfabetização. Destaca-se um aluno autista, por exemplo, em uma sala de aula composta por 25 alunos. Seria o mesmo método alfabetizador para todos? O professor alfabetizador alcançaria seu objetivo sem nenhum esforço? Faria apenas um plano de aula para esta turma?

Nesse caso, cabe ao professor buscar estratégias, usar a criatividade e observar com sensibilidade e cuidado seus alunos, assim, estará garantindo o direito de aprendizagem e de desenvolvimento dos mesmos; quaisquer que sejam as deficiências adquiridas por essas crianças, provavelmente terá um resultado positivo.

A unidade de ensino não deve olhar o diagnóstico de deficiência do aluno como uma situação de incapacidade para desenvolver sua aprendizagem, mas deve buscar meios e estratégias de como inserir esse aluno no todo do trabalho escolar. Para isto, é preciso ver o aluno como um ser capaz, apesar de suas limitações.

As intervenções realizadas no ensino-aprendizagem do aluno portador do autismo fazem parte de um trabalho que necessita de interação entre professor e aluno. Primeiramente, o professor deve conhecê-los para que possa desenvolver metodologias de aprendizagem que venham fazer com que esse aluno torne-se um ser investigador e participativo nas diversas formas de trabalho, tanto individual quanto em conjunto. Muitos profissionais da educação se sentem inseguros quanto à inclusão de alunos com deficiências, principalmente por falta de experiência e capacitação para lidar com alguns tipos de crianças deficientes. Às vezes, o professor, tentando fazer a inclusão, deixa o aluno muito à vontade, não usando as mesmas estratégias (mesmo que adaptadas) ou mesmas requisições feitas aos demais, não percebendo que com esta atitude pode estar excluindo ao invés de incluir.

         Por outro lado, não podemos esquecer que os desafios enfrentados pelos docentes na sala de aula são extensos. Percebe-se uma busca constante para que a inclusão se torne uma realidade em nossa sociedade. No entanto, fazer inclusão não tem sido fácil, pois a escola inclusiva deve ser uma escola para todos, ou seja, aquela que implica num sistema educacional que reconhece e atende as diferenças individuais respeitando as necessidades de todos os alunos.

        Para que esse sistema funcione, os professores precisam estar capacitados em inclusão de alunos, seja ela qual for.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com