TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA DE A AUTONOMIA SABERES NECESSARIOS A PRATICA EDUCATICA

Por:   •  5/7/2017  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Educação a Distância (EaD)

Ivaneide Bezerra de Lima

AS CITAÇOES FOI FEITA DO LIVRO DE PAULO FREIRE

LIVRO: PEDAGOGIA DE A AUTONOMIA SABERES NECESSARIOS A PRATICA EDUCATICA

JANUARIA

2017

Ivaneide Bezerra de lima

Trabalho apresentado ao curso Quimica da UFVJM - Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha para a disciplina de  pratica de leitura e produçao de textos-  ministrada pela docente Maria Lúcia Ramalho 1º semestre.

JANUARIA

2017

AS CITAÇOES FOI FEITA DO LIVRO DE PAULO FREIRE

LIVRO: PEDAGOGIA DE A AUTONOMIA SABERES NECESSARIOS A PRATICA EDUCATICA

[pic 2]

Este livro foi escrito em três capítulos onde farei as citações diretas e indiretas.

Citações diretas são quando tiramos a parte do livro integral não podendo ter intervenção de quem ta fazendo as citações.

CAPITULO I

Não há docência sem discência

1.1 – Ensinar exige rigorosidade metódica

O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. (FREIRE, 1996, pag. 13)

O professor que pensa certo deixa transparecer aos educandos que uma das bonitezas de nossa maneira de estar no mundo e com o mundo, como seres históricos, é a capacidade de intervindo no mundo, conhecer o mundo. (FREIRE, 1996, pag. 14)

1.2 – Ensinar exige pesquisa

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino**. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continua buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. (FREIRE, 1996, pag. 14)

Capítulo 2

Ensinar não é transferir conhecimento

Pensar certo – e saber que ensinar não é transferir conhecimento é fundamentalmente pensar certo – é uma postura exigente, difícil, às vezes penosa, que temos de assumir diante dos outros e com os outros, em face do mundo e dos fatos, ante nós mesmos. (FREIRE, 1996, pag. 21)

2.1 – Ensinar exige consciência do inacabamento.

 A vida no suporte não implica a linguagem nem a postura erecta que permitiu a liberação das mãos*.Mãos que, em grande medida, nos fizeram. Quanto maior se foi tornando a solidariedade entre mente e mãos, tanto mais o suporte foi virando mundo e a vida, existência. (FREIRE, 1996, pag. 22)

Citação indireta:  ocorre quando é feita a paráfrase do texto original, ou seja, o trecho é reescrito com outras palavras, mas mantendo seu sentido. Pode-se dizer que é uma espécie de tradução dentro da própria língua.

 Freire reafirma que os formadores devem levar em consideração o conhecimento que os discentes trazem consigo, os conhecimentos reais, práticos e vividos pelos alunos e, a partir deste, desenvolver habilidades, conhecimento e, “muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas” (Freire, 1996, p. 9), formar seres críticos e atuantes de sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (284.5 Kb)   docx (936.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com