TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa

Por:   •  12/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: PEDAGOGIA

Projetos e Práticas de Ação Pedagógica

Aluno(s):

Andreia de Freitas      RA 1212848

Clarice Aparecida dos Santos  RA1234028

FOZ DO IGUAÇU

Parque Presidente

2014


                                                        SUMÁRIO

1 Tema          1

2 Justificativa          2

3 Situação-problema        3

4 Público alvo         4

5  Objetivos         5

6embasamento teórico..................................................................................... 6

7 Percurso metodológico         7

8 Recursos         8

9Cronograma deatividades..........................................................................................9

10Avaliação..................................................................................................................10

11 Conclusão...............................................................................................................11

12 Referênciasbibliográficas..................................................................................... 12

Justificativa  

Com as alterações  que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea que coloca em ênfase o comprometimento  com a inclusão social, percebemos a grande importância desse profissional polivalente amparado pela grade de estudo, que tem por objetivo definir o perfil do Pedagogo que exerce suas atividades profissionais em espaços não escolares, o que implica: pensar não somente no aluno que está inserido na escola mais também onde ele se insere na sociedade , na responsabilidade de um comprometimento com a qualidade social voltada para a cidadania e para a inclusão e também mercado de trabalho ; e propiciar aos pedagogos a compreensão de sua capacidade profissional e o desenvolvimento de competências em ambientes não se limite aos muros das unidades escolares e ainda, aumentem suas áreas de atuação, para que se tornem cada vez mais empregáveis. Apresenta-se neste estudo a importância do acompanhamento dos alunos em sociedade e a capacidade gestora do pedagogo para administrar situações sócio culturais.

Situação-problema

O problema encontrado nas escolas e também social, a maioria dos alunos são desestruturados familiarmente e também socialmente, vem de um défice de apoio governamental para amparar e estruturar para de igual se percorra o caminho do crescimento intelectual desse aluno.

Ocorre que o gestor precisa conhecer o problema e suas raízes para poder administrá-lo, ou seja, o aluno dentro de sala tem atitudes que muitas vezes não se explica, ou impossível administrá-las somente com recursos próprios e tradicionais por isso se propõem a resolução conhecendo melhor esse aluno na sua essência cultural, estendo sua relação para fora do ambiente escolar.

Público-alvo

Alunos com dificuldade de aprendizado tradicional.

Objetivos

Fazer com que a metodologia não seja saturada, transcender a visão de que a escola impõe o conhecimento ser conhecer. Como diz Paulo Freire a educação é libertadora, é a prática da liberdade. Por isso devemos deixar que os alunos e as alunas edifiquem seu saber com prazer e com responsabilidade. Precisamos ensinar diante da realidade que os alunos vivem, se comprometendo com a parte pessoal desse aluno, ou seja, o que ele pensa, vive, sonha e onde deseja chegar. Ajudá-lo a se desenvolver o suficiente para que não seja esmagado pela sociedade antes de alcançar seus reais objetivos, temos que educar um aluno para a vida, mas contudo a vida que ele idealizou e não para o que a vida oferece, estimular o crescimento em diferentes prismas.

Embasamento teórico

 

Segundo Ivani Fazenda:

                      “Aprender a pesquisar, fazendo pesquisa, é próprio de uma educação interdisciplinar, que, segundo nossos dados, deveria se iniciar desde a pré-escola. Uma das possibilidades de execução de um projeto interdisciplinar na universidade é a pesquisa coletiva, em que exista uma pesquisa nuclear que catalise as preocupações dos diferentes pesquisadores, e pesquisas-satélites em que cada um possa ter o seu pensar individual e solitário. Na pesquisa interdisciplinar, está a possibilidade de que cada pesquisador possa revelar a sua própria potencialidade, a sua própria competência.”

Segundo Selma Garrido:

                          “Zeichner ressalta a importância de preparar professores que assumam uma atitude reflexiva em relação ao seu ensino e às condições sociais que o influenciam.” .... “Zeichner reconhece nessa tendência de formação reflexiva uma estratégia para melhorar a formação de professores, uma vez que pode aumentar sua capacidade de enfrentar a complexidade, as incertezas e as injustiças na escola e na sociedade.”

O poder do educador e muito grande, não se limita somente em ensinar letras, matemática, artes entre outros mais sim em ensinar valores morais ou imorais que esse aluno carrega como bagagem ao longo de sua trajetória.

Paulo Freire dizia o indivíduo deve “saber” sua realidade, para só então transforma-la.

Então para essa educação transformadora devemos buscar construir um conhecimento que limite a insegurança de deixar seu educando se expressar de diferentes formas, ele pode não ser perfeito em matemática mais pode vir a ser um grande poeta ou um historiador, somos arquitetos, e devemos prever o fim da nossa construção quando nos permitimos a ver as coisas com a visão do outro entenderemos suas razoes.

Segundo Severino:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (306.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com