TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA, UMA PRÁTICA EDUCATIVA

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3

3 DESENVOLVIMENTO........................................................................................................4 3.1.1 O que é a pedagogia?.................................................................................................4 à 5

3.1.2 De que se ocupa a pedagogia?.................................................................................. 5 à 6

3.1.3 Trabalho pedagógico........................................................................................................6

4 CONCLUSÃO........................................................................................................................7

5 REFERÊNCIAS.....................................................................................................................8



2 INTRODUÇÃO

A finalidade desse trabalho é buscar entender o que é a pedagogia, de que se ocupa a pedagogia e o que é trabalho pedagógico.

A palavra Pedagogia tem origem etimológica, na Grécia antiga vem das palavras: pais, pai dos = criança; agem = conduzir; logos = tratado, ciência. Essa ciência que tem por objeto de estudo a Educação, o processo de ensino e aprendizagem.

Atualmente, a pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenômeno tipicamente social e especificamente humano.

A Pedagogia se ocupa do ato educativo; interessa-se pela prática educativa, fazendo parte da atividade humana e da vida social do indivíduo. A educação é prática humana e social, que transforma os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, dando a configuração a nossa existência humana individual e coletiva.

O trabalho pedagógico é todo o trabalho cujas bases estejam, de alguma forma, relacionadas à Pedagogia, evidenciando, portanto, métodos, técnicas, avaliação intencionalmente planejadas e tendo em vista o alcance de objetivos relativos à produção de conhecimentos.

Este foi um trabalho redigido em capítulos, com o apoio do estudo bibliográfico.


3 DESENVOLVIMENTO

3.1.1 O que é a pedagogia?

A pedagogia é um curso voltado para a construção do conhecimento de professores que dar-se o nome de pedagogo. Ao decorrer do curso aprende se métodos de ensino e a melhorar o comportamento do ser o humano de maneira que automaticamente facilita o convívio tanto em sala de aula, mas como viver em sociedade.

Pedagogia não se refere apenas as práticas escolares, ela está ligada também ao envolvimento como todo, o comportamento, na relação no ambiente de trabalho, política, na família, enfim, em várias situações e relações sociais.

Segundo LIBÂNEO (2001, n17, p153-175) “A pedagogia é um campo de conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação – do ato educativo, da prática educativa como fato da vida social, inerente ao conjunto dos processos sociais".

O pedagogo tem o papel muito importante na formação do saber no processo educativo, transmitir conhecimento, vai muito além do fato de saber, mas também o passar das informações, é muito comum encontrar professores que não se sentem a vontade em sala de aula, é preciso tratar da questão do sentimento de insegurança, pois a maneira como é transmitida essas informações é de grande valor.

O método de ensino é muito importante, pois a maneira de ensinar vem se inovando com o passar dos anos, antigamente o professor ficava a frente da sala e por horas falava por diversos assuntos, os alunos dificilmente falavam, muitas vezes tinham dúvidas, curiosidades, mas a política de ensino era tão severa que isso não era levado em conta.

É muito difícil se falar de pedagogia sem falar em educação, política, nem de comportamento social, são coisas que estão diretamente ligadas.

O ambiente escolar é um fator também a ser discutido. A maneira como os alunos são recepcionados, se são atendidos em todas as suas necessidades, inclusive o MEC exige que as escola implante novos serviços, como por exemplo, rampa para o acesso de eventual aluno que tenha necessidades especiais, enfim uma série de coisas que uma escola tem que ter para atender a todos sem distinção.

É muito importante trabalhar essas questões de preconceito em sala de aula, pois é ali onde são formados novos conceitos de vida, onde são ampliadas suas ideias. Hoje já existe escola que implantaram novos métodos de ensino que já é possível notar a diferença, crianças que tenham prazer em ir para escola, que em alguns casos ficam em tempo integral, isso faz com que melhore cada vez mais o seu conhecimento e automaticamente os pais passam a ter disponibilidade para fazer outras atividades visto que, seus filhos estão em um ambiente seguro.

 .

3.1.2 De que se ocupa a pedagogia?

A Pedagogia se ocupa do ato educativo; interessa-se pela prática educativa, fazendo parte da atividade humana e da vida social do indivíduo. A educação é prática humana e social, que transforma os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, dando a configuração a nossa existência humana individual e coletiva. E são essas transformações que constituem o objeto de estudo da Pedagogia. Isso acontece pela comunicação, experiência acumulada, saberes e modos de agir construídos e acumulados pela humanidade e pela cultura transformada em patrimônio do ser humano. Sobrei esse assunto Libâneo (2001, p. 160) diz que:

A Pedagogia, mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnico-profissionais, investiga a realidade educacional em transformação, para explicitar objetivos e processos de intervenção metodológica e organizativa referentes à transmissão/assimilação de saberes e modos de ação. Ela visa o entendimento, global e intencionalmente dirigido, dos problemas educativos. E, para isso, recorre aos aportes teóricos providos pelas demais ciências da educação.

Na denominação de Pedagogia como Ciência da Educação pode ter a possibilidade de se referir à soma de diferentes ciências que tratam de educação e, sendo assim a expressão Ciência da Educação pode ser entendida como sinônimo de Pedagogia. Ou considerá-la como uma ciência que junto ás demais ciências, compõem a Ciência da Educação. Nesse caso, sendo identificada como uma ciência instrumental-prescritiva que tem como foco de estudo o processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (189.4 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com