TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DO TRABALHO DOCENTE

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

3 PLANO DO TRABALHO DOCENTE        6

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10



1 INTRODUÇÃO

Este projeto apresenta como a leitura pode ser incentivada de forma dinâmica e instigadora, utilizando a tecnologia como método de ensino e aprendizagem.

Atualmente, com o avanço acelerado da tecnologia é possível constatar que crianças e adolescentes são embalados por uma série de opções como por exemplo, tablets, celulares, vídeo games, internet, entre outros. Essa enorme gama de possibilidades virtuais conduz a uma mudança na forma de ensino e de aprendizado, para que o aluno possa usufruir das possibilidades educacionais que o universo digital oferece.

Segundo Moran (2014), os processos de organizar o currículo, as metodologias, os tempos e os espaços precisam ser revistos. Evoluir para acompanhar as mudanças do mundo, é o desafio fundamental da escola.

Neste trabalho apresentaremos as inovações no âmbito da leitura observadas na Plataforma do Letramento, criada através de uma parceria entre a Fundação Volkswagen e o Cenpec. Esta ferramenta tem como objetivo oferecer e disseminar conhecimento e práticas relacionadas à ampliação do letramento de crianças, adolescentes e adultos. Sua fácil usabilidade conta com um ambiente virtual de aprendizagem no qual educadores, gestores e professores têm acesso a textos, artigos, entrevistas, propostas de atividades e referências de práticas em conteúdos multimídias, além de oficinas on-line e fóruns de discussão de acesso livre.

O mapa dos leitores, disponível na plataforma, é um mapa do Brasil contendo indicações de obras literárias diversas, usando filtros como: público – alvo, nível de escolaridade, linguagem, temática e região da publicação. Ao escolher a obra, e obtido um resumo, e vídeos relacionados a literatura escolhida.

Tal recurso beneficia o leitor devido a possibilidade do livre acesso ao resumo da obra, podendo-se verificar várias obras de maneira muito pratica e rápida, elevando o nível de motivação de profissionais da educação em relação à leitura.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Desde a arte rupestre, até os dias atuais o processo de comunicação através dos textos vem tendo grandes avanços no ciberespaço. Se por um lado houve uma ascensão à tecnologia, por outro houve uma ruptura dos antigos modelos e conceitos, onde alguns paradigmas dos padrões textuais foram alterados, para dar espaço á toda esta revolução (DIONÍSIO, 2011).

Em consonância a esta evolução tecnológica a escrita vem se tornado cada vez mais restrita e superficial, de modo que muitas vezes a gramática formal é substituída grotescamente por símbolos, emoticons, abreviações de palavras (ROJO, 2012).

Há, portanto, a necessidade de saber separar quando se trata de uma escrita num texto informal, como num bate –papo, chat, uma mensagem no facebook, e quando é preciso fazer uso do texto formal, como por exemplo em uma dissertação  de vestibular.

É comum algumas pessoas dizerem que não tem paciência pra ler um livro, no entanto, é tudo uma questão de habito, de transformar leitura em prazer.

A leitura é fundamental na formação do cidadão, pois é imprescindível no processo de construção do conhecimento, porque através dela é possível ampliar o vocabulário que se reflete na desenvoltura da fala e da escrita, bem como desenvolver o raciocínio lógico; alargando a capacidade argumentativa, permitindo a interpretação da realidade. Alem disso, ler traz benefícios para a saúde mental,pois reforça as conexões entre os neurônios. Portanto, ler é uma atividade Neuróbica (ginástica para o cérebro) (CARLETI, 2018).

É inegável que a tecnologia vem abrangendo todas as áreas possíveis do desenvolvimento em todas as profissões e está cada vez mais acessível para adultos e crianças.

Os pais dos dias atuais não dispõem de tempo/vontade para ler com seus filhos, ou mesmo não mostram as figuras coloridas dos livros para os mais pequenos, proporcionando horas agradáveis de interagir uns com os outros. O hábito da leitura não está sendo construído no âmbito familiar, e sim sendo substituído por vídeos e jogos disponíveis na internet.

A leitura em voz alta é um fator motivante dos pais para o filho e cria oportunidade para uma troca de experiências entre os mesmos, fazendo com que a criança saiba o que é considerado benéfico pelos pais. Se as crianças são criadas em um ambiente receptivo à leitura, em contato ativo com materiais que sugerem a recepção de textos é provável que no futuro ela conserve o gosto de ler. Se ao contrário a família não se envolver será mais difícil o trabalho dos professores (LYRA, 2018:2).

Os professores por sua vez se desdobram, e tem que, estar capacitados de várias formas para que os livros continuem sendo de total importância para a infância das crianças. Trazendo fantoches para interagir com os alunos, se fantasiando com as roupas dos personagens dos livros, pintando as crianças com as características das figuras infantis, modificando a voz conforme os personagens, enfim, fazendo com que a atenção das crianças esteja voltada totalmente para a leitura; de modo que estas possam viajar na imaginação ,criando imagens fantásticas dentro da historia de um livro.

É preciso desconstruir a idéia de que ler é um hábito chato e monótono. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ler revistas, sites, gibis, livros de romance, entre outras leituras de entretenimento, é tão eficaz quanto ler um livro técnico. A diferença é que ler sobre algo técnico traz conhecimento ao leitor sobre determinado assunto, enquanto ler sobre variedades estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. É clichê, mas é fato: somente escreve bem quem lê bastante.


3 PLANO DO TRABALHO DOCENTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com