TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS SOB A ÓTICA DA COMUNIDADE ESCOLAR

Por:   •  23/3/2020  •  Artigo  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 8

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

        ANA PAULA CARDOSO DOS SANTOS TAVARES

PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO:

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS SOB A ÓTICA DA COMUNIDADE ESCOLAR

LIZANDRA SERVINO BARROSO

VILA VELHA 2020

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

ANA PAULA CARDOSO DOS SANTOS TAVARES

PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO:

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS SOB A ÓTICA DA COMUNIDADE ESCOLAR

Trabalho final de conclusão do Curso Plano Nacional do Livro Didático no âmbito do Programa Formação pela Escola.

LIZANDRA SERVINO BARROSO

VILA VELHA

 2020

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) e como ele ocorre na prática em meio ao ambiente escolar. A fim de sustentar as nossas reflexões, realizamos uma entrevista com membros dos vários segmentos da comunidade escolar: gestor, professores, pais e alunos. O questionário apresentou três questões abertas sobre os aspectos positivos e negativos do PNLD

e sobre o processo de escolha dos livros, distribuição, data de entrega, acesso ao PDDE(Programa Dinheiro Direto na Escola) interativo e participação dos envolvidos. Em seguida, apresentamos trechos das entrevistas e análise do que foi posto pelos entrevistados.   Percebemos que muitos são os pontos positivos, já que o livro é distribuído de forma gratuita e é uma grande ferramenta educacional, tanto para estudantes, quanto para professores. Por outro lado, ainda é necessário melhorar alguns pontos, como a escolha, distribuição e conservação do livro didático.

Palavras-chave: PNDL. Aspectos positivos. Aspectos Negativos.

SUMÁRIO

  1. Introdução........................................................................................................3
  2. Desenvolvimento.............................................................................................4
  1. O contexto da pesquisa.....................................................................................4
  2. Os Sujeitos da pesquisa....................................................................................4
  3. Metodologia.......................................................................................................4
  4. Análise das respostas........................................................................................4
  1. Conclusão.........................................................................................................7

Referências.................................................................................................................8

  1. INTRODUÇÃO

Consideramos de suma importância a presença do livro didático em todas as escolas públicas brasileiras, visto que esse instrumento é fundamental para o processo educativo dos discentes, como também um facilitador de práticas pedagógicas, apoio e auxílio para os docentes. Por meio do livro didático os alunos têm acesso à diferentes gêneros textuais, a textos literários e não-literários, a textos técnicos e científicos, além de exercícios que auxiliam no aprendizado dos conteúdos fundamentais para a formação intelectual e cultural dos estudantes.

Consideramos imprescindível a aplicação do PNDL (Plano Nacional do Livro Didático), visto que com a mediação do professor, os livros didáticos e os livros literários distribuídos são importantes fonte de pesquisa, de construção de valores e de práticas de cidadania. Além disso a distribuição do livro didático para todas as regiões brasileiras contribui para a democratização do ensino em nosso país, já que o acesso à educação de qualidade é um direito de todo cidadão, e o Programa do livro didático garante o direito a leitura e ao conhecimento a partir do processo de análise, escolha e distribuição dos livros. Destacamos que o PNDL é um Programa do Governo Federal e toda sociedade é responsável pela fiscalização do programa.

A sociedade deve acompanhar e exercer o controle social de todas as ações que são financiadas pelo Estado, para dirimir desvios, ilegalidades e má utilização dos recursos públicos. Verificar se a destinação dos recursos é lícita, adequada, razoável, moral e eficiente (Caderno de estudos do Curso Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD/Fundo Nacional, p.12, 2018).

Além disso, consideramos o livro didático fundamental para o processo educativo e democratização do ensino em nosso país, garantindo apoio e qualidade para a educação pública.

Para que a distribuição seja eficiente é necessário que toda a comunidade escolar esteja atenta aos mecanismos de escolha, distribuição e conservação do material didático. Como já ocorre nas escolas Públicas do Município de Vila Velha – ES.

A fim de verificarmos os pontos positivos e negativos do PNDL e sobre a eficiência do processo de escolha, distribuição e conservação do livro didático, entrevistamos o gestor escolar, professores, alunos e pais de uma escola Municipal de Vila Velha, da região III.    

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O CONTEXTO DA PESQUISA

A escola está localizada no Município de Vila Velha, ES e funciona nos turnos matutino e vespertino. No turno matutino, há 14 turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo 307 alunos; no turno vespertino, há 12 turmas do 6º ao 9º ano, tendo 334 alunos. Sendo assim, no ano de 2020, a escola apresenta um total de 641 alunos matriculados.

2.2 OS SUJEITOS DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada com o gestor escolar, duas professoras do Ensino Fundamental, de Língua Portuguesa e Geografia, dois alunos do 9º ano e duas mães. Totalizando Sete pessoas entrevistadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com