TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  9/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

                                                 Associação Carioca de Ensino Superior

Centro Universitário Carioca

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PORTFÓLIO

DE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM

COORDENAÇÃO-SUPERVISÃO

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Relatório de Estágio Supervisionado em Coordenação-Supervisão

Aluno: Amanda Oliveira Varela

Rio de Janeiro

2016

Amanda Oliveira Varela

Relatório de Estágio Supervisionado em Coordenação-Supervisão

Relatório apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado em Coordenação / Supervisão do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Carioca

Professor Supervisor: Lilian Calazans Costa

Período: Outubro de 2016

Rio de Janeiro

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

05

2.  DESENVOLVIMENTO

2.1. Participação de reunião com os pais.

2.2 - Entrevista com a Coordenadora Pedagógica

  1. Atendimento aos alunos

2.4– Atendimento aos pais e/ou responsáveis

2.5– Atendimento aos docentes

2.6– Orientação à carreira

2.7– Participação na organização de eventos (festas, palestras, reuniões).

2.8- Observação da reunião de professores

2.9- Organização de escala de aulas e atualização dos murais de aviso

06

3. CONCLUSÃO

09

ANEXOS

10


1. INTRODUÇÃO

O seguinte relato se refere ao estágio supervisionado Coordenação/Supervisão efetuado por Amanda Oliveira Varela, cursando o 8º período de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Carioca, Unidade Bento Ribeiro.  O estágio foi realizado no Curso Preparatório Afirmação nos bairros de Ricardo de Albuquerque e Anchieta, Zona Norte -  Rio de Janeiro, no período de 03/10/2016 à 15/10/2016, totalizando 60 horas.

O mesmo contribuiu para articulação da teoria e prática. Ao observar o cotidiano do Coordenador Pedagógico, pude analisar a organização do trabalho e o saber prático deste profissional.

Conheci a dinâmica do processo de coordenação/supervisão:  o curso, os espaços educativos, os educandos e as rotinas, a complexidade das práticas institucionais e das ações desenvolvidas no curso pelos professores e a equipe de apoio, agregando conhecimentos para minha futura inserção profissional.

Acompanhando e observando a prática e a postura deste profissional (a organização, conversar/relacionar com os alunos, tomar decisões e demais encaminhamentos da rotina de um coordenador), aprendi como um profissional deve proceder no cotidiano.

Realizar este estágio, permitiu-me a oportunidade de aprender e compreender os   aspectos do planejamento pedagógico/supervisão. Além da constatação que teoria e prática devem estar atreladas, possibilitando reflexões acerca da prática docente e na construção da identidade profissional.

        

2. DESENVOLVIMENTO (ATIVIDADES DESENVOLVIDAS)

No primeiro momento do estágio, fui guiada por uma visita por toda a instituição. Pude conhecer toda a estrutura física e seus mobiliários, os diferentes espaços, os professores, o gestor e a equipe de apoio.

2.1- Participação de reunião com os pais.

Reunião os responsáveis dos alunos do Prezinho (Turma de preparação para as provas do Colégio Militar e Colégio Pedro II). Nesta reunião, os pais receberam informações sobre o rendimento dos alunos e orientados a estimular seus filhos a intensificarem os estudos devido à proximidade das provas. Por serem muito novos (entre 9 e 11 anos), alguns alunos apresentam muita dificuldade para se concentrar durante as aulas e não conseguem realizar as atividades propostas sem o auxílio direto das professoras. A coordenação prestou atendimento individual, aos pais, no fim da reunião.

2.2- Entrevista com a Coordenadora Pedagógica.

Alguns assuntos foram abordados sobre o dia a dia e o papel do coordenador pedagógico em um curso preparatório. Esse primeiro contato possibilitou o esclarecimento de muitas dúvidas e propiciou minha ambientação.

A coordenação, a gestão e os alunos foram bem receptivos. A profissional está apenas há 10 meses no cargo, mas pelo relato dos alunos, já são notadas melhorias na Instituição.

Ela preza por uma formação que vá além das salas de aula. Os alunos possuem a oferta de aulas que desenvolvem o senso crítico e a conscientização. Frequentemente, são realizados passeios culturais.

Atualmente, a coordenadora cursa o 8º período de Pedagogia.

2.3- Atendimento aos alunos

Diariamente, os alunos procuram a coordenação pedagógica para auxílio em seus problemas (educacionais ou pessoais). Percebi que os educandos confiam, de uma forma especial, neste profissional.

2.4- Atendimento aos pais e/ou responsáveis

Os responsáveis são acionados sempre que surge algum problema em relação aos alunos. Em geral, saem satisfeitos do atendimento. A coordenadora é muito solicita e esclarece todas as dúvidas apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (223.7 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com