TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALESSANDRA RIES, RU Nº 768591, TURMA 2012/05

ATIVIDADES DE PORTFÓLIO

NOVO HAMBURGO

2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALESSANDRA RIES, RU Nº 768591, TURMA 2012/05

ATIVIDADES DE PORTFÓLIO

Atividades de portfólio

referente à UTA - Organização

Escolar, no curso de Pedagogia a

Distância da Faculdade Internacional

de Curitiba.

Tutor Local: Carolina G. dos S. Monçalves

Centro Associado: Novo Hamburgo-RS

NOVO HAMBURGO

2012

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO        03

2. DESENVOLVIMENTO        04

2.1. ATIVIDADE REFERENTE À DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO        04

2.2. ATIVIDADE REFERENTE À DISCIPLINA SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS        05

2.3. ATIVIDADE REFERENTE À DISCIPLINA FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA        10

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

4. REFERÊNCIAS        12

        

1. INTRODUÇÃO

Neste Portfólio, estão presentes as atividades dos livros das disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico; Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais e Fundamentos Históricos da Educação Brasileira, referentes à UTA – Organização Escolar.

2. DESENVOLVIMENTO:

2.1. ATIVIDADE PRÁTICA REFERENTE À DISCIPLINA

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO:

        Procure conhecer uma escola que tenha atuação de pedagogos em sua cidade, converse com eles sobre um mecanismo de gestão democrática, principalmente o conselho de escola ou conselho escolar, e descreva em linhas gerais como é seu funcionamento.

        Em minha conversa com a pedagoga, falamos sobre a necessidade de haver nos dias de hoje uma gestão democrática nas escolas.Ela  me comentou como funcionam alguns mecanismos de gestão democrática na escola onde ela atua, como o conselho de classe e o conselho escolar,

        Contou-me que o conselho de classe acontece três vezes ao ano. O primeiro acontece em Junho, onde veem cada aluno individualmente, nas suas dificuldades. Nele participam a equipe diretiva (Direção, Orientação, Psicologia e coordenação). Após, os pais são chamados para um agendamento individual e a entrega do boletim. Em Setembro, realiza-se o segundo conselho, onde participam, além da equipe diretiva, também os lideres das turmas. Eles trazem suas reivindicações e sugestões de mudança. E assim segue a mesma metodologia. Em Novembro ocorre o terceiro conselho, na mesma metodologia dos anteriores.

        Também me comentou que o conselho escolar se reúne uma vez ao ano para estudar o PPP (Projeto Político Pedagógico) e traz sugestões de mudança. Participam a direção, dois professores e dois pais.

        

.

        

2.2. ATIVIDADE REFERENTE À DISCIPLINA

 SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

        

  1. Um dos temas mais presentes nas políticas educacionais é o da terceirização, ou seja, a realização de serviços nas instituições escolares por funcionários de empresas privadas contratadas para esse objetivo. Entre os serviços privatizados estão a alimentação, as reformas escolares etc.

Etapa 1:

Entreviste professores que atuam em quatro escolas públicas diferentes de sua cidade. Solicite que respondam:

a) Que serviços são terceirizados na escola em que trabalham (citar pelo menos três). Solicite que opinem sobre os impactos dessas terceirizações sobre o processo pedagógico.

b) Pergunte se, na opinião deles, alguns outros serviços poderiam ser terceirizados na escola em que trabalham. Em caso de resposta afirmativa, quais seriam esses serviços (citar pelo menos três). Solicite que apresentem suas justificativas para a terceirização.

Etapa 2:

Elabore um texto com a análise de cada um dos serviços citados nas pesquisas e expresse quais os impactos - positivos e negativos - da terceirização sobre o processo pedagógico, segundo a sua opinião.

        Realizei a entrevista com dois professores. Eles citaram os serviços de limpeza, merenda, manutenção, aluguel de máquinas (Xerox) e aluguel da Cantina.         Um dos professores opinou que os impactos dessas terceirizações sobre o processo pedagógico são positivos, pois a gestão escolar não precisa se envolver nestes serviços, que podem ser fácil e rapidamente executados pelos serviços terceirizados.

        Já o outro professor entrevistado opinou que estes serviços são bem úteis, mas acha complicado o serviço terceirizado em escola pública, por causa da relação com o governo, por causa da questão dos recursos financeiros.

        Sobre a questão de haver outros serviços que possam ser terceirizados na escola em que trabalha, um entrevistado opinou que não haveria, segundo sua opinião, outros serviços que poderiam ser terceirizados.

        Já o outro entrevistado citou três serviços que poderiam ser terceirizados: laboratório de informática, segurança e profissional para realizar pequenos reparos na parte física da escola. Justificou que quanto melhor for a manutenção diária, poderá reduzir gastos; troca de computadores, que muitas vezes ficam muito tempo inutilizados; roubos e ainda, grandes reformas.

        Pelo o que pude verificar nessa entrevista, acredito que não haja necessidade da terceirização total, e sim, pequenas adequações, em que os setores podem buscar alternativas para resolverem os problemas identificados, já que, nos dias atuais, a demanda de atividades é cada vez maior e os gestores não têm como atender a tudo “sozinhos”.

        Sob o ponto de vista financeiro, nem sempre o custo será mais em conta, mas a terceirização torna-se viável no sentido de solucionar os problemas com mias rapidez e agilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com