TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

Por:   •  29/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5°SEMESTRE

Daniele da Silva Soares

Eliane Xavier Rodrigues

Priscila de Carvalho Freitas

SEMANA CULTURAL INTERDISCIPLINAR

São Gabriel-RS

2022

[pic 3]

Daniele da Silva Soares

Eliane Xavier Rodrigues

Priscila de Carvalho Freitas

SEMANA CULTURAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para obtenção denota semestral das disciplinas: Educação e Artes; Aprendizagem da Língua Portuguesa; Aprendizagem de Ciências Naturais; Legislação Educacional; Literatura Infanto Juvenil; Aprendizagem da Geografia e História; Educação Ambiental; Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento.

Tutora a distância: Salete Regina Lugle

Tutora de sala: Simone Medianeira Kamphorst

                                                                           São Gabriel-RS

2022


SUMÁRIO

[pic 4]

1. INTRODUÇÃO        4        

2. DESENVOLVIMENTO         5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................9

4. REFERÊNCIAS ........................................................................................10

INTRODUÇÃO

          O presente estudo tem como objetivo verificar a interdisciplinaridade e o ensino da Arte nos anos iniciais do ensino fundamental, observa-se que a arte baseia-se no conhecimento e seu ensino é obrigatório no currículo, visando a arte como um desenvolvimento sensível e crítico, manifestação humana, buscando favorecer relações com outras áreas do saber, tornando-as mais efetivas, construindo um conhecimento com múltiplas maneiras de aprender.

           A interdisciplinaridade é vista como mediadora nos componentes curriculares, como uma mudança para o ensino da arte, mesmo que ainda existam descompassos nessas relações no contexto escolar, diante deste fato a interdisciplinaridade serve como uma ferramenta contribuindo para a expansão desse tipo de reflexão, permitindo que o aluno amplie seus conhecimentos, aprofundando sua relação teórica e crítica. A arte contribuindo para seu desenvolvimento social, cognitivo e emocional.

DESENVOLVIMENTO

            No dia a dia da prática docente do pedagogo, mostra-se indispensável a necessidade de extrair consequências práticas das ideias e dos aprendizados teóricos para resolver situações recorrentes em sala de aula (LIMA, 2020). Desta forma, ao pensarmos sobre a formação docente, não é possível realizar a separação dos fins pretendidos e os meios utilizados, o que é denominado como práxis (LIMA, 2020). A prática docente do pedagogo exige a união entre o conhecimento teórico com o conhecimento operacional, assim tornando possível, colocar o conhecimento em ação através do ensino, por escolher os meios didáticos adequados que tornarão possível uma melhor forma de aprendizagem aos educandos (LIMA, 2020).

         A união entre o conhecimento teórico e a forma de ensino é essencial na hora da escolha dos meios didáticos, uma vez que, possuir o conhecimento acerca do conteúdo a ser ensinado é diferente de saber como ensinar de forma produtiva aos educandos. Salientando que a forma que será realizada a aula depende do contexto social e cultural da escola (LIMA, 2020).  Cabe ao professor realizar a reflexão dos conhecimentos teóricos adquiridos e aplicar na sua prática docente, assim realizando algo que esteja de acordo com a realidade vivida pelos educandos.

        O pedagogo será responsável por ensinar aos alunos do ensino fundamental, conteúdos de diferentes disciplinas, desta forma se ele agir com interdisciplinaridade estará auxiliando produtivamente o educando no seu processo de aprendizagem. Uma das formas de caracterizar a Interdisciplinaridade consiste na intensidade das trocas entre os saberes específicos de cada disciplina bem como a interação entre elas no decorrer de um mesmo projeto de pesquisa (DE SOUZA COIMBRA, 2005). A interdisciplinaridade proporciona um avanço na integração de diversas disciplinas em torno de uma única temática (DOS SANTOS, et. al., 2019).  O eixo central da interdisciplinaridade consiste em provocar os alunos por meio de situações problemas que envolvam diferentes componentes curriculares, assim instigando que o aluno busque o conhecimento em diferentes áreas (FAZENDA, 2016; DOS SANTOS, et. al., 2019). A interdisciplinaridade demonstra a união entre as áreas do conhecimento em torno de um único tema de pesquisa, em busca de respostas as indagações em consequência da produção do conhecimento (DOS SANTOS, et. al., 2019).

           Da mesma forma Fazenda (2016), que volta seu olhar para questões mais pedagógicas, descreve a interdisciplinaridade como uma atitude diante do conhecimento a partir da sua fragmentação. Essa atitude, de acordo com a autora, se expressa por meio do diálogo entre os professores: “interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa” (p. 74) (DE SOUZA COIMBRA, 2005).

           A interdisciplinaridade apresenta uma nova possibilidade de aprofundamento do conhecimento da Arte, relacionando saberes de outras disciplinas que ajudarão a compreender e expressar-se na linguagem artística para a construção do aprendizado na escola.

           A arte caminha junto com a interdisciplinaridade, elas estão entrelaçadas, não existe arte sem sua natureza interdisciplinar. É preciso manter uma postura interdisciplinar no ato de ensinar a arte, um caminho que busca dar sentido ao ensino, adquirindo novos conhecimentos, descobertas possibilidades e transformações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com