TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Semana Cultural Virtual

Por:   •  11/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Semana Cultural Virtual

Palmas

2021

ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Semana Cultural Virtual

Relatório apresentado à UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para aprovação nas disciplinas de: Educação e Artes; Aprendizagem da Língua Portuguesa; Aprendizagem de Ciências Naturais; Literatura Infantojuvenil; Legislação Educacional; Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento; Aprendizagem da Geografia e da História; Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Orientador Presencial: Júlio

Orientadores a distância: Ângela Maria M. R. e Silva

Palmas

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 – LEITURA DOS ARTIGOS PROPOSTOS        5

2 – PLANO PARA O PROJETO: Semana Cultural Virtual        6

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

Neste estudo, pautaremos a realização do evento cultural online, tendo como objetivo promover o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos dos anoso iniciais do Ensino Fundamental. A realização do evento será virtual devido ao momento sanitário vivido por todo o mundo em razão da pandeia COVID-19.

Considerando a importância do aprendizado de qualidade, a equipe de professores, juntamente com a equipe pedagógica buscou organizar o evento por meio das aulas online via plataforma, interações via aplicativo para permitir o melhor aproveitamento possível por parte dos alunos.

A temática abordada pautará a poesia, a dança, os contos, em que os alunos poderão optar por qual temática irá apresentar, sendo de suma importância a participação ativa dos pais em todo o processo, auxiliando na pesquisa, ensaios, montagem de cenários e apresentação.

A cultura contribui significativamente para o aprimoramento e expansão do conhecimento, abrindo portas para e permitindo que o aluno atue como protagonista em seu processo de aprendizado, além de que a cultura quanto mais cedo for introduzida no aprendizado do aluno, maior possibilidade de aproveitamento e formação de uma visão crítica acerca dos mais variados temas. De maneira especial, nos anos iniciais do ensino fundamental deve-se considerar de forma significativa as apreciações e experiências artísticas, especialmente as que podem ser vivenciadas pelos alunos, fazendo com que eles experimentem diversas formas de expressão e linguagens.

Cabe ressaltar que nos anos iniciais, o aprendizado acontece por meio do aproveitamento da vivencia cotidiana da criança, pois ainda não são alfabetizados e a leitura e escrita ocorre pela foliação de livros, contação de histórias, teatros, danças, colagem, montagem e outros. Desse modo, o evento permitirá que a criança tenha o melhor aproveitamento em seu aprendizado, vez que ele irá participar ativamente de toda a atividade, tornando enriquecedora a experiência.

1 – LEITURA DOS ARTIGOS PROPOSTOS

O mundo vive em constante evolução e neste sentido a educação também sofre as transformações necessárias para se adequar ao contexto e anseios da sociedade. Deste modo, a tecnologia pode ser aliada ao ensino-aprendizagem, principalmente no tocante ao ensino a distância.

O projeto visa dar maior qualidade e dinamismo ao ensino online, tornando o aprendizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental mais prazeroso, enriquecedor e envolvente, fazendo com que o aluno participe ativamente de todo o desenvolvimento da atividade proposta, além disso pretende-se que os pais e familiares possam acompanhar as crianças, auxiliando na escolha do tema a ser desenvolvido, na sua pesquisa e apresentação.

Busca-se com o projeto, promover o desenvolvimento da leitura e escrita por meio dos diversos gêneros textuais, escritores e suas obras, valorizando diferentes estilos e apreciando textos de qualidade, artistas que contribuem para o aprendizado e que serão previamente selecionados pelo professor e equipe pedagógica, envolvendo poesia, dança, contos.

A atividade cultural é capaz de envolver e sensibilizar o ser humano, e nesse sentido evidencia-se a importância de trabalhar o gênero logo no início da fase escolar, considerando o contexto do aluno e sua percepção quanto ao tema. Possibilitando que o aluno faça uma reflexão sobre a abordagem e desperte o seu protagonismo ao realizar a atividade.

A cultura é uma porta de acesso para diferentes temais sociais, promovendo uma reflexão mais crítica e oportunizando o aprendizado sob diferentes aspectos (AVERBUCK; ZILBERMAN, 2010).

De acordo com Filho (2010) os contos literários permitem que o aluno possa descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética. Além disso, contribui para o conhecimento acerca das disciplinas de história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia e outros.

Neste sentido, a cultura e arte contribuem para o desenvolvimento além da aprendizagem comum do aluno, abrindo um mundo de possibilidades e fazendo com que este venha a ser crítico e criativo nas resoluções de diferentes temas propostos e experimentado em seu cotidiano.

2 – PLANO PARA O PROJETO: Semana Cultural Virtual

O Projeto Semana Cultural Virtual tem como objetivo promover a interação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, principalmente diante do contexto sanitário vivenciado em todo o mundo. A cultura é uma forma de unir propósitos, de ampliar o conhecimento acerca das diferentes culturas, além de possibilitar um aprendizado enriquecedor.

Neste projeto buscaremos promover a comunicação e interação entre as disciplinas do semestre, fazendo com que os alunos aprendam sob diferentes aspectos e de acordo com a proposta de cada disciplina.

PROJETO

TEMA DO PROJETO:

Sarau Literário Virtual: a arte e cultura em movimento

PÚBLICO ALVO:

Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA:

A escola é um espaço de socialização, sendo responsável por não apenas repassar o conhecimento, mas por acompanhar o processo evolutivo da sociedade e seus anseios. E mesmo em meio a atual crise sanitária em razão da pandemia COVID-19, é necessário promover a interação dos alunos e familiares no contexto escolar.

A arte permite uma comunicação aberta, sendo possível abarcar diversas temáticas, em que aqui pautaremos a dança, música, contos, poesias. Pretende-se trabalhar a leitura, interpretação de texto, oralidade, expressão corporal, escrita e mecanismos textuais.

OBJETIVO GERAL:

Despertar no aluno o interesse pelos aspectos culturais, sociais e do cotidiano, usando a tecnologia como meio de interação e aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Desenvolver habilidades de leitura e escrita nos alunos, além de:

Promover a aproximação dos alunos e familiares com diversas expressões artísticas, que incentivarão a criatividade dos alunos.

Incentivar o desenvolvimento artístico, a criatividade através de poesias literárias;

Desenvolver o prazer pela leitura, apreciando poemas, compreendendo o enredo e o vocabulário neles envolvido;

Promover a participação dos pais no contexto escolar;

Despertar o protagonismo infantil e incentivar o trabalho em equipe;

METODOLOGIA

A organização do projeto ocorrerá por meio das aulas online via plataforma classroom pelo meet, leituras, pesquisas, ensaios.

Os pais participarão ajudando o filho a escolher entre as atividades de dança, poesia, conto e ajudará na organização do cenário para a apresentação.

Cada apresentação deverá ser gravada e postada na plataforma para exposição ao público envolvido.

Por meio de um encontro via meet, os alunos poderão visualizar a apresentação dos colegas, juntamente com os pais.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Pesquisas em sites sobre livros de poesias, contos, danças.

Figurino escolhido por cada aluno.

Professores para orientação e auxilio com os ensaios

AVALIAÇÃO

Será avaliado a participação e envolvimento dos alunos e familiares em todas as atividades propostas, buscando apresentar aos alunos as diversas possibilidades a serem trabalhadas de acordo com as disciplinas estudadas.

REFERÊNCIAS

AVERBUCK, Ligia Morrone. A poesia e a escola. ZILBERMAN, Regina. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 2010.

AZEVEDO, Ricardo. Qual a “função” da literatura? Carta na Escola, São Paulo: Ática, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998.

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro. Literatura juvenil. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

FERRAZ, Beatriz. Construindo competências para o planejamento de Projetos Didáticos e Sequências de Atividades na Educação Infantil. São Paulo, 2002.

FILHO, Domício Proença. A Linguagem Literária. São Paulo: Ática, 2010.

LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura na Literatura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 2014.

PAES, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Editora Ática 2014.

ZILBERMAN, Regina. Leitura poética em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (76.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com